Chuva e vento fortes até sábado em Portugal continental
18 Dezembro, 2019 1075 visualizações

Chuva e vento fortes até sábado em Portugal continental

image_pdfimage_print

O continente português está a ser afetado a partir de hoje e até sábado por chuvas e ventos fortes, sendo quinta-feira…

… o “dia mais gravoso”, adiantou  hoje fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“A depressão Elsa [que está a atingir os Açores esta semana] está muito a norte do território do continente. O que vai afetar mais diretamente o estado do tempo é a passagem de umas ondulações frontais associadas a uma depressão complexa da qual faz parte a Elsa”, começou por explicar o meteorologista Ricardo Tavares, do IPMA.

Em declarações à Lusa, Ricardo Tavares adiantou que o vento será “moderado a forte e muito forte nas terras altas, com ventos de 95 a 100 quilómetros/hora”.

“O dia mais gravoso em termos de vento e precipitação será o de quinta-feira”, explicou o meteorologista, adiantando que a situação irá manter-se nos próximos três a quatro dias, com “vento muito intenso, precipitação forte e persistente”.

“Prevê-se ainda agitação [marítima] forte também na costa ocidental e amanhã também a costa sul do Algarve será afetada com ondas de sudoeste de quatro a cinco metros”, acrescentou.

Foram emitidos avisos amarelos (o terceiro mais grave) para todo o território do continente, tendo em conta a precipitação e a agitação marítima esperadas

Para as regiões Norte e Centro estão emitidos avisos laranja (o segundo mais grave), que serão atualizados consoante o estado do tempo o exija.

“A partir de sábado prevê-se já uma pequena melhoria, não se prevendo a permanência de ventos e precipitação tão forte”, frisou.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil emitiu hoje um aviso à população por causa do agravamento das condições meteorológicas, com precipitação forte e persistente, vento forte nas terras altas e agitação marítima forte em toda a costa.

 

Anterior Atropelamento mortal em apeadeiro leva a corte de circulação da linha do Norte
Seguinte  Já é conhecido o Postal de Natal Digital vencedor do concurso promovido pela autarquia oliveirense

Notícias Relacionadas

Informação

GNR apreendeu 365 artigos contrafeitos na Tocha

O Comando Territorial de Coimbra, através do  Posto Territorial da Tocha do Destacamento Territorial de Cantanhede, apreendeu, no passado dia 26 de agosto, 365 artigos contrafeitos, na Tocha.

Desporto

Maratona Clube Vila Chã com boa prestação no Campeonato Nacional de estrada no Jamor

No passado dia 14 de janeiro, realizou-se o Campeonato Nacional de estrada no estádio do Jamor, em Lisboa. O Maratona Clube Vila Chã esteve representado por 10 atletas. 

Cultura

Feira Moçárabe de Lourosa: “Celebramos aqui, aquilo que é uma lição para Portugal e para todo o mundo quando hoje assistimos ao choque de civilizações”

No passado fim-de-semana, a Lourosa foi palco da 7ª edição da Feira Moçárabe que pretendeu recriar as vivências do passado, apostando na “diversidade cultural” e, este ano, com mais “requinte

Última Hora

Incêndios: Projeto Fénix proporciona formação em Primeiros Socorros Psicológicos em Oliveira do Hospital

Na sequência da tragédia dos incêndios de outubro de 2017, o Município de Oliveira do Hospital é beneficiário do programa Fénix, …

Informação

Município de Oliveira do Hospital promove Pirâmide de Natal Solidário

O Município de Oliveira do Hospital vai promover mais uma recolha de bens alimentares no próximo fim-de-semana (dias 9 e 10 de Novembro, no âmbito da Rede Social concelhia e

Última Hora

Região: Um bombeiro ficou gravemente ferido em acidente em Carrazeda de Ansiães

Um bombeiro de 33 anos ficou, hoje, gravemente ferido ao ser atingido por uma viatura durante o combate a um incêndio em Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança.

Última Hora

Oliveira do Hospital formou “laço azul humano” contra os maus tratos na infância

Cerca de 500 crianças e utentes de instituições do concelho de Oliveira do Hospital participaram numa caminha urbana que culminou com…

Região

Tondela: Jovem morre afogado em praia fluvial

Um jovem de 25 anos morreu afogado numa praia fluvial em Sangemil, no concelho de Tondela, ao final da tarde de ontem.

Última Hora

GNR deteve dois homens por tráfico de estupefacientes em flagrante delito

O Comando Territorial de Coimbra, através do Posto Territorial da Lousã,  deteve, no dia 19 de março, dois homens de 24 e 30 anos,…

Informação

Suspeitos de controlar tráfico de ‘crack’ conhecem hoje sentença

O Tribunal de Coimbra determina hoje, às 16h00, a sentença a dezoito arguidos suspeitos de pertencerem a um grupo que controlava o tráfico de ‘crack’ na Baixa de Coimbra.

Sociedade

“Feira da Primavera” em Meruge

Para assinalar o início oficial da estação mais colorida e fascinante do ano, a Junta de Freguesia de Meruge vai realizar a “Feira da Primavera”, com uma exposição e venda