Cerca de 40 casais “celebraram a vitória do amor” na Festa da Família em Oliveira do Hospital
21 Janeiro, 2020 1901 visualizações

Cerca de 40 casais “celebraram a vitória do amor” na Festa da Família em Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

A Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital promoveu, no domingo, mais uma edição da Festa da Família, reunindo cerca de 40 casais que, no último ano,…

… comemoram o primeiro aniversário de casamento ou múltiplos de cinco anos de aniversário de casamento.

O Salão Multiusos da Obra D. Josefina da Fonseca, em Oliveira do Hospital, voltou a encher-se e a servir de testemunho da vida em família. À Rádio Boa Nova, António Loureiro, pároco de Oliveira do Hospital referiu que o mais importante da iniciativa é “poder conviver e celebrar a vitória do amor da família num tempo tão difícil para as famílias”. Partilhou o facto de uma catequista da Unidade Pastoral ter tido um filho na manhã de domingo e de um dos casais organizadores da Festa da família – Ana e João Lobo – se terem retirado mais cedo por a mulher ter cesariana marcada para a manhã de segunda-feira (dia 20) para o nascimento do filho do casal. São dois exemplos de como se cumpre o papel da família, referiu António Loureiro.

Diante de uma iniciativa bem sucedida e que resultou “de muita dedicação” por parte dos casais e outras pessoas organizadoras, o pároco e arcipreste do Nordeste da Diocese de Coimbra, considerou também que o encontro serve de “testemunho para outros casais que queriam celebrar o amor da família” e possam assim contrair o matrimónio. “Queremos recordar a sagrada família como modelo e força para as famílias também de hoje”, comentou.


A Festa da Família contou com o testemunho de um casal de Coimbra, Cristina e Nuno Barroso, com 44 e 46 anos respetivamente, com sete filhos, o mais velho com 18 anos e o mais novo com 11 meses. “Vimos partilhar uma reflexão sobre a realidade e desafio de uma família cristã nos dias de hoje. Somos uma família numerosa, temos sete filhos”, começou por referir Cristina Barroso à Rádio Boa Nova. Explicou que o dia-a-dia em família é possível “com muita organização e entreajuda”. “Funcionamos como uma equipa, senão não era possível”, continuou. Nuno Barroso confirmou à Rádio Boa Nova que a sua família”é católica praticante e que Deus é o sustento” da sua família. “É a nossa base, a nossa força. Sem Deus não era possível”.

Na Festa da Família marcaram presença casais novos, assim como casais já marcados pelo passar dos anos. Entre os vários casais que em 2019 comemoraram bodas de ouro, a Rádio Boa Nova conversou com o casal que no passado dia 28 de dezembro assinalou aquela data. Tomás Pedro, com 74 anos e Adelina Maria, com 73, de Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital são um exemplo de como o amor pode ser duradouro.

À Rádio Boa Nova, a esposa, Adelina Maria, disse que o segredo está na “muita paciência”, porque o Sr. Tomás “tem de tudo, tem dias mais difíceis e outros mais fáceis”. “Ouvir muitas vezes e calar, outras vezes nem tanto”, disse sorrindo Adelina Maria fixando o olhar no marido Tomás Pedro. Para o marido, a vida no casamento “não é difícil, mas também não é fácil”. “Há altos e baixos. Se fossemos  iguais os dois, não estaríamos a fazer 50 anos de casados. Nós somos diferentes, mas está tudo sempre bem. Tudo acaba por ficar numa situação conduzível”. Adelina Maria tem “impressão que nunca se deitou zangada” com o marido e se tal acontece “fazem-se as pazes depois”. Em matéria de zangas, Tomás Pedro assume-se “mais tolerante nas situações”. “Claro que às vezes há momentos menos agradáveis, mais depois acaba por ficar tudo bem”. Do amor de Tomás Pedro e Adelina Maria resultaram três filhos: um rapaz e duas raparigas. O casal conta já com três netos. “Por eles faço tudo”, disse Tomás Pedro, que tal como a esposa Adelina Maria, se mostra feliz por manter boas relações com os filhos e netos.

