CD Tondela garante a manutenção na Primeira Liga
27 Julho, 2020 292 visualizações

CD Tondela garante a manutenção na Primeira Liga

image_pdfimage_print

O Tondela venceu, ontem, o Moreirense por 2-1, com duas grandes penalidades convertidas no final de cada parte, na 34.ª e última jornada da I Liga portuguesa de futebol, e garantiu a permanência pela quinta época seguida.

A equipa de Tondela adiantou-se no marcador aos 45 minutos, após uma primeira parte equilibrada, em que teve um ligeiro ascendente, por João Pedro, ‘sofreu’ na segunda parte com a reação ‘cónega’, que valeu o tento do empate de João Aurélio, aos 70 minutos, e beneficiou de novo penálti no final do desafio, convertido por Pepelu, aos 90.

O Tondela, que precisava somente de um ponto para se manter no escalão maior do futebol nacional, assegurou o objetivo na última jornada pela quarta vez em cinco épocas, depois de já o ter feito em 2015/16, 2016/17 e 2018/19, e terminou a edição de 2019/20 da I Liga na 14.ª posição, com 36 pontos.

Já o Moreirense encerrou com uma derrota uma época em que atingiu o oitavo lugar, com 43 pontos, a segunda melhor classificação na sua história, atrás do sexto lugar obtido na temporada 2018/19, com 52 pontos.

O conjunto beirão criou a primeira ocasião de golo do desafio, quando os anfitriões até tinham mais bola, mas Yohan Tavares desperdiçou a falha de Pasinato na sequência de um livre e cabeceou por cima com a baliza deserta, ao minuto oito.

Os ‘cónegos’ responderam num disparo de Luther Singh junto à ‘meia lua’, que proporcionou uma defesa apertada a Babacar Niasse, aos 18 minutos, mas o Tondela começou a impor-se aos vimaranenses a partir do minuto 20, trocando a bola com frequência no meio-campo adversário, e criando dois lances com algum perigo por Jonathan Toro, aos minutos 24 e 33.

O esforço tondelense deu ‘frutos’ nos minutos finais da primeira parte, quando um remate de Jhon Murillo embateu na mão de Abdu Conté já no interior da área ‘cónega’ e o árbitro Luís Godinho assinalou penálti. João Pedro apontou o seu quarto golo da época na conversão e aproximou os beirões da permanência.

Os jogadores do Moreirense apareceram com mais rapidez e maior envolvimento ofensivo após o intervalo, e a ‘corrente’ do jogo começou a fluir quase sempre para a baliza do Tondela, com Nuno Santos a criar o primeiro lance de perigo, num livre que passou ao lado do poste esquerdo, aos 50 minutos.

A bola continuou a circular no meio-campo beirão e o empate acabou por se consumar aos 70 minutos: a bola ‘sobrou’ para a entrada da área onde apareceu João Aurélio a desferir um potente remate, que tabelou em Yohan Tavares e ‘traiu’ Babacar Niasse.

Numa altura em que tanto o Portimonense, como o Vitória de Setúbal já venciam os outros jogos do dia, o Tondela continuou recuado, mas conseguiu, ainda assim, ameaçar o segundo golo, num cabeceamento de Ronan ao lado, aos 82 minutos, e beneficiar, depois, de um penálti cometido por Steven Vitória sobre Richard Rodrigues.

Com o objetivo da época no pé direito, Pepelu atirou para o meio da baliza e selou a continuidade do único representante do centro de Portugal na I Liga.

Fonte: Jornal do Centro

Anterior  “Colcurinho Sky Race” adiada para 24 de outubro de 2021
Seguinte Suspeito de atear três incêndios em Águeda ficou em prisão preventiva

Notícias Relacionadas

Última Hora

Confraria do Bucho apresenta candidatura às 7 Maravilhas de Portugal – Doces

A Confraria do Bucho de Arganil submeteu uma candidatura ao Concurso 7 Maravilhas – Doces, composta por 6 doces típicos do Concelho de Arganil.

Informação

Município oliveirense lança concurso para memorial de homenagem às vítimas do grande incêndio

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) abriu um concurso de ideias para a criação de um memorial de homenagem às vítimas do trágico incêndio de 15 de outubro.

Região

Homem que queimou e matou vítima em Penalva do Castelo foi extraditado do Brasil

Um português que, desde o passado mês de agosto, se encontrava detido no Brasil na sequência de mandato de detenção internacional, foi extraditado para Portugal.

Região

Aveiro: Casal detido por tráfico de estupefacientes. Tinham mais de 2 mil doses de cannabis

Um homem e uma mulher de 22 e 23 anos, respetivamente, foram detidos pela Guarda Nacional Republicana por serem suspeitos do crime de tráfico de estupefacientes, em Vagos, distrito de Aveiro.

Informação

União Sportiva venceu Taça Nacional de Sub 19 Femininos em Basquetebol

O União Sportiva conquistou, ontem, a primeira Taça Nacional de Sub 19 Femininos da sua história, depois de bater o Galitos por 74-72, no Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital.

Região

GNR: Pessoas mais vulneráveis e idosos vão contar com teleassistência da GNR

A GNR prevê iniciar no mês de julho um programa de teleassistência para apoio a idosos e a pessoas vulneráveis que vivem sós e isoladas em 11 dos 14 concelhos

Informação

Vinhos do Centro de Portugal promovem-se em encontro que junta 450 especialistas mundiais

Turismo Centro de Portugal participa no “Wine Summit” Must – Fermenting Ideas, de 20 a 22 de junho. A iniciativa atrai ao Centro de Congressos do Estoril cerca de 450

Informação

Sinistralidade: 15 detenções, 955 infrações e 89 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, 18 a 25 de dezembro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a fiscalização

Última Hora

Evacuada escola primária na Guarda devido a incêndio

Um incêndio deflagrou na Escola Primária Vila Fernando, na Guarda, ao final desta tarde.

Destaque

Quinze detenções e 69 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

Na semana de 21 a 27 de março, no âmbito de um conjunto de operações que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras,…

Região

Condenados 21 arguidos por crimes na cadeia de Coimbra

O Tribunal de Coimbra condenou, ontem, 21 arguidos, a maioria reclusos, a penas de prisão efetiva que vão desde os três aos 13 anos, num processo de tráfico de droga

Informação

“Há pessoas que são muito marcantes e difíceis de substituir”

Francisco Correia das Neves, ilustre oliveirense, vai a sepultar ao final da tarde de hoje (17h30) para o cemitério velho de Oliveira do Hospital, em jazigo de família.