Cerca de 70 concelhos do Norte e Centro em risco máximo de incêndio. Três distritos com aviso amarelo por causa do tempo quente
31 Julho, 2020 276 visualizações

Cerca de 70 concelhos do Norte e Centro em risco máximo de incêndio. Três distritos com aviso amarelo por causa do tempo quente

image_pdfimage_print

Cerca de 70 concelhos do interior Norte e Centro do país estão hoje em risco máximo de incêndio, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IMPA), que prevê para hoje…

… uma descida da temperatura nestas duas regiões.

Os concelhos em causa pertencem aos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém e Portalegre. Mais de uma centena de outros municípios também nas regiões Norte e Centro, mas igualmente no interior Norte e no Algarve, estão em risco muito elevado e elevado.  No litoral, a maior parte do território está com risco moderado de incêndio.

O risco de incêndio calculado pelo IPMA é determinado pelo IPMA e tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas. Por causa da manutenção do risco elevado de incêndios, o Exército e a Marinha têm reforçado até hoje os contingentes no terreno para vigiar e prevenir fogos florestais.

Bragança, Évora e Beja com aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Évora e Beja estão hoje sob aviso amarelo por causa da persistência de valores elevados da temperatura máxima, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Eestes avisos para os três distritos vigoram até às 18h00.

O IPMA define ainda para hoje risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV) nos distritos da Guarda, Portalegre e Évora e risco muito elevado em todo o restante território de Portugal continental.

Todas as ilhas das regiões autónomas da Madeira e Açores estão igualmente em risco muito elevado de exposição aos raios UV.

Nas situações de risco extremo é aconselhado evitar o mais possível a exposição ao sol e quando o risco é muito elevado deve-se usar de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar. O IPMA aconselha ainda que se evite a exposição das crianças ao sol.

O cálculo do risco de exposição à radiação ultravioleta (UV) é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Anterior Fogo na Covilhã volta a estar dominado
Seguinte Tondela: Ministra da Coesão Territoral inaugura laboratório que melhora testes à Covid-19 apoiado por fundos comunitário

Notícias Relacionadas

Sociedade

Mais acidentes, mas menos mortos nas estradas portuguesas até abril

No primeiro trimestre deste ano registaram-se nas estradas portuguesas mais acidentes rodoviários, que causaram mais feridos ligeiros e graves, mas menos mortos.

Região

Homem detido por abuso sexual de crianças

Um homem foi detido em Espanha, pela presumível prática de crimes de abuso sexual de crianças, ocorridos em 2015 na zona do Entroncamento.

Informação

 GNR deteve dois homens por furto de metais não preciosos em flagrante delito

O Comando Territorial de Coimbra, através da Secção de Informações e Investigação Criminal, deteve, no dia 26 de dezembro,…

Informação

Município de Oliveira do Hospital promove Pirâmide de Natal Solidário

O Município de Oliveira do Hospital vai promover mais uma recolha de bens alimentares no próximo fim-de-semana (dias 9 e 10 de Novembro, no âmbito da Rede Social concelhia e

Sociedade

Baixas temperaturas podem provocar “geada negra”

As baixas temperaturas previstas para os próximos dias podem provocar a chamada “geada negra”, que, segundo a meteorologista Madalena Rodrigues, é natural que aconteça com alguma frequência em Portugal.

Programas

Mário Patrão e Rafael Gomes partilharam benefícios da Acupuntura no arranque da 2ª temporada do programa com o especialista Pedro Vaz

Na Rádio Boa Nova teve início esta manhã a segunda temporada do programa “Contributos para a Saúde, Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa”…

Destaque

Unidade Pastoral leva relíquia de S. João Paulo II a todas as paróquias de Oliveira do Hospital

É já no próximo sábado, dia 22 de outubro, que a relíquia de S. João Paulo II inicia a sua peregrinação pelas várias paróquias de Oliveira do Hospital. Até 26

Última Hora

Voluntários recolhem lixo deixado durante o inverno na Serra da Estrela

Mais de uma centena de voluntários vão reunir-se, no dia 28, no ponto mais alto da Serra da Estrela, para recolher o lixo ali deixado durante o inverno.

Informação

Nelas: Detidos por cultivo de droga e posse de arma

A GNR de Viseu deteve dois homens, de 27 e 29 anos, por cultivo de estupefacientes e posse ilegal de arma, no concelho de Nelas.

Informação

Carlos Maia reeleito presidente da Concelhia do PS de Oliveira do Hospital

Carlos Maia foi reeleito, no sábado, dia 1 de fevereiro, para a presidência da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista.

Última Hora

Agrupamento de Escolas celebra hoje o “Dia do Diploma”

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital celebra, hoje, o Dia do Diploma, cerimónia em que se reconhece o trabalho de todos os alunos que terminaram o ensino secundário no ano letivo que

Destaque

Mulher agrediu técnica administrativa na extensão de saúde de Lagares da Beira

Uma mulher agrediu na passada segunda-feira, 1 de junho, a assistente técnica administrativa da Extensão de Saúde de Lagares da Beira. A GNR foi chamada ao local.