Camião da Esperança “é um enorme contributo”  para Oliveira do Hospital (com vídeo)
6 Maio, 2020 1071 visualizações

Camião da Esperança “é um enorme contributo”  para Oliveira do Hospital (com vídeo)

image_pdfimage_print

O Camião da Esperança, que tem promovido a realização de testes à Covid-19 em vários concelhos do interior, está hoje em Oliveira do Hospital…

…a testar os profissionais “mais expostos” no concelho. Para o presidente do Município de Oliveira do Hospital, que também realizou o teste de zaragatoa, este “é um enorme contributo” para o concelho.


No conjunto, a equipa do Camião da Esperança, uma iniciativa da TVI, da Rádio Comercial e da Galp, realiza, esta quarta feira, testes a profissionais de risco, ou seja, que estão mais expostos ao possível contágio do vírus, como sendo os profissionais do Centro de Saúde, Hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz, Bombeiros Voluntários (Oliveira do Hospital e Lagares da Beira), GNR e Proteção Civil Municipal. Também o executivo municipal realizou, esta manhã, o teste à Covid-19.

José Carlos Alexandrino, presidente do Município oliveirense, agradeceu aos promotores da iniciativa “Camião da Esperança”, porque “é um contributo enorme sobretudo para o nossos concelhos com menor densidade e com menos possibilidades de recorrer a estes testes”.

“Este camião traz mais esperança a Oliveira do Hospital”, afirmou o autarca oliveirense, dando conta da força do concelho que “já está habituado a renascer como nos incêndios de 2017”. “Ardeu-nos 97 por cento do concelho. E, num trabalho fantástico de um povo muito unido, conseguimos renascer. É nisso que eu também acredito. Amanhã, não só em Oliveira do Hospital, mas em Portugal haverá um novo dia e o sol voltará a brilhar nas nossas vidas, sobretudo nas nossas crianças e pessoas que estão nos lares. Acredito que vamos conseguir atravessar isto, que a humanidade vai conseguir atravessar isto, porque a ciência hoje é global e enfrentará estes desafios”, comentou.

José Carlos Alexandrino está certo de que “esta pandemia deixa-nos uma história, que nos vai deixar mais unidos como pessoas e diferentes em termos ambientais. A terra queixou-se, se calhar com um custo demasiado elevado com demasiadas pessoas que acabam por partir. Mas haverá também coisas positivas”.

Em tempo de pandemia, o autarca oliveirense considerou a iniciativa do Camião da Esperança “fundamental”, porque “há meios que não estão disponíveis da mesma maneira no território”. “E nestes territórios de mais baixa densidade, no interior, há um conjunto de problemáticas até na área da saúde”, verificou, notando que por isso, Oliveira do Hospital tem “uma unidade móvel em colaboração com a Fundação Aurélio Amaro Diniz” que leva a saúde aos lugares mais recônditos”.

“O concelho de Oliveira do Hospital já é pioneiro nesta área, levando saúde a pessoas que nem tinham médico de família na crise 2012 e 2013”, disse ainda José Carlos Alexandrino, lembrando que à data “em 22 mil pessoas chegámos a ter 16 mil pessoas sem médico de família”. “Lançámos essa unidade para que as pessoas não ficassem esquecidas”.

“Neste momento há alguma tranquilidade em Oliveira do Hospital”

Esta manhã, o autarca oliveirense fez ainda um balanço dos casos de Covid-19 no concelho. José Carlos Alexandrino adiantou que há “15 casos sinalizados e nove recuperados”. Lembrou que três contraíram a doença nos hospitais centrais, e partilhou a informação de que um dos casos positivos poder ser um “falso positivo”. “Neste momento há alguma tranquilidade em Oliveira do Hospital”, referiu o autarca, que apreciou a postura de todos os autarcas do país, que têm sido um “braço do Estado nestes territórios”.

Confiante quanto ao futuro, José Carlos Alexandrino confidenciou: “o dia mais feliz para mim será o dia em que eu possa abraçar os meus netos”.

O Camião da Esperança é promovido pela GALP, TVI e Rádio Comercial, em parceria com a Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública (ANMSP), KPMG, Mundipharma Portugal, Planetiers, Sabseg, Unilabs e GlobalSport. A vinda ao concelho de Oliveira do Hospital aconteceu por iniciativa da Delegada de Saúde Pública, Guiomar Sarmento que, desde o primeiro momento, contou com o apoio do Município de Oliveira do Hospital.

Anterior Covid-19: Portugal regista 1.089 mortes e 26.182 infetados
Seguinte Cáritas de Coimbra apoiou já 104 pessoas das quais 50 são crianças

Notícias Relacionadas

Informação

EPTOLIVA promoveu Semana e Concurso de Leitura

Decorreu na EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, entre os dias 5 e 9 de março, a Semana da Leitura, destacada por um conjunto de

Nacional

Grandes incêndios responsáveis por quase 90% do total da área ardida

Os grandes incêndios foram responsáveis este ano por quase 90% do total da área ardida, destruindo mais de 192 mil hectares de espaços florestais, … … segundo o mais recente

Última Hora

IP3 com novo condicionamento. Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 pede audiência com a IP

O IP3 vai sofrer, a partir do próximo dia 6 de fevereiro, um novo condicionamento de trânsito na zona de Mortágua, por causa da realização das obras de requalificação da

Sociedade

Unidade Pastoral leva relíquia de S. João Paulo II a todas as paróquias de Oliveira do Hospital

É já no próximo sábado, dia 22 de outubro, que a relíquia de S. João Paulo II inicia a sua peregrinação pelas várias paróquias de Oliveira do Hospital. Até 26

Última Hora

ASAE apreende cerca de 1 300 brinquedos e instaura 27 processos em Operação Brincar

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), atenta ao início da quadra natalícia, realizou, nas primeiras semanas de novembro, uma operação de fiscalização, a nível nacional,…

Região

Estradas na Serra da Estrela cortadas devido à queda de neve

Algumas das estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela foram hoje cortadas devido à queda de neve e às condições climatéricas adversas.

Informação

Região: Acidente de trabalho faz um ferido grave em pedreira de Ponte de Lima

Um homem de 55 anos ficou hoje ferido com gravidade na sequência de um acidente de trabalho numa pedreira na rua do Tesido, em Estorãos, no concelho de Ponte de

Última Hora

Governo garante que há 191 casas completamente reconstruídas após fogos de outubro

Cento e noventa e uma casas de habitação permanente, destruídas pelos incêndios de outubro de 2017, estão completamente reconstruídas…

Última Hora

Universidade Senior de Nelas estreia web rádio

O dia 30 de junho vai ficar na história da Universidade Sénior de Nelas com o início de emissão da Web Rádio deste projecto educativo e social…

Desporto

Programa mOHve-te Verão 2016 encerra hoje em Oliveira do Hospital

Chega hoje ao fim a iniciativa mOHve-te Verão 2016 promovida pelo município de Oliveira do Hospital. Todas as atividades desportivas …

Região

Oliveira do Hospital junta-se a oito municípios na Associação do Portugal Romano

Condeixa-a-Nova, Ansião, Braga, Oliveira do Hospital, Penela, Santiago do Cacém, Seixal, Tomar e Vidigueira. Foram estes os nove municípios que ontem, no Cartório Notarial de Condeixa, constituíram a Associação de

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital lança programa “mOHve-te em casa” para combater absentismo em tempo de pandemia

Para responder ao confinamento das pessoas que foi determinado pelo estado de emergência em consequência da pandemia da Covid-19, o Município de Oliveira do Hospital  lançou o Projeto “mOHve-te em