Candidatura dos Verbos dos Arguinas “é uma justiça tão grande para a nossa região” (com vídeo)
17 Julho, 2020 688 visualizações

Candidatura dos Verbos dos Arguinas “é uma justiça tão grande para a nossa região” (com vídeo)

image_pdfimage_print

Licínio Neves, que julga ser “um dos últimos a aprender a arte do Arguina, apela ao voto dos Verbos dos Arguinas para finalista regional das 7 Maravilhas da Cultura Popular. 


À Rádio Boa Nova, o conhecido santovaiense mostrou-se “orgulhoso por ter aprendido tal arte e fazer esculturas na pedra”, o que agora não é tão comum devido ao “investimento em maquinaria”.

Explicando que os Verbos dos Arguinas “é uma linguagem que os pedreiros usavam para dialogar entre si, sem que ninguém percebesse, Licínio Neves salienta que é importante “manter esta tradição e levá-la pelos anos fora”.

“Temos aqui uma arma”, disse, afirmando que a candidatura “é uma inteira justiça”.

“Não se devia esquecer esta tradição, esta nossa marca e origem. Por isso, quero agradecer, de alma e coração, a quem vote nos Verbos dos Arguinas. É uma justiça tão grande para a nossa região. Só participarmos já é algo bom, que nos orgulha”, referiu Licínio Neves.

O gerente da empresa Licínio Silveira das Neves L&A, que labora há cerca de 40 anos, não tem dúvidas que Santa Ovaia “é a terra número um dos Verbos dos Arguinas”, sem esquecer Nogueira do Cravo que também recorreu ao dialeto”.

“Há um século, quando nascia um rapaz em Santa Ovaia, já se sabia que era mais um canteiro”, afirmou Licínio Neves, também impulsionador da construção do Museu do Arguina naquela freguesia do concelho de Oliveira do Hospital.

Dos 66 anos de idade do Arguina Licínio, cerca de 55 foram a trabalhar na pedra.

“Vamos esfagunhir ancho para que os Verbos dos Arguinas sejam granjoilos”, concluiu, apelando ao voto através do contacto 760 207 791.

Anterior Portugal regista mais três mortes e 312 casos confirmados de Covid-19
Seguinte Câmara de Seia adere ao Pacto de Economia Circular da CCDRC

Notícias Relacionadas

Última Hora

Comentário: “José Carlos Alexandrino vai ficar para a história de Oliveira do Hospital como o homem com as maiores vitórias de sempre”

Num comentário ao resultado das eleições autárquicas no concelho de Oliveira do Hospital, Vítor Neves está certo de que José Carlos Alexandrino,…

Informação

Turismo Centro de Portugal registou em 2016 “o melhor ano de sempre”

O ano de 2016 foi o melhor de sempre para a atividade turística no Centro de Portugal. As “Estatísticas do Turismo 2016”, publicadas pelo INE – Instituto Nacional de Estatística,

Última Hora

Seis pessoas morreram nas estradas durante Operação Páscoa da GNR

Seis pessoas morreram nas estradas portuguesas durante a Operação Páscoa da GNR, que terminou às 24h00 de segunda-feira, segundo os dados disponíveis no ‘site’ da corporação.

Última Hora

Utentes desesperam por consulta no SAP do Centro de Saúde de Oliveira Hospital

Dezenas de utentes, entre os quais crianças, desesperam por uma consulta no Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Luís Marinho e Jorge Brito reconduzidos na Assembleia Intermunicipal da CIM da Região de Coimbra

A Assembleia Intermunicipal da CIM Região de Coimbra aprovou, por maioria a proposta apresentada pelo deputado Ferreira da Silva, …

Informação

Região: GNR apreendeu munições, armas e um machado

A GNR aprendeu diversas armas de fogo, 213 munições e um machado no âmbito de um processo de violência doméstica no concelho da Covilhã, distrito de Castelo Branco.

Última Hora

Stroganov é o hotel de charme “sem paralelo” em Portugal

Na localidade de Fiais da Beira, em Oliveira do Hospital, está prestes a abrir um hotel de “charme”, com classificação de cinco estrelas, que é espaço único na região e no país.

Última Hora

Pedro Dias assume homicídio de GNR, mas porque levou “murros e pontapés”

Pedro Dias garantiu, esta manhã, que estava com medo e desnorteado na altura em que ocorreram os crimes em Aguiar da Beira.

Destaque

Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital vota hoje orçamento para 2020

Está marcada para as 14h30 desta sexta-feira, 27 de dezembro, a reunião da Assembleia Municipal destinada à discussão e votação do Orçamento e Grandes Opções do Plano da Câmara de

Informação

 Há um novo caso suspeito de Coronavírus em Portugal. Trata-se de uma criança

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou que “foi validado um novo caso suspeito de infeção por novo Coronavírus (COVID-19) em Portugal, após avaliação clínica e epidemiológica”.

Informação

“A Máscara de Cortiça” de Tiago Cerveira conquista “Melhor Filme Internacional”. “O grande prémio é as pessoas gostarem do filme”

O oliveirense Tiago Cerveira conquistou mais um prémio na sua carreira como realizador. “A Máscara de Cortiça”, da sua autoria, foi considerado “Melhor Filme Internacional Realizador <30”, no Avanca Film

Informação

Acidente sem feridos na Catraia de S. Paio

Um acidente ocorrido esta manhã, pelas 09h00, entre duas viaturas ligeiras não causou feridos. A colisão verificou-se na Catraia de S. Paio, na principal via de acesso…