Câmara Municipal de Arganil vai integrar Rede Nacional de Arte Rupestre
28 Junho, 2019 510 visualizações

Câmara Municipal de Arganil vai integrar Rede Nacional de Arte Rupestre

image_pdfimage_print

A Câmara Municipal de Arganil, representada pela Vice-Presidente, Paula Dinis, consolidou a intenção de constituir a Rede Nacional de Arte Pré-história, numa cerimónia que teve lugar no Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo, em Mação, no dia 24 de junho.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, a formalização do ato constitutivo deste organismo intermunicipal, que conta com Arganil como único representante do distrito de Coimbra, está agendado para o próximo dia 9 de outubro, Dia Europeu da Arte Rupestre, no Museu do Côa, sede da futura Rede Nacional de Arte Pré-Histórica.

Esta nova entidade, que conta com a parceria de 30 instituições, vai permitir criar uma renovada rota turística, que vai englobar todo o interior do país, desde o Sul do Alentejo ao Norte de Portugal, sendo uma rede constituída, essencialmente, por municípios e organismos de ensino superior, com uma abrangência territorial considerável.

Revelando-se satisfeita e otimista com a parceria, Paula Dinis, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Arganil, considera que “o envolvimento neste projeto vai possibilitar a Arganil trabalhar em rede, de forma integrada e cooperativa, com outros municípios, permitindo que as mais de cem gravuras rupestres presentes na Freguesia do Piódão, um dos maiores e mais diversos núcleos de arte rupestre de Portugal, ganhem uma outra dimensão e cheguem a um público cada vez mais abrangente”.

A Rede Nacional de Arte Pré-Histórica, associação sem fins lucrativos, tem por missão promover, valorizar e capacitar os recursos patrimoniais e humanos das entidades integradas na Rede, potenciar o impacto e a missão dos sítios detentores de arte pré-histórica, instituir mecanismos de partilha de recursos físicos e humanos, criar canais de comunicação apropriados ao desenvolvimento de projetos colaborativos e promover a cooperação com redes internacionais congéneres.

Anterior Região: Apreendidos  805 quilos de longueirão por não possuíam medidas regulamentares
Seguinte Secretário de Estado do Ambiente inaugura obra de remodelação e ampliação da ETAR de Oliveira do Hospital

Notícias Relacionadas

Informação

Duas autoestradas e três estradas nacionais cortadas devido aos incêndios

Três estradas nacionais e duas autoestradas nos distritos de Coimbra, Leiria, Castelo Branco e Viseu estavam, cerca das 10h00, cortadas ao trânsito, devido aos incêndios, disse à Lusa fonte da

Destaque

McDonald’s: “Sentimos que era nosso dever ajudar” (com vídeo)

A McDonald’s Portugal surpreendeu, hoje, o concelho de Oliveira do Hospital, com a oferta de 6200 árvores de fruto e 39 motocultivadores. Esta foi a resposta dada…

Última Hora

Mostra “Da Nossa Terra – Especial Natal” em Oliveira do Hospital

Neste mês de dezembro, a Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – Da Nossa Terra tem uma edição Especial Natal, para

Informação

Belezas naturais da Serra da Estrela em exposição no CISE

A Fauna da Serra da Estrela está retratada em fotografia por Gert Verrijdt, até ao final do mês no CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela.

Região

Alunos visitaram a GNR em Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra, no dia 8 e 18 de março, recebeu a visita do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas e da Escola Básica 1 de Penacova.

Politica

Oliveira do Hospital quer integrar Zonas de Montanha e evitar penalização dos agricultores

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou uma moção de apelo ao Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural para que integre o concelho e as suas freguesias nas

Informação

Oliveira do Hospital celebra Dia Internacional da Mulher com aula de AquaZumba

Esta terça-feira, 8 de março, celebra-se o Dia Internacional da Mulher, uma data que é evocada por todo o mundo com o objetivo de promover a igualdade de género. Para

Informação

Ruínas Romanas da Bobadela recebem jogos “Ludi Conimbrigensis”

As Ruínas Romanas da Bobadela, concelho de Oliveira do Hospital, vão ser palco amanhã, dia 9 de maio, a partir das 10h00, de um evento inédito.

Última Hora

Sábado é o dia “Da Nossa Terra” em Oliveira do Hospital

No próximo sábado, 14 de maio, o Mercado Municipal acolhe mais uma edição da Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital –

Informação

Ensinar é Voar: Sessão de reflexão realiza-se dia 23 na Biblioteca Municipal

No próximo dia 23 de novembro, pelas 10h00, decorre na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital uma sessão de reflexão…

Cultura

Exposição coletiva “Coroas de Natal” em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital, através do Pelouro da Cultura, está a promover a realização de uma exposição temática coletiva dedicada ao tema ‘Coroas de Natal’.

Região

Viseu: Tribunal arquiva processo da morte de criança que caiu em claraboia

O Tribunal decidiu arquivar o processo da morte da criança de 13 anos que, em setembro de 2017, caiu numa claraboia no Bairro de Santa Eugénia, em Viseu.