Casa da Obra vai ser convertida em Casa da Memória em Aldeia das Dez
31 Julho, 2018 2057 visualizações

Casa da Obra vai ser convertida em Casa da Memória em Aldeia das Dez

image_pdfimage_print

O Solar Pina Ferraz, também conhecido por “Casa da Obra”, localizado em Aldeia das Dez, no concelho de Oliveira do Hospital, vai ser convertido em Casa da Memória.

O projeto, que prevê a requalificação do espaço com um financiamento inicial de 50 mil euros, visa preservar “a memória da terra, gentes e modo de vida na Serra do Açor, contribuindo assim para a preservação da diversidade e herança cultural”.

A iniciativa é da ADXTUR– Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, Município de Oliveira do Hospital e Junta de Freguesia de Aldeia das Dez que, na última semana, tornaram pública a vontade de fazer da Casa da Obra, um espaço inacabado, num lugar para preservar a memória e continuar a ser palco privilegiado para a promoção da cultura na freguesia.

Segundo Rui Simão, diretor executivo da ADXISTUR, a intervenção decorre no âmbito do programa Valorizar, de apoio à valorização turística do interior, que permite “transformar este espaço da Casa da Obra, naquilo que se chama Casa da Memória”. De acordo com o responsável, o projeto vai juntar a “dimensão científica do conhecimento” à “vertente criativa” com programas de animação artística, e ao “registo da identidade da terra” . A intervenção inicial é de 50 mil euros e prevê, para além do projeto de animação, a qualificação do acolhimento de quem visita o espaço.

“O Coliseu de Aldeia das Dez”

Com este projeto, o presidente do Município de Oliveira do Hospital pretende valorizar a “Casa da Obra”, que “tem uma história que tem que ser respeitada”. José Carlos Alexandrino quer que o Solar Pina Ferraz passe a ser um “centro cultural”, que possibilite uma “diferenciação” em Oliveira do Hospital. No entender do autarca, os 50 mil Euros “só dão para começar”. “Mas tudo tem que ter um princípio”, tal como aconteceu em 2012, por ocasião da adesão à Rede das Aldeias do Xisto em, que o Solar foi limpo “porque estava cheio de silvas”.

Carlos Castanheira, autarca da freguesia, considerou que este é “motivo de orgulho” para a freguesia. “Este é um projeto que vai valorizar o território, o turismo da nossa aldeia e de Oliveira do Hospital”, referiu o presidente da Junta de Freguesia, que considera o espaço como o “coliseu de Aldeia das Dez” . “Eles em Roma têm um. Nós aqui, em Aldeia das Dez, temos este que acho muito belo”, concluiu.

Por ocasião da apresentação do projeto Casa da Memória, foi também divulgada a residência artística de Pedro Melo Alves, no âmbito do XJazz- Encontros de Jazz, e ainda o projeto “Desenhar a Essência dos Lugares”.

Anterior Vote na “Mesa da Beira Serra” até ao dia 12 de agosto
Seguinte Município de Arganil apoia a reconstrução de casas de segunda habitação afetadas pelos incêndios

Notícias Relacionadas

Desporto

Rafael Reis é o primeiro camisola amarela na Volta a Portugal

O português Rafael Reis, da Caja Rural, é o primeiro camisola amarela da 80.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta, pela vitória desta quarta-feira no prólogo de Setúbal,…

Última Hora

Aveiro: PJ deteve suspeito do crime de abuso sexual de crianças agravado

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve, no cumprimento de mandado emitido pelo Departamento de Instrução e Ação Penal de Aveiro,…

Última Hora

Obras para colocação de fibra ótica no Maciço Central arrancam este mês

No âmbito do projeto intitulado “Conectividade no Maciço Central”, inédito na zona geográfica da Serra da Estrela, onde a Altice decidiu fazer um grande investimento de infraestruturação do território de

Informação

Casa do Benfica de Arganil realiza trail Trilhos de Arganil

A Secção Desportiva da Casa do Benfica de Arganil, com a ajuda de vários parceiros, vai realizar no próximo dia 3 de março de 2019, a prova de trail Trilhos

Região

Mangualde: Capotamento de trator agrícola provoca um morto

O capotamento de um trator agrícola na Estrada Nacional 16 (EN16), em Vila Chã de Tavares, Mangualde, provocou hoje a morte a uma pessoa.

Última Hora

Incêndios: MAAVIM continua a lutar pelos apoios prometidos

Após 10 meses dos grandes incêndios de 15 de outubro, o Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM),…

Última Hora

Região: Polícia Judiciária deteve autor de crime de violação

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, em cumprimento de mandado de detenção emitido pelo Ministério Público no DIAP de Viseu, …

Informação

Secretária de Estado Adjunta e da Educação inaugurou EB 1 e Jardim de Infância do Sarzedo

A Escola do 1.º Ciclo e Jardim de Infância do Sarzedo foi inaugurada no passado sábado, dia 7 de abril, pela Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão,…

Informação

Covid-19: Conheça as medidas a implementar ao abrigo do estado de emergência

O Governo reuniu-se, esta quinta-feira, em Conselho de Ministros no Palácio da Ajuda, para aprovar as medidas que concretizam a execução do decreto do Presidente da República, que institui o

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 5 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 5.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Informação

Salsicharia da Beira Serra distinguida com o selo PME Excelência 2017

A empresa Salsicharia da Beira Serra, localizada na zona industrial de Oliveira do Hospital, que se dedica à produção artesanal de produtos de fumeiro, …

Desporto

“Stormbringer” foi o grande vencedor do Concurso Soltem Talentos de Oliveira do Hospital

O grupo Stormbringer convenceu ontem à noite o júri do concurso Soltem Talentos, conquistando o primeiro lugar. Em segundo lugar ficou o grupo “Overlay” e em terceiro o grupo “Quatro