CDS-PP de Oliveira do Hospital defende utilização da ESTGOH para fixar jovens no concelho
13 Julho, 2020 820 visualizações

CDS-PP de Oliveira do Hospital defende utilização da ESTGOH para fixar jovens no concelho

image_pdfimage_print

O CDS-PP de Oliveira do Hospital propôs na última reunião da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital “que se utilize a Escola Superior  …

… de Tecnologia e Gestão ( ESTGOH ) como meio de fixação de jovens no nosso concelho” para contornar a perda de 7,1 % da população nos últimos 10 anos, o equivalente a uma freguesia como Lagares da Beira totalmente deserta”.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a concelhia do CDS-PP de Oliveira do Hospital, considera que “a nossa escola superior tem características únicas a nível nacional que podem e devem servir de ponte para a fixação dos jovens, desde logo, os cursos que aqui são lecionados têm ligações diretas àquele que deve ser um plano de ação sustentável do nosso município”. No entanto, neste momento, o CDS –PP constata que “a escola superior tem apenas um propósito, servir de plataforma giratória de jovens, que chegam ao nosso concelho e, os que ficam, deixam cá o seu dinheiro e vão embora 3/4 anos, sem que o município extraia qualquer proveito das valências que daqui levaram.”

O CDS vê a ESTGOH “como um trampolim para o sucesso do nosso concelho e quer que esta seja aproveitada com uma visão de futuro e não com o intuito de gerar riqueza apenas no presente”.  Entendem os centristas que “cursos como Gestão, contabilidade e administração e desenvolvimento regional e ordenamento do território são fundamentais para o futuro do nosso município”. “Numa altura em que o nosso município padece de graves problemas de organização territorial”, o CDS questiona “porque não se estabelecem protocolos sérios entre a câmara e a escola superior, por forma a desenvolver equipas que trabalho que nos possam ajudar a combater este problema?”

O assunto foi apresentado em reunião da Assembleia Municipal pelo jovem deputado do CDS-PP, Rafael Dias.

Foto arquivo

 

Anterior Despiste em Alfarelos fez cinco feridos. Dois são crianças
Seguinte Europe Direct Região de Coimbra promove webinar sobre a “Estratégia do Prado ao Prato”

Notícias Relacionadas

Informação

Juventude Popular de Oliveira do Hospital reforça presença na Comissão Política Nacional

A Juventude Popular (JP) de Oliveira do Hospital marcou presença no XXIII Congresso da Juventude Popular, nos dias 26 e 27 de maio. Na ocasião, a estrutura local assegurou a

Última Hora

Município de Arganil promove Programa de Ocupação de Tempos Livres

 O Auditório da Biblioteca Municipal de Arganil acolheu, no passado dia 18 de maio, uma sessão de divulgação sobre o Programa de Ocupação de Tempos Livres,…

Região

Pulseira eletrónica para suspeito de violência doméstica na Guarda

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vitimas Específicas deteve um homem, de 68 anos, suspeito de violência doméstica, no concelho da Guarda.

Região

Nelas: GNR investiga onda de assaltos

A GNR está a investigar assaltos que aconteceram nos últimos dias no concelho de Nelas.

Informação

Duas detenções em Seia por crime de lenocínio

Um homem de 45 anos e uma mulher de 42 foram, ontem, detidos por suspeita do crime de lenocínio em Seia, no distrito da Guarda, anunciou o Comando Territorial da

Informação

Circulação no IP3 restabelecida após quase quatro semanas condicionada

A circulação no Itinerário Principal (IP) 3, na zona de Penacova, é restabelecida hoje ao início da tarde, após quase quatro semanas condicionada devido…

Região

Figueira da Foz: Sexagenário detido por posse ilegal de armas

Um homem de 68 anos foi detido por posse de armas e munições proibidas, ontem, na zona de Buarcos, na Figueira da Foz.

Última Hora

Oliveira do Hospital tem mais 200 desempregados. Alexandrino receia desemprego em “catadupa”

O concelho de Oliveira do Hospital conta com mais 200 pessoas em situação de desemprego devido à pandemia Covid-19, informou ontem o presidente do Município.

Informação

Empresas: Intermarché promove Feira de Vinhos, Queijos e Enchidos

A loja Intermarché de Oliveira do Hospital está a promover uma Feira de Vinhos, Queijos e Enchidos. A iniciativa que começou ontem decorre até ao dia 6 de março.

Última Hora

António Loureiro reflete em livro sobre “Fracasso e Misericórdia no Matrimónio”

“Fracasso e Misericórdia no Matrimónio” é o nome do novo livro de António Loureiro, pároco de Oliveira do Hospital. Um tema sobre o qual se propôs refletir …

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 21 de janeiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 16.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Informação

EXPOH: “Vamos dar oportunidade aos oliveirenses para serem eles a escolher o cartaz”

Terminou ontem a EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital. Quando ainda se esperava pela última atuação – Os Azeitonas , que encheram o Parque do Mandanelho, …