Carregal do Sal: Núcleo Concelhio do BE denuncia poluição no rio Dão
12 Fevereiro, 2020 503 visualizações

Carregal do Sal: Núcleo Concelhio do BE denuncia poluição no rio Dão

image_pdfimage_print

O Núcleo Concelhio de Carregal do Sal do Bloco de Esquerda (BE) denunciou, ontem, mais um caso de poluição, desta vez no rio Dão na Praia Fluvial do Mercudo, em Papízios.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o Núcleo refere que “a espuma é muito visível e o cheiro a esgoto é intenso” na zona referida.

“Vários membros do Núcleo Concelhio de Carregal do Sal  e da Comissão Coordenadora Distrital de Viseu do BE presenciaram um foco de poluição no rio Dão, na Praia Fluvial do Mercudo em Papízios, junto à ponte da Estrada Regional 230”, lê-se no comunicado.

Segundo o BE, a situação já foi denunciada às entidades competentes, nomeadamente ao SEPNA local.

O BE lembra que “o Mercudo é uma zona piscatória bastante frequentada, tal como no verão é uma zona de banhos muito importante do concelho de Carregal do Sal e dos concelhos limítrofes”.

“Relembramos que o Bloco de Esquerda, tanto no concelho como no distrito, tem-se empenhado na luta pela defesa dos cursos de água, rios e ribeiras que são constantemente poluídos com descargas ilegais ou com a inoperabilidade de alguns sistemas de tratamento de águas residuais”, refere o partido, acrescentando que “ a sub-bacia hidrográfica do Dão (rio Dão, rio Dinha, rio Criz e outros) é insistentemente alvo de casos de poluição que contamina o ecossistema e prejudicam gravemente a fauna e a flora do seu envolvente”.

Até ao momento, o BE já fez várias denúncias como a Zona Industrial da Gândara em Carregal do Sal onde algumas empresas não cumprem com os requisitos legais para a rejeição de efluentes, a contínua poluição na Ribeira de Dardavaz em Tondela ou o rio Pavia na cidade de Viseu.

“Estes atentados ambientais põem em causa a saúde pública e a fauna e flora aquáticas e ribeirinhas. É extremamente necessário resolver com urgência estas situações e apurar quem são os responsáveis”, concluem.

Anterior Região: Dois homens identificados por furtos a residências
Seguinte Sabugal: Detido por agredir e ameaçar ex-companheira

Notícias Relacionadas

Região

Município de Penacova mantém apoios aos alunos que frequentam o 1º CEB

Os alunos que frequentam, na área geográfica do concelho de Penacova, o 1º ciclo do ensino básico, vão manter, no ano letivo de 2018-2019, os apoios atribuídos pelo Município de

Região

Viseu: Detidos homens suspeitos de 15 furtos em bombas de gasolina

Dois homens, de 40 e 41 anos, foram detidos pela GNR em Viseu, por roubos em estabelecimentos comerciais e posse de armas proibidas.

Politica

Deputado do PSD acusa executivo oliveirense de entrar em “modo pré campanha”.

O deputado Municipal do PSD, Rafael Costa, acusou há instantes o executivo de Oliveira do Hospital de entrar em “modo de pré campanha” e de recorrer à “velha estratégia da

Opinião

Ca$h Resto Z€ro com olhar sobre “uma das maiores desgraças de sempre”

No habitual Ca$h Resto Z€ro na Rádio Boa Nova, Vítor Neves olha esta sexta-feira para “uma das maiores desgraças de sempre” que se abateu sobre o país.

Última Hora

Agressor voltou a ser detido por violência doméstica

O Comando Territorial de Coimbra, através do Posto Territorial de Vila Nova de Poiares, deteve ontem, dia 21, um homem de 75 anos, …

Informação

Oliveira do Hospital aprova Plano Operacional Municipal contra incêndios

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (CMDFCI) de Oliveira do Hospital aprovou, ontem por unanimidade, o Plano Operacional Municipal 2019 (POM), …

Educação

4º Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio em Tábua

Decorre nos dias 1 e 2 de abril, no Centro Cultural de Tábua, um BootCamp destinado às equipas finalistas das finais Municipais do Concurso de Ideias de Negócio,…

Última Hora

Museu da Bobadela com visitas guiadas no Dia Internacional dos Museus (com vídeo)

Neste dia Internacional dos Museus, a Rádio Boa Nova visitou o Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva, localizado na Bobadela. Graça Silva, vereadora da Cultura, deu conta do programa comemorativo

Última Hora

Bombeiros de Lagares da Beira comemoram 73º aniversário

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira comemora, no próximo dia 2 de junho, o seu 73º aniversário.

Última Hora

GNR deteve homem de 34 anos suspeito de tráfico de droga

Um homem de 34 anos foi detido, na segunda feira, dia 17, na Figueira da Foz, por suspeita de tráfico de droga. A GNR procedeu ainda à apreensão de produto

Última Hora

Estirpe da gripe é “particularmente perigosa”. DGS apela à vacinação

A diretora geral da Saúde disse hoje que a estirpe da gripe deste ano é particularmente perigosa e apelou à vacinação.

Informação

Município de Penacova realiza intervenção de regularização fluvial nos rios Alva e Mondego

O Município de Penacova encontra-se a realizar intervenções de regularização fluvial nos rios Alva e Mondego, uma acção no âmbito da transição dos saldos de gerência do Fundo Ambiental e