Camião da Esperança realiza testes de rastreio a profissionais “mais expostos” em Oliveira do Hospital
5 Maio, 2020 1457 visualizações

Camião da Esperança realiza testes de rastreio a profissionais “mais expostos” em Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

O Camião da Esperança, uma iniciativa da TVI, da Rádio Comercial e da Galp, vai estar amanhã, dia 6 de maio, no parque do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital a realizar testes de despistagem à Covid-19.

O Camião chega a Oliveira do Hospital por iniciativa da Delegada de Saúde Pública, Guiomar Sarmento que, desde o primeiro momento, contou com o apoio do Município de Oliveira do Hospital.

Em declarações à Rádio Boa Nova, Guiomar Sarmento referiu que amanhã serão testados cerca de 200 profissionais de risco, ou seja, que estão mais expostos ao possível contágio do vírus. Serão testados elementos do Centro de Saúde, Hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz, Bombeiros Voluntários (Oliveira do Hospital e Lagares da Beira), GNR e Proteção Civil Municipal.

De acordo com a responsável, os testes de rastreio são pelo método de zaragatoa, vão decorrer ao longo do dia de amanhã e serão realizados mediante apresentação de prescrição médica, uma gestão feita pela Delegada de Saúde Pública.

Quanto aos resultados, serão divulgados à Delegada de Saúde e à própria pessoa que realize, entre 48 a 72 horas. Os testes são analisados pela equipa do Camião, constituída por quatro médicos, quatro enfermeiros, dois administrativos e um motorista.

“O Camião da Esperança é uma viatura totalmente equipada com instalações adequadas, material médico-cirúrgico e equipamento de proteção individual para todos os profissionais envolvidos. Percorrerá vários municípios do interior até ao dia 19 de maio, com uma equipa de especialistas preparada para informar, cuidar e testar os habitantes destes territórios. A responsabilidade técnica da ação é assegurada pela Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, que articula com a Autoridade de Saúde a identificação de focos prioritários, procedimentos de rastreamento e atuação, sempre com o envolvimento dos responsáveis municipais. Os utentes que são identificados previamente pela ARS realizam os testes nas instalações do Camião da Esperança. A operacionalidade do Camião da Esperança é da responsabilidade da GlobalSport”, refere a organização.

O Camião da Esperança é promovido pela GALP, TVI e Rádio Comercial, em parceria com a Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública (ANMSP), KPMG, Mundipharma Portugal, Planetiers, Sabseg, Unilabs e GlobalSport.

Anterior Arganil disponibiliza acesso on-line ao fundo documental do Arquivo Histórico Municipal
Seguinte Oliveira do Hospital: Oito pessoas recuperadas da Covid-19

Notícias Relacionadas

Última Hora

GNR apreendeu duas armas e constituiu um arguido por suspeita de maus tratos a animais

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação de Crimes e Contraordenações Ambientais, constituiu ontem como arguido um homem de 58 anos, …

Última Hora

GNR detetou 1200 infrações na operação “Peão em Segurança”

A Guarda Nacional Republicana (GNR),  no dia 13 de fevereiro, realizou uma operação de trânsito e segurança rodoviária, através da execução de ações de fiscalização e sensibilização,…

Informação

Proteção Civil e Faculdades de Coimbra e Lisboa aplicam Inteligência Artificial para analisar incêndios urbanos

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA), em conjunto com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, através dos seus centros

Destaque

EXPOH arranca a 22 de julho e promete ser a “melhor de sempre” (Com vídeos e reportagem áudio)

Fazer da EXPOH 2017 a “melhor de sempre” em Oliveira do Hospital é o objetivo do Município de Oliveira do Hospital, que apostou num cartaz arrojado que traz ao concelho

Última Hora

João Ataíde é o novo secretário de Estado do Ambiente

João Ataíde, atual presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, será o novo secretário de Estado do Ambiente e tomará posse na quinta-feira.

Última Hora

Supermercado da Cooperativa reabre ao domingo a partir de 24 de maio

O Supermercado da Cooperativa da Beira Central, em Oliveira do Hospital, vai reabrir ao domingo a partir do próximo dia 24 de maio, …

Última Hora

Arganil promove esclarecimento sobre a Estratégia para a Floresta e o Território

No âmbito da Estratégia para a Floresta e para o Território, que se encontra a ser desenvolvida pelo Município de Arganil, terão lugar três sessões de esclarecimento, …

Informação

Especialistas em pragas e doenças alertam para novos “riscos” em áreas ardidas

Dirigentes e técnicos do Centro Pinus – Associação para a Valorização da Floresta de Pinho, INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e da FNAPF – Federação Nacional

Região

Coimbra: PSP deteve jovem que lançava o pânico entre estudantes

Agentes da PSP detiveram, na quarta-feira, um jovem de 20 anos que criava um ambiente de terror entre os estudantes de Coimbra.

Sociedade

Município oliveirense alerta proprietários de terrenos para remoção de árvores e materiais queimados nos incêndios

Em resultado do grande incêndio que assolou todo o concelho de Oliveira do Hospital no dia 15 de outubro de 2017, o Município alerta para o elevado número de árvores

Informação

Postais ilustrados estão em exposição no Museu Municipal Dr. Antº Simões Saraiva

O Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva, localizado na Bobadela, no concelho de Oliveira do Hospital, tem patente uma exposição dedicada a “Postais Ilustrados”, que garante uma viagem no tempo

Nacional

Céu limpo e descida da temperatura máxima no fim de semana

O fim de semana vai ser marcado por céu pouco nublado e uma pequena descida de temperatura máxima entre dois a quatro graus Celsius.