Chuva e descida da temperatura no fim-de-semana

No calendário, o outono chega na próxima segunda-feira, dia 23, mas tendo em conta a previsão do tempo para o fim-de-semana, parece que o verão já fez as malas.

Para esta sexta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê períodos de céu muito nublado, apresentando-se muito nublado no litoral até final da manhã e para o final do dia e períodos de chuva, em geral fraca, em especial no litoral Centro e Sul até meio da tarde.

Os meteorologistas frisam também a possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada nas regiões do Interior. A par disso, esta sexta-feira fica também marcada por uma pequena descida da temperatura máxima nas regiões do interior Norte e Centro e na região Sul.

Beja, Vila Real e Bragança são os distritos que mais vão aquecer esta sexta-feira, não indo além dos 27ºC. No resto do território continental, as temperaturas máximas vão variar entre os 20ºC no Porto, os 23ºC em Lisboa e os 25ºC em Faro.

O cenário não melhorará no fim-de-semana, estando previstos para sábado períodos de chuva, por vezes forte no Norte e Centro, vento forte no litoral e terras altas, e novamente descida da temperatura máxima. Neste dia, Santarém será o distrito com a temperatura máxima mais alta, com 26ºC, e Guarda, com 18ºC, o distrito com a temperatura máxima mais baixa. Lisboa e Porto podem contar com 21ºC e 20ºC de máxima, respetivamente.

No domingo, a previsão aponta para céu muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir da tarde e aguaceiros a Norte, diminuindo a intensidade e a frequência a partir da tarde.

Por Oliveira do Hospital, os termómetros variam, hoje, entre os 12 e os 25 graus. No sábado a máxima será de 22 e no domingo está prevista uma descida gradual das temperaturas, com a previsão de 10 graus de mínima e 18 de máxima.