Centro de Saúde adapta-se para dar resposta a possíveis casos de Covid-19
27 Março, 2020 2677 visualizações

Centro de Saúde adapta-se para dar resposta a possíveis casos de Covid-19

image_pdfimage_print

O Centro de Saúde de Oliveira do Hospital sofreu uma reorganização dos seus espaços e funcionamento, no âmbito do Estado de Emergência, de forma a estar preparado para dar resposta a possíveis casos de Covid-19 que possam surgir no concelho.

De acordo com informações disponibilizadas na página da internet da unidade de saúde, “foram definidos, nesta fase, procedimentos de receção e encaminhamento de utentes (entrada e saída) na unidade; foram reorganizados os espaços e definidos os locais para as consultas tipo (situação aguda, doença respiratória, crianças e grávidas); foram criadas salas de isolamento específicas para doentes com suspeita de infecção com Covid-19; na recepção de entrada e em todos os atendimentos dos Secretários Clínicos e Médicos (sede e extensões), foram colocados separadores em acrílico e foi colocada sinalética no piso para melhor orientação dos utentes”.

Os utentes que se desloquem ao Centro de Saúde serão atendidos na entrada do mesmo, no espaço exterior, e depois encaminhados para os respetivos espaços. A unidade encontra-se, agora, divida em duas partes. Na “linha verde”, lado esquerdo do Centro Saúde, realizam-se as consultas de intersubstituição, vacinação e cuidados de enfermagem. A “linha vermelha”, lado direito da unidade, destina-se exclusivamente a pessoas com sintomas  de doença respiratória e suspeita de infeção com Covid-19.

A consulta  de Preparação para o Parto tem sido feita por videoconferência em grupo. Também responsáveis do Centro de Saúde, Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Fundação Aurélio Amaro Diniz e Saúde Pública têm reunido por videoconferência, debatendo medidas para prevenir o contágio de Covid-19 no concelho.

O Centro de Saúde salienta ainda que “estas e outras soluções de adaptação, só foram possíveis com a importante colaboração do Município de Oliveira do Hospital”, responsável pela colocação de um toldo na entrada da unidade, instalação de um “contentor” para instalação e desinfeção de pessoal e oferta de material de proteção como luvas e batas descartáveis.

A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Oliveira do Hospital (UCSPOH) agradece ainda à SONAE por contribuir com a oferta de dez kit’s de Equipamento Protecção Individual, assim como ao restaurante “Casa dos Fragos” pela oferta de dezaseis viseiras. A Clínica INMED ofereceu ainda as fitas indicadoras/sinalética.

De referir que, a partir da próxima segunda-feira, dia 30 de março, a UCSPOH atualiza os procedimentos, com as extensões de saúde no concelho (Alvôco das Várzeas, Avô, Aldeia das Dez, Nogueira do Cravo, Seixo, Lagares da Beira e Ervedal da Beira) a encerrarem. Devido ao Plano de Contingência, os utentes/ doentes devem dirigir-se, sempre, à sede do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital.

Também a partir de segunda feira a extensão de Nogueira do Cravo só funcionará em exclusivo e com programação médica, em consultas de vigilância de Saúde Materna, Grávidas e Saúde Infantil. Todo os outros serviços terão de ser sempre tratados na sede, de preferência por via telefone ou e-mail.

Não é permitida a permanência de acompanhantes para dentro da unidade como medida de prevenção, com exceção de motivo extremamente necessário e justificado.

No que diz respeito a receitas médicas, as mesmas devem ser solicitadas nas Juntas de Freguesia, na Sede da UCSPOH, e-mail (ucsp.ohospital@arscentro.min-saude.pt)  ou via telefónica (238 600 250) e depois receberá a respetiva receita no seu telemóvel. Brevemente estarão disponíveis mais linhas e acessos telefónicos e outros meios alternativos de contactar o Centro de Saúde.

Ainda no dia de ontem, 26 de março, foi realizada a higienização de todo o interior da UCSP – Sede em Oliveira do Hospital, com a colaboração do município oliveirense

O objetivo e principio base é, que se desloque ao Centro de Saúde só mesmo em caso de necessidade.

Para quaisquer dúvidas contacte 238 600 250 ou através do endereço ucsp.ohospital@arscentro.min-saude.pt. Poderá falar com responsáveis ou com o seu médico via chamada telefónica ou, eventualmente, por vídeo chamada. Caso tenha sintomas de Covid-19 e não consiga contactar a Linha SNS 24, pode ligar para o Centro de Saúde, onde lhe darão as indicações necessárias.

 

 

Anterior Mangualde: Capotamento de trator agrícola provoca um morto
Seguinte Detetado caso positivo de Covid-19 no concelho de Gouveia

Notícias Relacionadas

Informação

Seia apaga as luzes pelo Planeta

O Município de Seia vai desligar as luzes de edifícios públicos no dia 19 de março de 2016, entre as 20h30 e as 21h30, em associação ao maior movimento global

Informação

Mundo: Nasceu um bebé em pleno ataque de Nice

O atentado a Nice chocou o mundo e instalou o pânico entre as pessoas que se encontravam no local. Contudo, o medo do cenário bárbaro que se viveu…

Região

Município de Penacova realiza intervenção de regularização fluvial nos rios Alva e Mondego

O Município de Penacova encontra-se a realizar intervenções de regularização fluvial nos rios Alva e Mondego, uma acção no âmbito da transição dos saldos de gerência do Fundo Ambiental e

Informação

Meios aéreos de combate a incêndios saem de Seia por razões de segurança

A Proteção Civil anunciou que os dois meios aéreos pesados de combate a incêndios florestais sediados em Seia vão ser hoje reposicionados em Castelo Branco por razões de segurança.

Última Hora

Oliveira do Hospital associa-se ao Projeto Limpa + 

O Município de Oliveira do Hospital, através do Gabinete de Ambiente e Energia, associou-se ao Projeto Limpa +.

Informação

Caldas da Rainha: Homem detido por violência doméstica

O Comando Territorial de Leiria, através do Posto Territorial de Caldas da Rainha, deteve, no passado dia 23 de novembro, um homem de 28 anos pelo crime de violência doméstica

Região

Governo vai estudar viabilidade de aeroporto na região Centro

O Governo vai estudar “uma solução viável para a implementação de um aeroporto na região Centro”, anunciou a Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra, …

Última Hora

Ovar: Mulher morre e homem fica em estado grave devido a monóxido de carbono

Uma mulher, com cerca de 30 anos, morreu intoxicada por monóxido de carbono na manhã desta segunda-feira em Ovar. Há ainda a registar um ferido grave, um homem, que foi

Informação

PIDS já distribuiu 700 máscaras a idosos e doentes de risco da freguesia do Seixo da Beira

No passado sábado, dia 23 de maio, foi realizada a primeira distribuição de máscaras pela população idosa e doentes de risco da freguesia do Seixo da Beira. PIDS- Plano de

Última Hora

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 19 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 29.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Bombeiros de Lagares comemoram 70º aniversário com remodelação do quartel

A inauguração da ampliação e remodelação do quartel vai marcar no próximo domingo, 5 de junho, a comemoração do 70º aniversário da Associação Humanitária…

Informação

Proteção Civil e Faculdades de Coimbra e Lisboa aplicam Inteligência Artificial para analisar incêndios urbanos

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA), em conjunto com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, através dos seus centros