Casa da Cultura de Oliveira do Hospital vai ter auditório para 300 pessoas
11 Julho, 2016 3360 visualizações

Casa da Cultura de Oliveira do Hospital vai ter auditório para 300 pessoas

image_pdfimage_print

Maior e mais moderna. Assim vai ser a futura Casa da Cultura César Oliveira, em Oliveira do Hospital, fruto da ligação ao Colégio …

… Brás Garcia de Mascarenhas, possibilitando a construção de um novo auditório com capacidade para 300 pessoas.

Afinal, a Casa da Cultura oliveirense não vai ser apenas remodelada. Por decisão municipal e garantido o apoio dos fundos comunitários, no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, aquele espaço vai ser objeto de uma intervenção maior, com destaque para o novo e maior auditório. Uma solução só possível com a ligação ao desativado Colégio Brás Garcia de Mascarenhas e terrenos adjacentes que também necessitavam de trabalho de recuperação. “Está na hora de fazer um novo auditório que leve 300 pessoas em Oliveira do Hospital. Para além de pequena, a Casa da Cultura não tem boca de palco. E os filmes que se estreiam em Lisboa e Porto têm que ser estreados, no mesmo dia, em Oliveira do Hospital”, referiu o presidente da Câmara Municipal.

José Carlos Alexandrino disse que já foi feito um “pré-esboço” e adiantou que o atual auditório vai dar lugar a uma sala de exposições e de receção das pessoas, quando se dirigem ao novo auditório.

A remodelação e ampliação da Casa da Cultura acontecem 25 anos após a sua construção, notando o atual presidente da Câmara que aquele espaço “serviu os seus propósitos”. “Mas, hoje o executivo tem nova visão. Temos que fazer história”, considerou José Carlos Alexandrino, notando que a equipa que lidera é “capaz de ver o futuro em Oliveira do Hospital”.  As obras de remodelação e ampliação da Casa da Cultura deverão arrancar no último trimestre deste ano.

No âmbito do PEDU e da requalificação da Zona Histórica, Alexandrino deu conta da primeira reunião com arquitetos e engenheiros do concelho, que acederam ao repto lançado de participação naquele que virá a ser o projeto final de intervenção naquele espaço. Pretende José Carlos Alexandrino que a requalificação tenha o “cunho das pessoas de Oliveira do Hospital”, com o apoio de uma gabinete especializado na requalificação de zonas históricas e que a autarquia contratará para prestar assessoria.

O objetivo é de levar a efeito um “concurso de ideias” de onde resultem “três projetos” que serão colocados a uma votação com vista à escolha do projeto final. Pretende o município “injetar dinheiro” nos gabinetes de arquitetura do concelho.

Anterior Oliveirenses festejaram o título de “campeões europeus”
Seguinte ASAE apreende 350 quilos de mel na região Centro

Notícias Relacionadas

Última Hora

Junho é o mês da Igualdade em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital, através da equipa “Igualdade Local: Cidadania Responsável” vai dedicar o mês de junho à promoção da igualdade de género,…

Última Hora

Balanço Provisório aponta para redução de ignições e área ardida

Dados provisórios disponibilizados pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF),  indicam que entre 1 de janeiro e 31 de agosto de 2018, foram registados um total de…

Informação

Quase 150 bombeiros combatem chamas em Mangualde

Um incêndio numa zona de mato na localidade de Abrunhosa, concelho de Mangualde, estava, às 07h30 de hoje, a ser combatido por 143 operacionais,…

Região

15 detenções, 870 infrações e 58 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 3 a 9 de setembro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Última Hora

Câmara de Arganil aposta em Cantares de Natal e Janeiras na Aldeia, mantendo viva uma das tradições mais antigas do país

Em 2019, a autarquia dirigida por Luís Paulo Costa volta a reunir as Tunas Concelhias – Arganil, Côja e São Martinho da Cortiça – para cantar o natal e as

Desporto

Oliveira do Hospital recebeu final nacional da Liga Empresarial

Oliveira do Hospital recebeu a final nacional da Liga Empresarial. Na variante de futebol 7, o conjunto portuense …

Região

Freguesia em Oliveira do Hospital perdeu 80 empregos em duas serrações

Pelo menos 80 pessoas perderam o emprego na área da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira, em Oliveira do Hospital, …

Última Hora

Reacendimento em Tábua mobilizou dezenas de operacionais

Um reacendimento ocorrido esta tarde, cerca das 15h00, na freguesia de Covas e Vila Nova de Oliveirinha obrigou à mobilização de cerca de 200 operacionais e, pelo menos, um meio

Informação

Centro Social de Aldeia das Dez e Casa da Obra venceram Festival da Canção IPSS

O Centro Social de Aldeia das Dez venceu esta tarde o 11º Festival Infantil da Canção das IPSS, na valência Jardim de Infância. A “Casa da Obra” – Obra D.

Última Hora

ADIBER recebe Medalha de Mérito do Município de Góis

Numa sessão presidida pelo Ministro-Adjunto, Eduardo Cabrita, o Município de Góis distinguiu a ADIBER com a atribuição da Medalha de Mérito como reconhecimento do trabalho…

Última Hora

“LUTO” estreia em Tábua nos dias 19, 20 e 21 de julho

A Rede Artéria e o Município de Tábua anunciam a estreia de “LUTO”, uma criação original da Circolando, que vai ser apresentada nos dias 19, 20 e 21 de julho,

Educação

Clube Ciência Viva no AEOH “vai permitir que alunos façam atividades experimentais em parcerias com instituições de ensino público”

O Clube Ciência Viva é, agora, uma realidade no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH).