Ciência ao Rubro na BLC3
30 Junho, 2017 2560 visualizações

Ciência ao Rubro na BLC3

image_pdfimage_print

Nos dias 27 e 29 de junho, a BLC3 assinalou o términus do ano letivo e da atividade “Ciência sobre Rodas” que decorreu durante o ano, nos Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

Ao longo do ano, os investigadores da BLC3 visitaram quinzenalmente as escolas do concelho e desenvolveram com os alunos atividades de cariz científico de diversos domínios (biologia, química, física e programação). Estas atividades são integradas no programa LAB-i-DUCA, programa que está a ser implementado pela BLC3, desde 2013, e pretende promover a transferência de conhecimento e contribuir para o desenvolvimento sustentável nos domínios Económico, Social e Ambiental preconizando a promoção de atitudes positivas face à ciência, promoção do método científico, enquanto estratégia de resolução criativa de problema  e a promoção do espirito empreendedor e inovador, através da promoção da criatividade e outros mecanismos.

Existindo a dificuldade dos alunos se deslocarem com tanta frequência às instalações da BLC3, as atividades foram desenvolvidas em contexto escolar. Assim, e para assinalar o final do ano, a BLC3 com o apoio e cooperação da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital – Pelouro da Educação, desenvolveu dois dias de “Ciência ao Rubro”, no seu Campus de Tecnologia e Inovação localizado em Lagares da Beira. Participaram cerca de 400 alunos dos 2 aos 6 anos, em dois dias de atividades.

Para João Nunes “esta iniciativa representou uma primeira oportunidade para as crianças puderam ter contacto com um laboratório real, com algum do trabalho que a entidade desenvolve, mas fundamentalmente puderam “meter as mãos na massa da ciência”, em conjunto com os seus professores. Foi uma experiência única vivida na BLC3 onde os corredores se encheram de crianças a circular de uns laboratórios para os outros e a dizerem eu quero ser cientista. A brincar ciência aprendemos. A brincar ciência podemos pensar o que queremos ser quando formos grandes. A brincar ciência podemos compreender qual o nosso perfil e aptidão. As próximas gerações serão apenas colaboradores que trabalham no que gostam. Se antes era vital motivarmos o contacto das crianças com os computadores, agora é fundamental proporcionarmos aprendizagens práticas e sem computador”.

Anterior Férias Ativas 2017 já iniciaram em Oliveira do Hospital
Seguinte Quase 150 bombeiros combatem chamas em Mangualde

Notícias Relacionadas

Região

Treze detenções e 73 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra da GNR procedeu, na semana de 30 de maio a 5 de junho, a 13 detenções em flagrante delito. No mesmo período registou 73 acidentes.

Informação

PSD nacional aprovou segundo conjunto de candidatos às autárquicas

O Partido Social Democrata tem já cerca de um terço das candidaturas às eleições autárquicas homologadas. A Comissão Política Nacional reuniu ontem …

Informação

Especialistas debateram a questão da hiperatividade em Oliveira do Hospital

Foram muitos os profissionais das áreas educacional e social que hoje se deslocaram à Casa da Cultura para assistir ao Seminário “Hiperatividade e deficit de atenção: dos mitos ao conhecimento

Destaque

Oliveira do Hospital entregou mais 17 habitações recuperadas após o grande incêndio de 15 de outubro

Ontem, cumpriu-se, em Oliveira do Hospital a entrega de 17 chaves das habitações que foram recuperadas ao abrigo …

Última Hora

Operação “DRUGS” da GNR: 24 detenções e 174 indivíduos identificados por tráfico de droga

A Guarda Nacional Republicana (GNR), entre os dias 28 e 30 de dezembro, na sua área de responsabilidade, desenvolveu uma operação policial de controlo e deteção de atividades criminosas relativas

Última Hora

Fundo Revita analisa hoje processos da reconstrução de casas em Pedrógão

A Comissão Técnica do Revita (órgão gestor dos fundos de apoio à reconstrução das casas afetadas pelo grande incêndio de junho de 2017) vai reunir-se esta sexta-feira, às 14:30, nas

Última Hora

Calendário desportivo do fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) disputa, no próximo domingo, dia 5 de janeiro, a 16ª jornada da Série C do Campeonato Nacional.

Informação

CIM da REgião de Coimbra promove Expo | Empresas, Artes e Ofícios em Condeixa-a-Nova

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC), promove amanhã, dia 26 de maio, a Expo | Empresas, Artes e Ofícios, na Praça da República, em Condeixa-a-Nova.

Região

Atropelamento em Aveiro provoca um morto

Um homem 47 anos morreu ontem após ser atropelado por um camião na estrada nacional 109, no concelho de Aveiro.

Informação

Tábua comemora Feriado Municipal com atribuição de distinções honoríficas

O Município de Tábua comemora, dia 10 de abril, o seu Feriado Municipal, assinalando a efeméride com uma série de iniciativas ao longo de todo o dia.

Informação

Gastroenterite levou mais de 60 pessoas, a maioria crianças e jovens, à urgência em Oliveira do Hospital

Pelo menos 60 pessoas, a maioria crianças e jovens, acorreram na última noite e manhã desta sexta-feira ao serviço de urgências de Oliveira do Hospital …

Politica

Arnaut abandona candidatura à Federação Distrital de Coimbra do PS

António Manuel Arnaut anunciou, ontem, “suspensão” da sua candidatura à liderança da Federação Distrital de Coimbra do PS. Do mesmo modo, requereu a suspensão do processo eleitoral que considera “viciado”.