Câmaras querem mais tempo para pedir empréstimos para recuperar segundas habitações
2 Outubro, 2018 1026 visualizações

Câmaras querem mais tempo para pedir empréstimos para recuperar segundas habitações

image_pdfimage_print

As autarquias querem que o Governo alargue prazo para pedidos de empréstimos à Direção-Geral das Autarquias Locais, que termina a 30 de novembro,…

… para reconstruir as habitações não permanentes afetadas pelos incêndios de 2017.

O mecanismo tinha sido regulamentado em junho, mas foi alterado em setembro pela Portaria n.º 243/2018, de forma a alargar o prazo para apresentação dos pedidos de empréstimo. Ainda assim, as autarquias dizem que o prazo continua a ser curto, tendo em conta a burocracia que envolve os processos.

José Brito, presidente da Câmara de Pampilhosa da Serra, disse à TSF que o autarquia está a “fazer todo o esforço para cumprir aquilo que está determinado, que é 30 de novembro”, mas não pode afirmar “que esse objetivo seja atingido, ciente de que o prazo é curto, como é evidente”.

O mesmo admite o presidente da Câmara de Arganil. Luís Paulo Costa lembra que é preciso tempo para elaborar o regulamento, aprová-lo em Assembleia Municipal, publicá-lo, remeter o caso para a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional e só depois pedir o empréstimo à DGAL.

Com os processos administrativos ainda em curso, as câmaras só podem avançar com os pedidos de empréstimo quando for feita uma análise de todas as candidaturas. Por isso, o autarca de Arganil sugere: “Eu acho que era desejável que o prazo pudesse ser prorrogado durante mais algum tempo, pelo menos mais um mês seria de todo conveniente.”

Para ajudar os proprietários com tempo, os autarcas apelam ao Governo para que alargue o prazo dos pedidos de empréstimo.

Anterior Cáritas de Coimbra vence prémio BPI Seniores
Seguinte Dois bombeiros ficaram feridos no combate ao fogo em Trancoso

Notícias Relacionadas

Nacional

Thierry Neuville foi o mais rápido no Shakdown

No Shakedown desta manhã, Thierry Neuville foi o mais rápido. O 2º  foi Kris Meeke em Toyota e o 3º Teemu Suninen . Ott Tanak foi 4º e Loeb o 5º. Apenas

Última Hora

Enxurrada de lama agravou estado da Praia Fluvial de Avô

Uma enxurrada de lama agravou, ontem à tarde, o estado da Praia Fluvial de Avô que já se encontrava interdita a banhos devido ao lodo, cinzas e cascalho que foram

Informação

Greve de três dias na distribuição começa hoje nos armazéns e logística

Os trabalhadores dos armazéns dos super e hipermercados iniciam hoje uma greve a que se juntará o pessoal das lojas no sábado e no domingo, …

Informação

Homem morreu atropelado por autocarro no IC2

Um homem de 51 anos morreu atropelado, esta segunda-feira de madrugada, no IC2, perto de Antanhol, Coimbra.

Região

Rodrigues Gonçalves apresenta livro sobre “Brás Garcia de Mascarenhas” (com vídeo)

O conhecido autor do concelho de Oliveira do Hospital, A.J.Rodrigues Gonçalves vai apresentar no próximo domingo um novo trabalho literário. “Brás Garcia de Mascarenhas, aventureiro, poeta, …

Educação

Politécnico da Guarda associa-se a marcha em homenagem ao estudante cabo-verdiano que morreu

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai associar-se à marcha solidária marcada para sábado, naquela cidade, em homenagem ao estudante cabo-verdiano que morreu no dia 31 de dezembro, em Bragança.

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital conta com apoio financeiro para combater vespa asiática

O Município de Oliveira do Hospital aprovou recentemente, junto do Fundo Florestal Permanente (FFP), uma candidatura de apoio financeiro para destruição de ninhos de vespa velutina – vulgarmente conhecida como

Politica

Juventude Popular de Oliveira do Hospital reforça presença na Comissão Política Nacional

A Juventude Popular (JP) de Oliveira do Hospital marcou presença no XXIII Congresso da Juventude Popular, nos dias 26 e 27 de maio. Na ocasião, a estrutura local assegurou a

Região

Acidente provoca um morto e um ferido em Lamego

Uma colisão entre duas viaturas ocorrida hoje em Lamego provocou um morto e um ferido ligeiro, disse fonte do Comando Distrital…

Destaque

Cinco viaturas assaltadas enquanto decorria velório em Aldeia de Nogueira

Pelo menos quatro viaturas foram assaltadas, no início da tarde da passada sexta-feira, dia 20 de abril, na localidade de Aldeia de Nogueira, numa altura em que a população participava

Informação

Suspeito de incêndio em Penacova confessa o crime em tribunal

Um homem de 56 anos acusado de ser o autor de um incêndio em agosto de 2015 que consumiu cerca de 140 hectares de floresta …

Programas

Jorge Ramos recebeu Luís Alves no espaço “Voz dos Autores”

No habitual programa Manhãs da Rádio Boa Nova, Jorge Ramos esteve hoje à conversa com Luís Alves, na rúbrica “Voz dos Autores”.