CIM Região de Coimbra considera positiva a requalificação do IP3 
7 Maio, 2018 946 visualizações

CIM Região de Coimbra considera positiva a requalificação do IP3 

image_pdfimage_print

O Conselho Intermunicipal (CI) da CIM Região de Coimbra analisou, na passada sexta-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Tábua, a solução apresentada pelo Governo para o IP3,…

…considerando positiva a requalificação/duplicação do IP3 sem portagens, com um investimento de 134 milhões de euros e que prevê que 85 por cento do traçado atual ficará com quatro vias (2+2) contra os atuais 21 por cento. 

De acordo com o comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a intervenção pode ser feita de forma faseada e mais rapidamente, além de se evitarem as dificuldades com as questões ligadas aos impactes ambientais.

A proposta do Governo acolhe as pretensões da região de Coimbra como solução para a ligação entre Viseu e Coimbra, sendo que os dois outros cenários apresentados pela Infraestruturas de Portugal (IP) apontam para a concessão ou a construção de uma autoestrada portajada com vários confrangimentos ambientais.

Não obstante, o CI da CIM Região de Coimbra insiste na conclusão do IC6 e na implementação de acessibilidades adequadas às necessidades económicas e sociais do Municípios de Gois, Lousã e Vila Nova de Poiares configurando, desta forma, verdadeiras medidas de coesão territorial.

Assim, o CI da CIM Região de Coimbra considera que a satisfação destas reivindicações vai contribuir para suster o processo de despovoamento dos territórios do interior, promovendo a captação de investimento, localização de empresas, fixação de profissionais qualificados, viabilização dos produtos endógenos e da atividade turística.

Esta tomada de posição foi dada a conhecer ao Ministro do Planeamento, Pedro Marques, e ao Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d’Oliveira Martins, durante a reunião com os membros do Governo, após o final do Conselho Intermunicipal.

O Ministro do Planeamento, Pedro Marques, deixou palavras de conforto para os Municípios e assumiu a resolução da questão das acessibilidades ao Pinhal Interior e IC6 num plano de trabalho que envolve a CIM Região de Coimbra e que inclui a sensibilização da Comissão Europeia para que sejam alocadas verbas às chamadas last miles, ou seja, os troços de estradas que ligam os parques industriais e as áreas de localização territorial às autoestradas.

A agenda de trabalho do CI da CIM Região de Coimbra da reunião incluiu ainda o acordo de colaboração – linha de apoio à valorização turística do interior, com vista à candidatura da Ecovia do Mondego, prolongamento da Ecopista do Dão, e à candidatura da Eurovelo1 – Rota Atlântica na CIM Região de Coimbra, bem como a candidatura da Região de Coimbra a Capital Europeia da Gastronomia e o protocolo de colaboração do Programa “Aldeia Segura e Pessoas Seguras”.

Anterior Cerveja “Rapada” conquista Ouro e Prata em Concurso Nacional
Seguinte Coimbra: Acidente no IC2 provoca dois feridos graves

Notícias Relacionadas

Desporto

Sampaense ganha ao FC Porto com 4ª vitória consecutiva

O Sampaense Basket ganhou ao FC Porto por 72-66, ontem,…

Informação

Região: Polícia Judiciária deteve autor de crime de violação

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, em cumprimento de mandado de detenção emitido pelo Ministério Público no DIAP de Viseu, …

Última Hora

Rui Silva apresenta candidatura pelo PS à Câmara de Arganil

Está marcada para domingo, 18 de junho, a apresentação do candidato pelo Partido Socialista, Rui Silva, à Câmara Municipal de Arganil.

Última Hora

Maus tratos a idosos aumentaram em Leiria

O aumento do número de casos de maus tratos a idosos levou a Câmara de Leira a apelar a todas as entidades e instituições do concelho para agirem em defesa

Informação

Superlua foi a maior desde 1948

A Superlua pôde ser observada, ontem, em Portugal. Foi a maior e mais brilhante desde 1948. Só em 2034 a Superlua encontrará paralelo.

Informação

PJ realiza “Operação Antídoto” no combate à fraude e corrupção nos sistemas de saúde

A Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC), em estreita colaboração com o Ministério da Saúde, no âmbito do combate à fraude ao Serviço Nacional de

Última Hora

Autarca de Oliveira do Hospital contra medida do governo que obriga à limpeza da floresta em três meses (com áudio)

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital manifestou-se contra a proposta do governo, que obriga as autarquias à limpeza da floresta até final do mês de março, …

Educação

 “Mini repórteres” da Rádio Boa Nova partiram à descoberta da gastronomia local

No âmbito do programa “Férias Ativas”, as crianças voltam a ser “Mini Repórteres” na Rádio Boa Nova numa parceria com o Município de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Tanak vence em Lousada e Conquista a liderança

A dupla Ott Tanak/Martin Jarveoja, com o Toyota Yaris WRC, é a primeira líder do Vodafone Rally de Portugal, depois de ter sido a mais rápida na super especial de Lousada (3,36

Região

Incêndio industrial destruiu 10 viaturas e armazéns em Ortigosa, Leiria

Um incêndio industrial, que deflagrou na madrugada de hoje em Lameira, na freguesia de Ortigosa, no concelho de Leiria, destruiu dez veículos e parte dos armazéns de uma empresa, disse

Desporto

Calendário desportivo do fim-de-semana

Neste fim-de-semana, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) volta a jogar em casa.

Informação

País: Número de casos de sarampo subiu para 66

Foram diagnosticados mais quatro casos de sarampo, elevando para 66 o número de doentes infetados pelo atual surto, segundo a Direção-Geral da Saúde.