Cerca de 200 jovens participam no acampamento do Bloco ‘Liberdade 2017’ em S. Gião
27 Julho, 2017 1666 visualizações

Cerca de 200 jovens participam no acampamento do Bloco ‘Liberdade 2017’ em S. Gião

image_pdfimage_print

Cerca de 200 jovens participam até domingo no acampamento “Liberdade 2017”, organizado pela Coordenadora Nacional de Jovens do Bloco de Esquerda, em Oliveira do Hospital, com debates, ‘workshops’, filmes e festas no programa.

Ao longo dos cinco dias da iniciativa, cuja primeira edição se realizou em 2004, são muitos os nomes do BE – para além de pessoas externas ao partido – que vão passar pelo Parque de Campismo de São Gião, com destaque para a coordenadora do partido, Catarina Martins, o antigo líder Francisco Louçã, a eurodeputada e ex-candidata presidencial, Marisa Matias, e as deputadas Mariana e Joana Mortágua.

Em declarações à agência Lusa, Izaura Solipa, da Coordenadora Nacional de Jovens do Bloco de Esquerda, explicou que estão inscritas cerca de 200 pessoas – número que está na média das últimas edições -, sendo este um “espaço de reflexão aberto”, no qual querem “pensar num mundo melhor”.

Izaura Solipa explicou que o programa do ‘Liberdade 2017’ é vasto e segue o princípio de nas iniciativas do BE de não se focarem apenas num tema, mas no maior número de “lutas possíveis” às quais o partido se dedica.

Além dos habituais temas como a precariedade, a habitação, a educação ou a saúde, de acordo com a responsável, o programa alterna consoante o momento político que se vive.

Questionada se a programação do ‘Liberdade 2017’ foi condicionada de alguma forma pelo facto de o partido apoiar parlamentarmente o Governo liderado pelo PS, Izaura Solipa foi perentória: “não nos inibiu em nada”.

Aliás, a solução governativa que une no parlamento todos os partidos da esquerda será alvo de um debate, na quinta-feira, intitulado “Keeping up with geringonça”, no qual o deputado Jorge Costa – que esteve envolvido nas negociações com o PS – será o orador principal e responderá às dúvidas dos jovens.

Também “O Capital”, obra de Karl Marx, será discutido num ‘workshop’ que decorre ao longo de quatro tardes no acampamento.

Para a manhã desta quinta feira está marcado o debate “Eu vim de longe, o que é o Bloco de Esquerda”, com a participação das deputadas e irmãs Joana e Mariana Mortágua.

Na sexta de manhã, Marisa Matias reflete sobre ‘Porque é que a linguagem importa?’, enquanto no sábado Francisco Louçã participa num painel sobre “Revolução russa e luta feminista”.

As autárquicas de outubro também chegam ao ‘Liberdade 2017’ no sábado, com o candidato do BE à Câmara de Lisboa, Ricardo Robles, a intervir num debate intitulado ‘Queremos viver na nossa cidade’. No dia do encerramento, domingo, o programa começa com a presença de Catarina Martins que tentará responder à questão ‘Para quê um partido?’. Os filmes também não ficam de fora deste acampamento, estando previsto o visionamento – seguido de debate – de ‘I´m not your negro’, ‘I, Daniel Blake’ e ‘Moonlight’.

Anterior Fogo em Penacova mobiliza quase 300 operacionais
Seguinte Proteção Civil prevê um “dia de muito trabalho” no combate aos fogos

Notícias Relacionadas

Última Hora

Bombeiros continuam a abastecer água a Arganil, Lousã e Tábua

Os bombeiros continuam a abastecer de água, com recuso a autotanques, as populações dos concelhos de Arganil, da Lousã e de Tábua, no interior norte do distrito de Coimbra.

Sociedade

Empresas: Sonae Arauco lança nova coleção Innovus de soluções decorativas

A Sonae Arauco tem disponível a nova coleção Innovus. Segundo a empresa, que conta com uma unidade em laboração em S. Paio de Gramaços, no concelho de a nova coleção

Última Hora

ESTGOH capta 56 alunos na 1ª fase de acesso ao ensino superior

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) viu preenchida a totalidade das 37 vagas do curso da licenciatura em “Contabilidade e Administração” …

Região

Beira Serra e Carélia do Norte, na Finlândia, cooperam na retoma das economias locais no pós-Covid-19

Decorreu, ontem, uma reunião de trabalho, por videoconferência, entre a ADIBER e o GAL congénere Joenssu Region LAG, da Finlândia, com o objetivo de estabelecer as bases para a dinamização

Informação

Vários concelhos do país em risco muito elevado de incêndio

Sete concelhos dos distritos de Faro, Guarda e Bragança apresentam hoje risco muito elevado de incêndio.   De acordo com o IPMA, em risco muito elevado de incêndio…

Informação

Marcelo propõe renovação do estado de emergência até 1 de maio. “Não podemos brincar em serviço”

O Presidente da República vai solicitar a renovação do estado de emergência, até ao dia 1 de maio. O anúncio foi feito por Marcelo Rebelo de Sousa numa comunicação ao

Informação

Ficabeira é “o momento alto de Arganil e toda esta vasta região”

Está marcada para as 18h00 desta quinta feira a inauguração da 37ª edição da FICABEIRA — Feira Industrial, Comercial e Agrícola da Beira Serra e a Feira do Mont’Alto 2018,

Última Hora

Nelas promove “Férias em Ação- Verão 2019” de 25 de junho a 16 de agosto

O Município de Nelas promove de 25 de junho a 16 de agosto 2019, o Projeto Férias em Ação – Verão 2019, em colaboração com os Agrupamentos de Escolas do

Região

Guarda: colisão na A25 provoca dois mortos

Duas pessoas morreram hoje na sequência de uma colisão na autoestrada A25 (Aveiro – Vilar Formoso), próximo da Guarda.

Última Hora

Grupo CIMA nega fecho de centros de inspeção baseado em providência cautelar

O grupo dono dos centros de inspeção em Sines, Seia, Castelo Paiva e Ponte de Lima garante que estes não vão fechar, como anunciou hoje o Instituto da Mobilidade e

Região

COVID-19:  Comissão Municipal de Proteção Civil reúne com Santa Casa da Misericórdia de Tábua

A Comissão Municipal de Proteção Civil de Tábua reuniu, no dia 14 de abril, com a Santa Casa da Misericórdia de Tábua, no âmbito do aparecimento de casos positivos de

Última Hora

Penacova: Residências para Idosos sem casos positivos à Covid-19

Ficou concluída  a realização de testes de rastreio à Covid-19, efetuados no Centro de Bem-Estar Social da Freguesia de Figueira de Lorvão, levada a cabo pela Câmara Municipal de Penacova,