CIM lança candidatura para promover a Arte Xávega na Região de Coimbra
22 Maio, 2020 420 visualizações

CIM lança candidatura para promover a Arte Xávega na Região de Coimbra

image_pdfimage_print

Aceitando o desafio lançado pelo Município de Mira, a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra reuniu os Municípios de Cantanhede,…

… Figueira da Foz e Mira, as Universidades de Coimbra (UC) e NOVA de Lisboa e o Iceland Ocean Cluster numa parceria para a salvaguarda e sustentabilidade do património singular da Arte Xávega, consolidando as estratégias municipais de valorização desta arte.

Historicamente, os três municípios da zona costeira da Região de Coimbra partilham uma tradição de usos e costumes ligados ao mar, o que faz com que esta Região seja uma das zonas de maior expressão da Arte Xávega em Portugal. A candidatura “Xávega em rede”, inserida no programa EEA Grants, consiste na criação de centros de memórias de Arte Xávega, através da requalificação de imóveis relacionados com esta prática ancestral. Um dos principais objetivos passa por valorizar e preservar a memória do conhecimento e exercício das práticas das artes xávegas, promovendo contextos de formação e aprendizagem colaborativa junto de diversos públicos, em particular mais jovem, contribuindo para a promoção da literacia do mar e da sustentabilidade dos oceanos.

É do interesse de todos os parceiros transformar a Arte Xávega em património de interesse municipal. Nesse sentido, a CIM Região de Coimbra, como entidade promotora da candidatura, vai coordenar o desenrolar das atividades nas suas diversas vertentes, assegurando uma comunicação eficaz entre os participantes e o cumprimento dos objetivos propostos.

Dotados de conhecimento local privilegiado, os Municípios de Cantanhede, Figueira da Foz e Mira serão responsáveis pela implementação das metodologias afetas ao projeto, nomeadamente a requalificação do património arquitetónico, estruturas e áreas circundantes, bem como à recolha, partilha e divulgação da memória social e cultural junto das respetivas comunidades, assegurando a sua continuidade a longo prazo. A rede criada pelos municípios promoverá as melhores práticas de colaboração entre entidades públicas.

A UC e a NOVA de Lisboa contribuirão para a informação científica acerca da arte xávega e o parceiro islandês Iceland Ocean Cluster colaborará com a realização de workshops para dinamizar o intercâmbio entre vários stakeholders.

Anterior Portugal tem mais de 30 mil infetados por Covid-19. Já morreram 1289 pessoas
Seguinte Eptoliva regressa com Epto Futuros virtuais de livre acesso para todos

Notícias Relacionadas

Informação

15 detenções, 684 infrações e 88 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu a um conjunto de operações no distrito, na semana de 14 a 20 de novembro,…

Última Hora

Operação Fronteira Vigiada: GNR realizou ações para prevenir e combater a criminalidade

A Guarda Nacional Republicana realizou ontem, 19 de julho, diversas ações de controlo e fiscalização nas fronteiras terrestes, nomeadamente nas respetivas vias de acesso rodoviárias e ferroviárias, com o intuito

Última Hora

Fernando Tavares Pereira apresentou programa eleitoral à presidência do Sporting

Fernando Tavares Pereira, conhecido empresário de Tábua, apresentou esta quarta-feira, em Lisboa, as linhas da sua candidatura à presidência do Sporting.

Destaque

FAVA promove freguesia de Côja e Barril do Alva até domingo

Tem hoje início, em Côja, no Parque Verde do Prado, mais uma edição da Feira de Artesanato, Velharias e Antiguidades (FAVA).

Informação

Dois bombeiros ficaram feridos no combate ao fogo em Trancoso

O combate ao incêndio de Trancoso, no distrito da Guarda, está a evoluir de forma favorável. Fonte do CDOS da Guarda adiantou que há dois bombeiros feridos,…

Informação

Sinistralidade: 9 detenções, 664 infrações e 50 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 10 a 16 de março, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Última Hora

País: Governo abre concurso para criação de brigadas de sapadores florestais

O Governo vai abrir, a partir de 17 de julho, um concurso para a criação de sete brigadas de sapadores florestais, permitindo a criação de 30 novas equipas de sapadores,…

Informação

Hoje a Rádio Boa Nova está de parabéns! Eis algumas mensagens …

A Rádio Boa Nova, que emite em 100.2 FM desde Oliveira do Hospital para uma vasta região, na região Centro do país e em www.radioboanova.pt, via online, para todo o

Última Hora

Carlos Cardoso, engenheiro informático, é convidado do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com Carlos Cardoso, com funções de gestão e manutenção da rede interna da BLC3 e equipamentos adjacentes.

Informação

Balanço: Distrito de Coimbra registou 4 683 acidentes, 25 mortos e 72 feridos graves

Os acidentes rodoviários aumentaram nos primeiros dez meses do ano e provocaram a morte a 422 pessoas. No distrito de Coimbra há registo de 4 683 acidentes, 25 mortos e 72

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 21 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 6.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Última Hora

Hóquei Patins: FCOH inicia campeonato com vitória

A equipa de hóquei patins do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) estreou-se no Campeonato Nacional da 3ª Divisão da Zona Norte B…