Carnaval da Beira Serra sai pelas ruas de Lagares da Beira “seja a chover ou a nevar”
22 Fevereiro, 2017 3812 visualizações

Carnaval da Beira Serra sai pelas ruas de Lagares da Beira “seja a chover ou a nevar”

image_pdfimage_print

Em Lagares da Beira ultimam-se os preparativos  para o Carnaval da Beira Serra. O momento alto está reservado para a tarde de terça-feira, dia 28,…

… com a certeza de que o cortejo sairá à rua “seja a chover ou a nevar”, não devendo ser adiado como aconteceu no ano passado devido ao mau tempo.

luis albertoA garantia é dada pelos próprios diretores da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira que, com o apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Junta de Freguesia local e patrocínios conseguidos, realizam o Carnaval da Beira Serra que vai já na 40ª edição ininterrupta. Registos fotográficos fazem recuar o carnaval em Lagares da Beira à década de 50 do século passado, sendo que a tradição da Leitura das Deixas, será ainda mais antiga (anos 20 ou 30).

A poucos dias do Carnaval – o programa arranca dia 27 com o Baile do Chapéu – o propósito é o de realizar aquele que é visto como um dos principais eventos de Lagares da Beira. Feitas as contas, Luís Alberto, responsável pela organização  refere que já chegaram a ser 10 mil as pessoas que marcaram presença no Carnaval da Beira Serra. Gostaria a Associação Humanitária de “dar o salto”  para “um carnaval que se digne de ser carnaval”. Mas, os cinco mil Euros atribuídos pela Câmara Municipal e os dois mil da Junta de Freguesia não são suficientes para tal objetivo. “O Carnaval devia ser um pouco mais apoiado”, registou o dirigente, notando que desde há três anos se optou pela entrada livre.


cartaz carnavalAinda assim, o Carnaval da Beira Serra vai sair à rua com 14 carros alegóricos e mais de 350 figurantes. Aos habituais bairros e grupos participantes de Lagares da Beira, volta a associar-se um grupo de Aldeia Formosa. “Este ano a rainha é de lá (Aldeia Formosa)”, confidenciou Luís Alberto, que destaca o bom envolvimento de toda a gente que está a trabalhar afincadamente na elaboração dos carros com o apoio de um “professor”.

Luís Alberto lembra que o Carnaval da Beira Serra é “um carnaval trapalhão” em que é dada autonomia aos bairros na organização dos temas. A sátira política tem marcado presença em cada ano.

Marcante em cada ano, é o Enterro do Entrudo e a Leitura das Tradicionais Deixas, momentos reservados para 1 de março . “São um momento esperado e complicado”, referiu, lembrado que em tempos idos houve casos de tribunal. A ideia, refere, é destacar “casos caricatos que acontecem durante o ano” e não criar desentendimentos entre populares.

Anterior Idosa desaparecida em Trancoso foi encontrada “bem de saúde”
Seguinte GNR vai estar na estrada com a “Operação Carnaval”

Notícias Relacionadas

Última Hora

Ministério das Infraestruturas afirma que 288 casas estão reconstruídas

O número de habitações permanentes totalmente reconstruídas após os incêndios de outubro de 2017 nas regiões Norte e Centro ascende neste momento a 288, tendo sido já pagos 14,8 milhões

Região

Thierry Neuville foi o mais rápido no Shakdown

No Shakedown desta manhã, Thierry Neuville foi o mais rápido. O 2º  foi Kris Meeke em Toyota e o 3º Teemu Suninen . Ott Tanak foi 4º e Loeb o 5º. Apenas

Região

Vila Galé anuncia construção de nova unidade hoteleira em Manteigas

O Vila Galé espera abrir cinco novos hotéis em Portugal e um no Brasil em 2018, num investimento de 78 milhões de euros, disse hoje o presidente do grupo, Jorge

Região

Circulação ferroviária mantém-se cortada devido à “complexidade dos trabalhos”

A circulação na linha ferroviária do Norte vai continuar cortada no troço Pampilhosa-Coimbra B até ao final do dia de hoje, na sequência do descarrilamento…

Última Hora

Infantário da FAAD comemora 20 anos em modo de Gala

O Infantário da Fundação Aurélio Amaro Diniz prepara-se para comemorar o 20º aniversário. A efeméride vai ser assinalada com a realização de uma gala…

Educação

Eptoliva comemora Natal dos 25 anos com a comunidade

São inúmeras as atividades natalícias que estão a ser promovidas pela Eptoliva no âmbito dos 25 anos daquela escola de ensino profissional.

Região

Bombeiros e GNR procuram mulher desaparecida em Trancoso

Bombeiros e GNR estão a procurar uma mulher de 76 anos que, ontem,  foi dada como desaparecida em Cótimos, no concelho de Trancoso.

Nacional

Grandes incêndios responsáveis por quase 90% do total da área ardida

Os grandes incêndios foram responsáveis este ano por quase 90% do total da área ardida, destruindo mais de 192 mil hectares de espaços florestais, … … segundo o mais recente

Última Hora

Unidade de Controlo Costeiro apreendeu 116 quilos de pescado

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, apreendeu, no dia 7 de janeiro, 116 quilos de pescado por figa à lota, num estabelecimento de

Informação

Desporto de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) , a competir no Campeonato de Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra, vai defrontar o Febres Futebol Clube,…

Região

Um milhão de euros para projetos de inovação social no Pinhal Interior que abrange Oliveira do Hospital

Foi lançado, no passado dia 8 de janeiro, um concurso de um milhão de euros, no âmbito da Iniciativa Portugal Inovação Social e do Programa de Revitalização do Pinhal Interior, para projetos de inovação

Informação

BLC3: Criação de mais de 45 postos de trabalho com Laboratório Colaborativo para a Economia Circular

A BLC3- Campus de Tecnologia e inovação, no âmbito da criação dos laboratórios colaborativos (COLAB), iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, vai contar com um Laboratório Colaborativo