Chuva, temperaturas abaixo do normal e neve na Serra da Estrela
12 Junho, 2020 688 visualizações

Chuva, temperaturas abaixo do normal e neve na Serra da Estrela

image_pdfimage_print

A chuva regressa hoje a Portugal continental, segundo as previsões do Instituto do Mar e da Atmosfera, que indicam temperaturas abaixo do habitual para a época do ano e admitem …

… a possibilidade de neve na Serra da Estrela.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje períodos de chuva ou aguaceiros, em especial nas regiões Norte e Centro e até final da tarde e vento por vezes forte nas terras altas, com possibilidade de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

As temperaturas estarão abaixo do habitual para a época do ano, com as máximas a não ultrapassarem os 22ºC (Setúbal e Faro) e as mínimas a descerem até aos 6ºC (Guarda).

O céu vai estar muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade na região Sul a partir do final da manhã, e estão previstos períodos de chuva ou aguaceiros, mais intensos e frequentes nas regiões Norte e Centro, em especial até ao final da tarde. No Baixo Alentejo e Algarve a chuva será fraca e pouco frequente.

Há ainda a possibilidade de trovoada nas regiões Norte e Centro durante a tarde.

Segundo o IPMA, há 11 distritos de Portugal Continental com risco elevado e muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), assim como as regiões autónomas dos Açores e Madeira.

Com risco elevado no continente estão os distritos de Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Évora e Beja, quanto os distritos de Lisboa, Santarém, Portalegre, Setúbal e Faro apresentam risco muito elevado.

Nos Açores, o risco de exposição é elevado em S. Miguel e nas Flores e muito elevado no Faial. O IPMA prevê ainda risco muito elevado em Porto Santo e elevado na ilha da Madeira.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Hoje, no concelho de Oliveira do Hospital, as temperaturas oscilam entre os 9 graus de miníma e os 17 graus de máxima

Anterior Em Oliveira do Hospital “há uma tranquilidade” em relação ao Covid-19
Seguinte Novas empresas em Alvaiázere travam desertificação do concelho

Notícias Relacionadas

Última Hora

Rede de postos de vigia de incêndios rurais já está em funcionamento

O Ministério da Administração Interna (MAI) anunciou que os 77 postos da Rede Nacional de Postos de Vigia para vigilância e deteção de incêndios rurais entraram em funcionamento na quinta-feira

Última Hora

Assembleia Geral Ordinária da AD Nogueirense está marcada para este sábado 25 de maio

Maria Adelaide Nunes da Silva Freixinho, Presidente da Mesa da Assembleia-Geral, convoca todos os associados da Associação Desportiva Nogueirense, a marcarem presença na Assembleia-Geral Ordinária, que terá lugar na sede

Informação

“Os Verbos dos Arguinas”: “Temos aqui uma grande missão, como oliveirenses, de ajudar a que possamos chegar à fase seguinte” (com vídeo)

A vereadora da Cultura do Município de Oliveira do Hospital, Graça Silva, em direto na Rádio Boa Nova, apelou esta tarde ao voto dos oliveirenses residentes no concelho, na região,

Última Hora

Associação de vítimas do incêndio de outubro reúne com António Costa em janeiro

A Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP)deverá reunir com o primeiro Ministro no próximo mês de janeiro. A garantia foi dada, ontem, por António Costa…

Região

Maratona tecnológica desafia participantes a encontrar soluções sobre Propriedade Industrial

Realiza-se nos dias 28 e 29 de fevereiro, sexta-feira e sábado, no Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Universidade de Coimbra (UC), o PI Hackathon,…

Última Hora

Detido em flagrante por furto de cobre em Soure

O Comando Territorial de Coimbra, através do Posto Territorial de Soure, no dia 7 de março, deteve em flagrante delito um homem de 49 anos,…

Informação

Carlos Cardoso, engenheiro informático, é convidado do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com Carlos Cardoso, com funções de gestão e manutenção da rede interna da BLC3 e equipamentos adjacentes.

Última Hora

Vento e chuva colocam dez distritos do continente sob aviso amarelo

Dez distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, vento e agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da

Sociedade

PJ deteve suspeito de distribuir ilegalmente sinal de TV em Oliveira do Hospital

A Polícia Judiciária deteve na quarta-feira “em flagrante delito” um comerciante em Oliveira do Hospital suspeito de distribuir ilegalmente sinal de televisão, disse hoje fonte daquela estrutura policial.

Nacional

Médicos começaram hoje greve nacional de três dias

Os médicos iniciaram hoje às 00:00 três dias de greve nacional, uma paralisação que os sindicatos consideram ser pela “defesa do Serviço Nacional de Saúde”.

Última Hora

Arganil entre os 19 municípios do país que devolve os 5% do IRS aos munícipes

Arganil faz parte da lista de municípios portugueses que vai devolver aos seus munícipes 5% do IRS a que têm direito, o máximo permitido por Lei.

Última Hora

Pedrógão Grande: Número de arguidos aumenta para 18

O número de arguidos do inquérito que investiga os incêndios de junho de 2017 em Pedrógão Grande, que provocaram 66 mortos, aumentou para 18.