Cerca de 800 pessoas passaram pela Semana Cultural de Penalva de Alva
2 Janeiro, 2020 1291 visualizações

Cerca de 800 pessoas passaram pela Semana Cultural de Penalva de Alva

image_pdfimage_print

A 3ª Semana Cultural de Penalva de Alva (SCPA), em Oliveira do Hospital, chegou ao fim e contou com a participação de vários artistas regionais e nacionais e com um público vindo de vários pontos do país. Apesar das cheias e do mau tempo no primeiro dia da Semana, o sol não tardou em raiar e trouxe com ele um público que cresceu até ao último dia da SCPA.

Em nota enviada à Rádio Boa Nova, a organização adianta que esta edição, que decorreu entre os dias 22 e 29 de dezembro de 2019, destacou-se pela sessão de curtas-metragens, com trabalhos muito conceituados, já apresentados em festivais internacionais, bem como pelo concerto de Luís Severo, que encheu por completo a sala da Sociedade Recreativa Penalvense. Este concerto captou público de vários distritos do país, incluindo Lisboa e Porto e constituiu a primeira visita de muitas pessoas à aldeia de Penalva de Alva. A organização considera que foi um primeiro passo muito importante no reconhecimento da iniciativa por vários pontos de Portugal, estimando que um total de 800 pessoas tenham marcado presença no conjunto dos seis dias de programação.

A Semana Cultural pretende ser uma iniciativa de difusão de projetos culturais de referência, mas também de valorização do tecido cultural da aldeia, como a Tuna Recreativa Penalvense, a Canastraria e outros produtos endógenos. Esta edição contou com um concerto dos solistas da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins e com uma masterclass de bandolim orientada especialmente para a Tuna da aldeia. A 3ª edição recebeu no mesmo cesto música, cinema, literatura, natureza e exposição de fotografia.

As portas da SCPA fecharam-se no domingo com um almoço comunitário partilhado com os “Sabores de Antigamente” e com o concerto do Orfeão de Barrô, que durou até o sol baixar na montanha.

Sem o apoio de diversas entidades, não seria possível ter uma iniciativa desta dimensão. A organização agradece à Direção Regional de Cultura do Centro, à União de Freguesias de Penalva de Alva e São Sebastião da Feira, às Aldeias de Montanha, ao Município de Oliveira do Hospital, ao Aqua Village, à Drive 4 Fun e à Caixa de Crédito Agrícola Mútuo.

Anterior Maratona Clube Vila Chã participou nas corridas São Silvestre de Oliveira do Hospital, Serra da Estrela e Pinhel
Seguinte Para 2020, Marcelo pede um "Governo forte, concretizador e dialogante"

Notícias Relacionadas

Região

Lousã: Jovem detido por posse de arma proibida

O Comando Territorial de Coimbra, através do Posto Territorial da Lousã, deteve, no passado dia 21 de outubro, um jovem de 20 anos, por detenção de arma proibida, no concelho

Destaque

Jaime Soares critica estilo “autista” do INEM e desafia bombeiros a fazer “o verdadeiro 25 de abril”

O presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, Jaime Soares, lamentou em Lagares da Beira que ainda não tenha havido “o verdadeiro 25 de abril nos bombeiros portugueses” …

Informação

Programa “Prós e Contras” da RTP 1 vai ser transmitido em direto do Município de Oliveira do Hospital

O programa de informação “Prós e Contras”, da RTP 1, conduzido pela jornalista Fátima Campos Ferreira, vai ser transmitido em direto, na próxima segunda-feira, dia 26 de fevereiro, a partir

Informação

Casal intoxicado por monóxido de carbono em Trancoso

Um casal sofreu hoje uma intoxicação por monóxido de carbono na localidade de Freches, no concelho de Trancoso, …

Última Hora

Relógios atrasam uma hora na madrugada de domingo

Portugal vai atrasar os relógios uma hora na madrugada de domingo, dando início ao horário de inverno, conforme indica o ‘site’ do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

Destaque

Cães continuam a dizimar rebanhos em Oliveira do Hospital

O primeiro alerta surgiu em novembro, mas grupos de cães continuam a atacar ovelhas no concelho de Oliveira do Hospital. De acordo com o vereador do PSD na Câmara Municipal,

Última Hora

Coimbra: Sete detidos por furto de materiais de construção

O Comando Territorial de Coimbra, através do Posto Territorial de Souselas, deteve ontem, dia 24 de outubro, sete homens, com idades entre os 17 e 40 anos, por furto de

Educação

Alexandrino quer voltar a ver JI com “10, 15 ou 20 alunos”. Autarca prepara arranque de novo centro escolar na cidade (com vídeo)

O Jardim de Infância (JI) de Alvôco de Várzeas foi, esta manhã, o local escolhido pelo Município de Oliveira do hospital para assinalar o arranque do novo ano escolar.

Última Hora

Sábado é dia de Mostra  “Da Nossa Terra”

É já no próximo sábado, 12 de maio, que se realiza mais uma edição “Da Nossa Terra” – Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional…

Informação

FCOH volta a liderar o campeonato após deslize do Condeixa

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) voltou à liderança do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra após vencer o Vinha Rainha por duas

Informação

Soltem Talentos anima noite de 2 de agosto na EXPOH

O concurso Soltem Talentos volta a ocupar lugar de destaque na programação da EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital.

Informação

Oliveira do Hospital novamente reconhecida como “Autarquia Mais Familiarmente Responsável 2018”

O Município de Oliveira do Hospital foi novamente distinguido, pelo quarto ano consecutivo, como “Autarquia Mais Familiarmente Responsável 2018” – um galardão atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR),…