Cerca de 100 de concelhos de 14 distritos em risco máximo de incêndio
14 Julho, 2020 393 visualizações

Cerca de 100 de concelhos de 14 distritos em risco máximo de incêndio

image_pdfimage_print

Cerca de uma centena de concelhos de 14 distritos de Portugal continental apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco máximo estão cerca de uma centena de concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Leiria, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Aveiro, Viseu, Coimbra, Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Bragança.

O IPMA colocou também em risco muito elevado e elevado de incêndio quase todos os concelhos de todos os distritos (18) de Portugal continental.

Segundo o IPMA, pelo menos até ao fim de semana vai manter-se o risco de incêndio máximo e muito elevado em muitos concelhos do continente por causa do tempo quente.

Na sequência do tempo quente, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou na segunda-feira para o aumento do risco de incêndios rurais, em especial nas regiões do sul e do interior norte e centro, devido ao vento e subida da temperatura previstos para os próximos dias.

Num aviso à população, a ANEPC destaca um “aumento das condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais”, em especial nas regiões do Sul e do interior centro e norte.

Os distritos de Aveiro, Braga, Bragança Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu, vão estar, no mesmo período, em estado de alerta especial amarelo.

O IPMA prevê a continuação de tempo quente, com uma subida gradual pelo menos até sexta-feira.

Durante esta semana a temperatura máxima deverá variar entre 30 e 35 graus Celsius no litoral, devendo atingir valores entre 35 e 40 graus nas regiões do interior.

Também a temperatura mínima apresenta tendência para uma subida gradual, com valores que deverão ser superiores a 20 graus em grande parte do território continental, em especial no interior e no sotavento algarvio, e que são classificadas como noites tropicais.

De acordo com o IPMA, os valores de temperatura estão acima do habitual para a época do ano e esta persistência poderá levar a uma situação de onda de calor em diversos locais do país, em especial no interior.

Na origem do tempo quente está um “anticiclone localizado a nordeste dos Açores, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, em conjunto com um vale depressionário desde o norte de África até à Península Ibérica, origina o transporte de uma massa de ar quente do norte de África a qual será responsável pela persistência de valores elevados de temperatura ao longo da semana”.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no interior do Baixo Alentejo durante a tarde e sendo temporariamente muito nublado por nuvens altas no norte e centro.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante norte, por vezes forte no litoral oeste, em especial durante a tarde e início da noite, com rajadas até 65 quilómetros por hora a norte do Cabo de Sines, sendo em geral fraco do quadrante oeste na costa sul do Algarve.

Nas terras altas, em especial do norte e centro, o vento soprará moderado a forte de leste/nordeste até meio da manhã e a partir do final da tarde.

O IPMA prevê ainda uma descida de temperatura nas regiões norte e centro, em especial da máxima.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 16 graus Celsius (na Guarda, Bragança e Leiria) e os 27 (em Portalegre) e as máximas entre os 25 (em Aveiro) e os 40 (em Évora).

Em Oliveira do Hospital, as temperaturas variam hoje entre os 18 e os 34 graus.

Anterior DGS alerta para os perigos que 'traz' a subida de temperaturas
Seguinte Adeptoliva aprova Relatório de Contas com o melhor resultado de sempre

Notícias Relacionadas

Informação

“Há Festa…” animou Zona Histórica de Oliveira do Hospital

A zona antiga da cidade de Oliveira do Hospital já não passa sem o “Há Festa na Zona Histórica”.

Região

ADIBER divulga novos apoios no setor primário e à criação de emprego nas empresas e IPSS

A ADIBER, entidade responsável pela implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local para a Região da Beira Serra, vai promover um conjunto de sessões de divulgação…

Informação

JSD organizou 4ª Academia Política em Oliveira do Hospital

Cerca de uma centena de jovens social democratas esteve reunida em Oliveira do Hospital, no passado fim-de-semana, na 4ª Academia Política Prof. António Barbosa de Melo organizada pela JSD Distrital

Cultura

‘Coimbra Região de Cultura’ promove espetáculo de fado para crianças em Mortágua

‘Fado Menino’ é a próxima iniciativa do ciclo ‘À Volta do Fado’, a realizar-se no dia 19 de janeiro, sábado, pelas 21h30, no Centro de Animação Cultural de Mortágua.

Informação

Dois feridos graves em choque frontal em Oliveira do Hospital

Dois jovens ficaram gravemente feridos num acidente ocorrido no sábado à noite na EN17, localidade de Chamusca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital. Os dois jovens, residentes no

Informação

Município oliveirense aposta em equipamentos de “medição de ar” e “educação ambiental”

O Município de Oliveira do Hospital, através de um projeto aprovado pelo Fundo Ambiental, vai colocar cinco equipamentos de “medição de ar”.

Última Hora

PJ deteve viúva do homem enterrado no quintal de habitação

A Polícia Judiciária anunciou a detenção da mulher de 46 anos, viúva do cidadão estrangeiro, encontrado ontem à tarde enterrado na quinta onde ambos residiam, perto de Linhares da Beira,

Informação

“Conversas com Barriguinhas” em Oliveira do Hospital

As Conversas com Barriguinhas vão estar em Oliveira do Hospital no próximo dia 25 de fevereiro, entre as  14h00 e as 17h00, na Clínica Médica e Paramédica.

Informação

28 detenções, 850 infrações e 50 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 22 a 28 de maio, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Destaque

Altice quer abrir “Call Center” em Oliveira do Hospital

A multinacional francesa Altice tem em curso, através da empresa Randstad, a fase de recrutamento, com vista à instalação de uma unidade “Call Center” em Oliveira do Hospital.

Região

CCDRC entregou chaves de habitações em Seia e garante que até ao final do ano “muitas habitações” estarão concluídas

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) admitiu hoje que até ao final do ano possam estar finalizadas as obras de “muitas habitações” que foram

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 31 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 23.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.