CCDRC premiou 82 “empresas gazela”
21 Maio, 2018 820 visualizações

CCDRC premiou 82 “empresas gazela”

image_pdfimage_print

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) premiou, na passada sexta-feira, na 4ª Gala das Empresas Gazela 2017, em Viseu, 82 “empresas gazela”,…

…das quais 39 foram distribuídas por concelhos da região, sendo que 12 pertencem ao distrito de Coimbra, nomeadamente em Coimbra, Montemor-o-Velho, Lousã, Mira, Penela e Soure.

Manuel Caldeira Cabral, ministro da Economia, destacou o papel destas empresas no crescimento da economia, nomeadamente no que respeita à criação de emprego e o aumento de exportações.

Caracterizadas por serem jovens com um ritmo de crescimento acelerado, estas empresas “têm feito a aceleração do crescimento da economia portuguesa, quer nas exportações, quer no emprego, quer no investimento”, afirmou Manuel Cabral.

Segundo o governante, as “empresas gazela”, na região Centro, “triplicaram o seu volume de emprego nos últimos três anos”.

Na opinião do ministro, as “empresas gazela” são “a boa demonstração de que há muitas empresas de sucesso em Portugal e que o sucesso de Portugal se está a fazer com empresas de muitos setores e muitas tipologias”.

“Em todos estes setores encontramos não só grandes empresas, mas um conjunto diversificado de pequenas e médias empresas que souberam encontrar o seu nicho nos mercados internacionais e que souberam crescer de uma forma sustentada, baseada na inovação e criando emprego”, afirmou.

Manuel Caldeira Cabral disse que o Governo tem trabalhado para “facilitar a vida a estas empresas, nomeadamente no que toca ao financiamento” e “libertando a procura interna”.

“O que temos que continuar a fazer é trabalhar com estas empresas, quer no financiamento, quer em criar condições para que possam crescer, mas também em áreas tão importantes como a da inovação”, acrescentou.

“É este apoio à inovação das pequenas e médias empresas que estamos a trabalhar em programas como o Interface, com os centros de interface tecnológico, com o apoio à inovação das pequenas e médias empresas, que não podem, ao contrário das grandes empresas, ter laboratórios e uma equipa muito grande de investigação”, referiu.

Manuel Caldeira Cabral deu conta que gostaria de ver crescer em Portugal “bons exemplos de empresas que valorizam os seus trabalhadores e os seus produtos e que conseguem sucesso não apenas no mercado português, mas a partir de Portugal ter um sucesso global”.

Anterior Ciclista morre em colisão com automóvel em Cantanhede
Seguinte Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, vai ser cardeal

Notícias Relacionadas

Educação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 11 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 5.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Informação

Idosos visitaram a Boa Nova no Dia Mundial da Rádio (com vídeo)

No dia Mundial da Rádio, que hoje se comemora, a Boa Nova recebeu um grupo de utentes do Lar da Fundação Sarah Beirão, localizada em Tábua.

Região

Coimbra: Apreensão de armas no âmbito de um processo-crime de violência doméstica

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas, apreendeu ontem, dia 7 de janeiro, cinco armas e 44 munições no âmbito de um processo-crime

Informação

Incêndios: “Aquilo que é mais chocante é a mentira. Diz-se que está tudo bem, quando está tudo mal”, diz Rui Rio

O líder nacional do PSD iniciou, esta manhã, uma visita aos concelhos afetados pelo grande incêndio de outubro. Em Oliveira do Hospital, Rui Rio esteve na empresa J.Guerra,…

Última Hora

CIM Região de Coimbra discute novo aeroporto com o Ministério das Infraestruturas e da Habitação

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra vai reunir amanhã, 15 de janeiro, no Ministério das Infraestruturas e da Habitação, em Lisboa,…

Informação

Operação Natal Tranquilo: 190 acidentes no domingo com cinco vítimas mortais

A operação “Natal Tranquilo” registou no terceiro dia, domingo, 190 acidentes na estrada, que resultaram em cinco mortos e três feridos graves, elevando para 12 as vítimas mortais desde o

Última Hora

Câmara de Coimbra ativou Plano de Emergência devido ao mau tempo

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, ativou ontem, a partir das 19h00, o plano de emergência…

Informação

Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande recebe prémio

A Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande e a sua presidente, Nádia Piazza, recebem hoje o Prémio Cidadania 2017 …

Região

Câmara Oliveira do Hospital abre  gabinete de apoio técnico  para micro e pequenas empresas

O Município de Oliveira do Hospital vai disponibilizar a partir de segunda-feira, 12 de junho, apoio técnico aos promotores de candidaturas aos fundos comunitários …

Última Hora

Ministério das Infraestruturas afirma que 288 casas estão reconstruídas

O número de habitações permanentes totalmente reconstruídas após os incêndios de outubro de 2017 nas regiões Norte e Centro ascende neste momento a 288, tendo sido já pagos 14,8 milhões

Última Hora

Estradas encerradas na Serra da Estrela devido à queda de neve

Algumas das estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão hoje de manhã encerradas ao trânsito devido à queda de neve, disse fonte do Comando Distrital de

Desporto

Resultados desportivos de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) empatou, ontem, por uma bola frente ao Eirense. O empate, que marcou a décima sétima jornada do Campeonato da Divisão de Honra