Cerca de 250 figurantes e 13 carros alegóricos dão vida ao Carnaval de Seixo da Beira (com vídeo)
17 Fevereiro, 2020 1952 visualizações

Cerca de 250 figurantes e 13 carros alegóricos dão vida ao Carnaval de Seixo da Beira (com vídeo)

image_pdfimage_print

A Associação PIDS- Plano de Intervenção e Dinamização da Freguesia de Seixo da Beira promove no próximo fim de semana, 22 e 23 de fevereiro, …

…o Carnaval da freguesia que promete ser “mais um grande evento”.

A acontecer pelo quinto ano consecutivo, o Carnaval da freguesia de Seixo da Beira começa a afirmar-se no concelho de Oliveira do Hospital e na região. Este é o objetivo da Associação PIDS, promotora do evento, que tem conseguido mobilizar gente de cada uma das sete localidades da freguesia em torno do Carnaval. Assim referiu, esta manhã, Júlio Mendes, da direção do PIDS, convidado desta manhã do programa “Outras Conversas” da Rádio Boa Nova, mostrando-se confiante de que o Carnaval que está a ser preparado resultará em mais “uma grande organização, um grande evento”.

Na Rádio Boa Nova, o jovem fundador da associação PIDS referiu que à semelhança dos outros anos, este ano, o Carnaval não tem tema associado, tendo ficado decidido em Reunião preparatória que “cada grupo deveria ser original e apresentar-se como quiser, até porque os recursos são poucos”. “O que queremos é que as pessoas vão como entenderem e se divirtam”, explicou.

Ano após ano, o Carnaval de Seixo da Beira tem vindo a crescer e, segundo Júlio Mendes “o grande fator de crescimento deste evento foi conseguir envolver as localidades de toda a freguesia”.

Este ano, o desfile vai contar com a participação de 13 grupos, entre os quais o Centro Paroquial e o Agrupamento de Escolas. Para além das associações e coletividades que participam, Júlio Mendes destaca a formação de outros grupos para participarem no Carnaval. Tal facto é demonstrativo de que se trata do Carnaval da freguesia de Seixo da Beira e não apenas da localidade de Seixo da Beira.

O desfile de Carnaval acontece na tarde de domingo, com início, às 14h30, no Campo da Bela Vista e segue para o Parque de Nª Srª da Estrela, com a novidade de neste ano terminar no centro da localidade, junto ao Cruzeiro. “Esse troço de rua vai ficar cortado e o final do desfile vai ser ali, onde moram mais pessoas idosas, que em anos anteriores não era fácil acompanharem o desfile”, referiu Júlio Mendes. Outro fator para a alteração ao trajeto, é para que o desfile termine junto aos dois cafés que ali estão situados e assim se proporcione algum negócio ao comércio local.

Esta manhã, na Rádio Boa Nova, Júlio Mendes, convidou os ouvintes para que no domingo se desloquem até à freguesia de Seixo da Beira, para assistir ao desfile de Carnaval que vai contar com cerca de 250 figurantes e 13 carros alegóricos, sendo esta uma forma de “valorizar o nosso trabalho e de todas as coletividades”. “Visitem-nos”, desafiou o jovem.

Do Carnaval de Seixo da Beira faz ainda parte a realização de um baile, no dia 22 de fevereiro, pelas 22h00, na Associação Cultural e Recreativa da Sobreda, havendo prémios para o grupo como maior número de elementos mascarados.

A iniciativa conta com o apoio da Junta de Freguesia de Seixo da Beira, Município de Oliveira do Hospital, Instituto Português do Desporto e Juventude, entre outros parceiros.

foto: Carnaval Seixo da Beira 2019

Anterior Pombal: ASAE apreende 50 mil ovos por irregularidades na rotulagem 
Seguinte Junta de Freguesia de Nogueira do Cravo suspende Corso Carnavalesco. Espera retomar a iniciativa em 2021

Notícias Relacionadas

Última Hora

Temperaturas elevadas continuam

Oito distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

Sociedade

Fixada em 70 mil euros indemnização mínima para vítimas mortais

O Conselho para a atribuição de indemnizações às vítimas dos incêndios entregou hoje o relatório ao primeiro-ministro, fixando em 70 mil euros o valor mínimo para privação de vida,…

Última Hora

Sinistralidade: 23 detenções, 779 infrações e 53 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 4 a 10 de fevereiro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Última Hora

Treze detenções e 73 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra da GNR procedeu, na semana de 30 de maio a 5 de junho, a 13 detenções em flagrante delito. No mesmo período registou 73 acidentes.

Nacional

Só este ano já foram detidas 137 pessoas pelo crime de incêndio

As autoridades policiais detiveram, até segunda-feira, 137 pessoas pelo crime de incêndio florestal, mais do dobro do que em 2016, continuando a registar-se várias ignições noturnas, …

Informação

Desporto de fim de semana

O Sampaense Basket defronta, hoje, a equipa do FC Porto B. No domingo, o FCOH desloca-se ao União FC, a equipa de Lagares recebe o Vigor Mocidade e…

Opinião

Ca$h Resto Z€ro: “ Gala do Desporto é o premiar do ser jovem em sociedade e o premiar do futuro”

No habitual espaço de opinião da Rádio Boa Nova, “Ca$h Resto Z€ro”, Vítor Neves destaca a Gala do Desporto que se realiza hoje à noite, pelas 21h00,…

Última Hora

Comissão Independente com mandato para investigar fogos de outubro

A Assembleia da República aprovou hoje, só com a abstenção do PAN, uma resolução para que a Comissão Técnica Independente (CTI) constituída…

Região

Temperatura baixa nesta segunda-feira

O IPMA prevê para esta segunda-feira nas regiões do Norte e Centro do continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado nas regiões do litoral, …

Informação

Salsicharia da Beira Serra distinguida com o selo PME Excelência 2017

A empresa Salsicharia da Beira Serra, localizada na zona industrial de Oliveira do Hospital, que se dedica à produção artesanal de produtos de fumeiro, …

Sociedade

Papa vai canonizar Francisco e Jacinta em Fátima a 13 de maio

O Papa Francisco anunciou, hoje, no Vaticano que vai presidir à canonização de Francisco e Jacinta Marto em Fátima, no dia 13 de maio. 

Última Hora

Seia: Detidos dois homens que terão abusado sexualmente da mesma menor

A Polícia Judiciária (PJ) da Guarda deteve dois homens suspeitos de abusos sexuais de uma menor, em Seia, informou esta autoridade através de um comunicado enviado às redações.