Presente na Festa da Família, o vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital e presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, José Francisco Rolo felicitou a Unidade Pastoral pela iniciativa, assim como pelos os temas que ali estavam a ser analisados como  o ambiente de diálogo em família, que vem sendo comprometido pelo uso excessivo dos telemóveis e outras tecnologias. À Rádio Boa Nova, o vice-presidente lembrou a preocupação que o Município tem tido para com as famílias do concelho, dando como exemplo medidas como o IRS para famílias numerosas, tarifas sociais, programa de apoio à aquisição de medicamentos e programa de incentivo à natalidade. José Francisco Rolo considerou positivo o encontro das famílias. “Sai deste encontro um importante contributo para criar harmonia, um espírito de diálogo e de coesão social no concelho de Oliveira do Hospital”, considerou .

Anterior GNR apreendeu 63 toneladas de pescado congelado em Ílhavo
Seguinte Município de Oliveira do Hospital realiza 6ª edição da Gala do Desporto

Notícias Relacionadas

Politica

PS apresentou programa voltado para o “futuro”, alicerçado na “era digital” e focado na “coesão territorial”

A Candidatura do PS à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital apresentou hoje o programa com que se propõe a votos no próximo dia 1 de outubro.

Informação

Basquetebol ao mais alto nível joga-se em Oliveira do Hospital de 2 a 5 de fevereiro

Em Oliveira do Hospital está tudo preparado para mais uma  Taça Hugo dos Santos, em basquetebol, que na 8ª edição surge com um novo figurino, numa final a oito equipas.

Última Hora

Aveiro: Homem detido por crime de incêndio florestal

 A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, no cumprimento de mandados de detenção emitidos pelo Ministério Público de Ovar,…

Informação

Reacendimento em Soure. Fogo tem duas frentes ativas

O incêndio em Soure que começou na segunda-feira e que tinha sido dominado às 09h30 de hoje estava novamente ativo às 14h00, na sequência de um reacendimento,…

Informação

Acompanhe os trabalhos da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital

Esta sexta-feira, dia 28 de fevereiro, realiza-se a sessão ordinária da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital. Os trabalhos tiveram início às 14h30, no Salão Nobre da autarquia. A reunião

Informação

Câmara de Oliveira do Hospital convida a caminhar para assinalar o Dia dos Namorados

O Município de Oliveira do Hospital organiza no próximo dia 13 de fevereiro, às 20h30, no Largo Ribeiro do Amaral, uma caminhada…

Desporto

Conheça os resultados desportivos do fim-de-semana

Este fim-de-semana, em termos desportivos, ficou marcado pela vitória do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH), a primeira no Campeonato.

Educação

Projeto GST Train Experiences pretende estruturar o turismo na região

“GST Train Experiences” é nome do projeto que está a ser promovido pelos alunos do mestrado em Gestão e Sustentabilidade no Turismo, da Escola Superior…

Última Hora

Portas do Mosteiro dos Jerónimos abriram às 8h00 para homenagem a Mário Soares

As portas do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, abriram cerca das 08h00 e minutos depois mais de três dezenas de pessoas começaram a entrar…

Última Hora

Relógios adiantam uma hora na madrugada de domingo

Os relógios vão adiantar 60 minutos na madrugada de domingo, em Portugal Continental, e nos arquipélagos da Madeira e dos Açores, para a hora de Verão, segundo o Observatório Astronómico

Última Hora

Menino de cinco anos atropelado em Celorico da Beira

Um menino de cinco anos foi, este domingo, atropelado por uma viatura ligeira, na localidade de Maçal do Chão, Celorico da Beira, …

Última Hora

Região: Idosa sofreu ferimentos graves ao queimar papéis na varanda

Uma mulher de 77 anos sofreu hoje queimaduras em 50% do corpo, quando estava a queimar papéis na varanda do seu apartamento, situado no centro da cidade de Ílhavo, informou