Centro de Saúde de Oliveira do Hospital continua sem gerador. Cidade está há mais de cinco horas sem energia
20 Janeiro, 2020 3648 visualizações

Centro de Saúde de Oliveira do Hospital continua sem gerador. Cidade está há mais de cinco horas sem energia

image_pdfimage_print

Os ventos fortes provocados pela depressão Glória levaram ao corte de energia no concelho de Oliveira do Hospital que está a afetar…

…. de modo particular o centro da cidade, onde se encontram o Centro de Saúde e o Hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz.

O “apagão” teve início cerca das 10h30 e ainda se mantém, causando constrangimentos nos cuidados de saúde que são prestados no Centro de Saúde, onde continua a não existir um gerador que possa suprir as falhas de energia.

Recorde-se que a situação mais gritante se verificou na tarde e noite de 15 de outubro de 2017, aquando do grande incêndio que afetou o concelho e cuja falha foi colmatada pelo hospital da FAAD, localizado a poucos metros de distância, para onde foi encaminhada a equipa que estava ao serviço no SAP e as pessoas afetadas pelo fogo.

Na ocasião, foram várias as vozes que se ouviram de descontentamento pela inexistência de um gerador numa unidade de saúde que, à data, mantinha em funcionamento o Serviço de Atendimento Permanente 24 horas por dia. Também várias foram as promessas por parte de entidades superiores de apetrechamento do Centro de Saúde com um gerador, mas sem que tal tivesse efeito prático.

Refira-se que, duas semanas após o grande incêndio, o próprio ministro da Saúde, à data, Adalberto Campos Fernandes, visitou o Centro de Saúde e assinou um protocolo com a FAAD para assegurar as urgências no período noturno durante a semana, aos fins de semana e feriados, situação que passou a acontecer no dia 1 de novembro de 2017 e ainda se mantém.

De lá para cá, o Centro de Saúde enquanto Unidade de Cuidados de Saúde Primários não disponibiliza serviço de urgências, assegurando apenas consultas de intersubstituição para situações agudas no período diurno, de segunda a sexta feira. Para qualquer dos casos, a prestações dos cuidados de saúde tem estado hoje sujeita a constrangimentos, obrigando, conforme a Rádio Boa Nova apurou junto de alguns utentes,  a remarcação de várias consultas, nomeadamente de saúde infantil dada a falta de aquecimento, tratamentos de retinopatia e outros cuidados de saúde devido à falta de energia.

O “apagão” desta segunda feira também causou constrangimentos no hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz, que apesar de dispor de gerador, o mesmo não disponibilizava energia para a realização de exames complementares de diagnósticos agendados, que foram entretanto remarcados.

Anterior Vento forte causa corte prolongado de energia em Oliveira do Hospital
Seguinte Coimbra, Viseu, Guarda e Castelo Branco sob aviso amarelo devido ao vento

Notícias Relacionadas

Última Hora

Projeto da Eptoliva distinguido com menção honrosa em Espanha

O projeto “Requalificação dos Resíduos do Setor Oleico na Produção de Biocombustíveis e Bioadsorventes para Remoção de Metais Pesados de Águas Contaminadas”…

Região

Nuno Melo arrancou em Coimbra rumo às europeias

Nuno Melo deslocou-se a Coimbra, a convite da concelhia do CDS, para falar sobre a Direita no contexto Europeu e foi recebido por mais de uma centena de pessoas na

Região

Politécnico da Guarda associa-se a marcha em homenagem ao estudante cabo-verdiano que morreu

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai associar-se à marcha solidária marcada para sábado, naquela cidade, em homenagem ao estudante cabo-verdiano que morreu no dia 31 de dezembro, em Bragança.

Última Hora

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 17 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 21.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Circulação interdita em Penalva de Alva devido a trabalhos de limpeza

O Município de Oliveira do Hospital informa que, por motivo de execução de trabalhos de limpeza de vegetação e corte de árvores em talude, a circulação na Estrada Municipal 514,

Sociedade

PJ da Guarda deteve jovem de 23 anos por suspeita de abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve um homem “fortemente suspeito da prática continuada,…

Informação

Utentes e trabalhadoras livres de perigo após incêndio em lar

Todos os 14 idosos e duas trabalhadoras de um lar da Misericórdia de Arganil afetados por um incêndio na madrugada de hoje estão “livres de perigo”.

Última Hora

Município de Arganil entregou chaves de 10 habitações reconstruídas após os incêndios 

Dez famílias do concelho de Arganil receberam, esta quarta-feira, dia 17 de outubro, a chave das suas habitações, reconstruídas no âmbito do Programa de Apoio à Recuperação de Habitações Permanentes

Informação

Desfiles de Carnaval animaram Nogueira do Cravo e Seixo da Beira (com vídeo)

A realização do desfile de Carnaval animou, ontem à tarde, a freguesia de  Nogueira do Cravo, no concelho de Oliveira do Hospital.

Informação

Amanhã regressa a chuva e desce a temperatura máxima

A chuva regressa na quarta-feira às regiões do litoral e interior norte e centro de Portugal continental, onde se espera também…

Informação

Funeral do casal Rui Nunes Figueiredo e Alexandra Nunes realiza-se amanhã

O funeral do casal Rui Nunes Figueiredo e Alexandra Nunes vai realizar-se amanhã, pelas 11h00, em Penalva do Alva.

Informação

Incêndios: Autarca de Arganil rejeita “medidas em cima da tragédia”

O presidente da Câmara de Arganil, Ricardo Alves, rejeita que novas medidas nas áreas da proteção civil e do ordenamento florestal sejam tomadas pelo Governo “em cima da tragédia”.