Cerca de 200 jovens participam no acampamento do Bloco ‘Liberdade 2017’ em S. Gião
27 Julho, 2017 1558 visualizações

Cerca de 200 jovens participam no acampamento do Bloco ‘Liberdade 2017’ em S. Gião

image_pdfimage_print

Cerca de 200 jovens participam até domingo no acampamento “Liberdade 2017”, organizado pela Coordenadora Nacional de Jovens do Bloco de Esquerda, em Oliveira do Hospital, com debates, ‘workshops’, filmes e festas no programa.

Ao longo dos cinco dias da iniciativa, cuja primeira edição se realizou em 2004, são muitos os nomes do BE – para além de pessoas externas ao partido – que vão passar pelo Parque de Campismo de São Gião, com destaque para a coordenadora do partido, Catarina Martins, o antigo líder Francisco Louçã, a eurodeputada e ex-candidata presidencial, Marisa Matias, e as deputadas Mariana e Joana Mortágua.

Em declarações à agência Lusa, Izaura Solipa, da Coordenadora Nacional de Jovens do Bloco de Esquerda, explicou que estão inscritas cerca de 200 pessoas – número que está na média das últimas edições -, sendo este um “espaço de reflexão aberto”, no qual querem “pensar num mundo melhor”.

Izaura Solipa explicou que o programa do ‘Liberdade 2017’ é vasto e segue o princípio de nas iniciativas do BE de não se focarem apenas num tema, mas no maior número de “lutas possíveis” às quais o partido se dedica.

Além dos habituais temas como a precariedade, a habitação, a educação ou a saúde, de acordo com a responsável, o programa alterna consoante o momento político que se vive.

Questionada se a programação do ‘Liberdade 2017’ foi condicionada de alguma forma pelo facto de o partido apoiar parlamentarmente o Governo liderado pelo PS, Izaura Solipa foi perentória: “não nos inibiu em nada”.

Aliás, a solução governativa que une no parlamento todos os partidos da esquerda será alvo de um debate, na quinta-feira, intitulado “Keeping up with geringonça”, no qual o deputado Jorge Costa – que esteve envolvido nas negociações com o PS – será o orador principal e responderá às dúvidas dos jovens.

Também “O Capital”, obra de Karl Marx, será discutido num ‘workshop’ que decorre ao longo de quatro tardes no acampamento.

Para a manhã desta quinta feira está marcado o debate “Eu vim de longe, o que é o Bloco de Esquerda”, com a participação das deputadas e irmãs Joana e Mariana Mortágua.

Na sexta de manhã, Marisa Matias reflete sobre ‘Porque é que a linguagem importa?’, enquanto no sábado Francisco Louçã participa num painel sobre “Revolução russa e luta feminista”.

As autárquicas de outubro também chegam ao ‘Liberdade 2017’ no sábado, com o candidato do BE à Câmara de Lisboa, Ricardo Robles, a intervir num debate intitulado ‘Queremos viver na nossa cidade’. No dia do encerramento, domingo, o programa começa com a presença de Catarina Martins que tentará responder à questão ‘Para quê um partido?’. Os filmes também não ficam de fora deste acampamento, estando previsto o visionamento – seguido de debate – de ‘I´m not your negro’, ‘I, Daniel Blake’ e ‘Moonlight’.

Anterior Fogo em Penacova mobiliza quase 300 operacionais
Seguinte Proteção Civil prevê um “dia de muito trabalho” no combate aos fogos

Notícias Relacionadas

Informação

GNR realiza “Operação Páscoa” até domingo

A Guarda Nacional Republicana intensifica, a partir de hoje e até domingo, dia 27, o patrulhamento e a fiscalização rodoviária, com particular incidência nas vias mais críticas. A “Operação Páscoa”

Informação

EXPOH: “Temos uma feira muito interessante para a nossa dimensão”

O presidente do Município de Oliveira do Hospital considerou, hoje, na Rádio Boa Nova, que o concelho tem “uma feira muito interessante” para a sua dimensão.

Última Hora

90 Novas viaturas entregues hoje à GNR

As 90 novas viaturas que foram hoje entregues à GNR, representam um investimento de quatro milhões de euros, e segundo Constança Urbano de Sousa, ministra da Administração Interna, visam aumentar

Última Hora

GNR apreende mais de duas mil peças de vestuário contrafeito na Mealhada

A Unidade de Ação Fiscal, através do Destacamento de Ação Fiscal de Coimbra, apreendeu, no passado dia 13 de julho, cerca de 2565 artigos contrafeitos, no concelho da Mealhada.

Destaque

Casimiro Santos alcança 2º lugar no Concurso Nacional de Pizzaiolos com pizza de requeijão e doce de abóbora

O pizzaiolo Casimiro Santos, do restaurante L’Artista de Oliveira do hospital, conseguiu ontem o 2º lugar no Concurso Nacional de Pizzaiolos, que decorreu no Cais de Gaia,…

Sociedade

Acompanhe os trabalhos da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital

A Rádio Boa Nova em reportagem na reunião da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital.

Informação

António Veiga Simão assume presidência da CCDRC

O vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) António Veiga Simão assume transitoriamente a presidência após a nomeação de Ana Abrunhosa…

Última Hora

Ensinar é Voar: Sessão de reflexão realiza-se dia 23 na Biblioteca Municipal

No próximo dia 23 de novembro, pelas 10h00, decorre na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital uma sessão de reflexão…

Sociedade

Dia de tolerância na Função Pública mas Centros de Saúde estão abertos no distrito.

Dia de tolerância na Função Pública mas Centros de Saúde estão abertos no distrito. Em dia de tolerância de ponto dos funcionários públicos, grande parte dos centros de saúde do

Região

25 detenções, 639 infrações e 73 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 15 a 21 de maio, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Última Hora

Pedrógão Grande: Marcelo agradece solidariedade e pede resposta rápida

Um mês após os trágico incêndios que vitimaram 64 pessoas e causaram mais de 200 feridos, no Centro do país, o Presidente da República agradece a solidariedade manifestada …

Nacional

3.º Campeonato Nacional de ParaOK5 Outdoor – ParaHóquei, este fim de semana em Alvôco das Várzeas

3.º Campeonato Nacional de ParaOK5 Outdoor – ParaHóquei É já este sábado 10 de junho que Alvôco das Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, irá receber o 3.º Campeonato