Cáritas instala sistema DAPAS em casa dos utentes 65+ (com vídeo)
24 Junho, 2020 197 visualizações

Cáritas instala sistema DAPAS em casa dos utentes 65+ (com vídeo)

image_pdfimage_print

A Cáritas de Coimbra já está a instalar o novo sistema DAPAS na casa dos seus utentes 65+, com normas extraordinárias de segurança e higiene.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a Cáritas adianta que “durante o período de estado de emergência a entrega e instalação destas inovadoras ferramentas digitais estiveram suspensas, mas o agravamento das situações de isolamento social causadas pela pandemia fizeram a equipa DAPAS criar novos procedimentos para fazer a entrega dos tablets aos seus utilizadores finais de uma forma segura”.

O sistema DAPAS, que reúne os resultados de sucesso de projetos anteriores de soluções AAL (Ambient Assisted Living), “consiste numa solução inovadora assente nas necessidades das pessoas mais velhas e pretende melhorar a sua qualidade de vida, através de ferramentas de comunicação, jogos sérios, agenda de compromissos e toma de medicamentos”. “Também a família e amigos dos participantes, através da instalação da aplicação DAPAS nos seus smartphones, poderão contactá-los mais facilmente através de mensagens de texto ou chamadas de vídeo, combatendo assim a distância e isolamento originada pela pandemia da COVID-19. A Cáritas de Coimbra irá testar a eficácia e aceitação deste sistema com 40 participantes durante um ano” informa e comunicado.

A instalação segura foi planeada de acordo com as instruções da Direção Geral de Saúde. Nos dias 17, 18 e 23 de junho, os utentes do Lar de Santo António e do Centro Social S. Pedro receberam os tablets, que foram previamente higienizados pela equipa DAPAS, e que, antes de serem entregues aos participantes voltaram a ser desinfetados.

O contacto com o participante foi feito apenas pelo seu cuidador habitual, tendo a equipa de investigadores do projeto mantido sempre a distância de segurança. Foram utilizadas máscaras, luvas e soluções hidroalcoólicas em todo o procedimento. No final, os participantes preencheram um relatório relativo ao cumprimento de todas as normas de segurança. Os cuidadores habituais também receberam as instruções e preencheram um reporte para confirmar que a instalação ocorreu como planificado.

A Cáritas pretende dar continuidade ao piloto do projeto, considerando a situação vivida em todo o mundo, proporcionando “mais conforto, segurança e entretenimento aos participantes”.

O DAPAS é cofinanciado pelo Programa Europeu AAL (Active Assisted Living – ICT for Ageing, 2017) e, no caso português, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Anterior Seia é o primeiro concelho do interior a hastear Bandeira Azul
Seguinte Homem de 78 anos encontrado morto em Mortágua

Notícias Relacionadas

Última Hora

Idoso morreu em Carregal do Sal quando realizava uma queimada

Um idoso, com 86 anos, morreu hoje em Albergaria, Oliveira do Conde, no concelho de Carregal do Sal, quando procedia a uma queimada.

Informação

Polícia Judiciária deteve um homem suspeito da prática dos crimes de abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, deteve um homem pela presumível autoria dos crimes “de abuso sexual de crianças,…

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital já investiu meio milhão de euros no incentivo à natalidade

O Município de Oliveira do Hospital já investiu cerca de 500 mil euros no Programa Municipal de Incentivo à Natalidade (PMIN), com a particularidade de esse investimento social ter sido

Desporto

CCPOH em 7º lugar no campeonato nacional

O Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) disputou, no passado sábado, dois encontros a contar para o campeonato nacional da 2ª divisão de ténis de mesa.

Sociedade

Número de feridos em incêndios de Pedrógão e Góis sobe para 254

A Proteção Civil fez um novo balanço dos feridos nos incêndios de Pedrógrão e Góis já dominados que subiram para 254.

Informação

Serviço de Emprego de Arganil divulga apoios para a manutenção de postos de trabalho

O Serviço de Emprego de Arganil realiza, nos dias 21, 22 e 23 de novembro, sessões de divulgação dos apoios…

Informação

Cerca de 30 concelhos de nove distritos do continente em risco máximo

Cerca de 30 concelhos de nove distritos de Portugal continental estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Última Hora

Portugal reintroduz “controlo de fronteiras” com Espanha. Só se vai passar por nove pontos

Portugal vai reintroduzir o controlo de fronteiras terrestres com Espanha e restringir voos. As medidas foram anunciadas pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita,…

Última Hora

Estrada Nacional 1 cortada na zona de Anadia devido a atropelamento mortal

Às 10h40 da manhã desta quinta-feira, as autoridades receberam um alerta que dava conta de um atropelamento na Estrada Nacional 1, na zona da Malaposta, em Anadia, no distrito de Aveiro.

Região

Morte de idoso coloca Hospital da Guarda novamente sob investigação

A morte de um homem de 90 anos, esta segunda-feira, no hospital da Guarda, deu origem a um novo processo de investigação àquela unidade de saúde.

Última Hora

Festividades de Natal chegam a Seia

No primeiro dia de dezembro, Seia deu as boas-vindas ao Natal com a ligação da iluminação natalícia, onde centenas de luzes e peças decorativas dão cor às principais artérias da

Destaque

Cantinas sociais apoiam cerca de uma centena de pessoas em Oliveira do Hospital

No concelho de Oliveira do Hospital há perto de uma centena de pessoas beneficiárias do projeto das “Cantinas Sociais” que, hoje,…