Câmara de Seia aprova Orçamento de 24,9 milhões de euros para 2019
6 Novembro, 2018 900 visualizações

Câmara de Seia aprova Orçamento de 24,9 milhões de euros para 2019

image_pdfimage_print

A Câmara Municipal de Seia aprovou 24,9 milhões de euros para o seu orçamento de 2019, onde “prossegue com uma política de proximidade às pessoas e a favor da economia e do emprego”.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia adianta que, com um crescimento de 11,25% face ao presente ano, sendo o mais alto nível de investimento público desde 2009, as Grandes Opções do Plano e o Orçamento para 2019, no valor global de 24.939.951,00 euros, foram aprovadas na última reunião de Câmara pelo executivo.

“Vivemos um momento marcante”, começou por dizer o Presidente da Câmara Municipal, Filipe Camelo, atribuindo o crescimento orçamental à eficaz gestão financeira levada a cabo nos últimos anos, marcados pela execução do Plano de Reequilíbrio Financeiro e do Programa de Apoio à Economia Local, que se extinguem com a operação recente de substituição da dívida para a banca em condições muito mais atrativas, que gera uma poupança de cerca de 5,7 milhões de euros.

“Esta nova realidade dá maior capacitação ao Município não só no plano financeiro, mas também operacional, libertando a autarquia de alguns condicionalismos, como a maximização das taxas, pese embora o Município se mantenha ainda em desequilíbrio estrutural, pois ainda não atingiu um rácio abaixo de 1,25% (média das receitas correntes dos últimos 3 anos), o que obriga a um caminho cauteloso, que deve continuar a assentar na seletividade do investimento”, concluiu.

O documento, que define as linhas fundamentais de orientação da Câmara Municipal de Seia, representa um novo ciclo de investimento público de elevada volumetria financeira, que advém das candidaturas apresentadas ao Portugal 2020, nomeadamente através da execução do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) na cidade, assim como no âmbito do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

Este pacote de intervenções representa um crescimento de 19,6% dos compromissos plurianuais, face a 2018, e um aumento previsível de 5,5 milhões da receita de capital, o valor mais elevado dos últimos anos, proveniente de Fundos Comunitários correspondente a obras que se encontram em execução e em fase de concurso.

Por via do PEDU, iniciar-se-á em 2019 na sede de concelho uma intervenção de regeneração urbana sem precedentes, alinhada com a mobilidade e meios alternativos que melhorem a acessibilidade.

Por via do POSEUR, a Câmara Municipal anuncia um investimento superior a 3 milhões de euros, que visa consolidar a estratégia de requalificação ambiental prosseguida nos últimos anos.

Ainda, no que diz respeito a obras a executar em 2019, no âmbito dos protocolos celebrados com o Ministério da Educação, estão previstas melhorias nas instalações das escolas básicas de Santiago, Abranches Ferrão e Tourais/Paranhos, intervenções superiores a 400 mil euros.

Por sua vez, “indo de encontro aos anseios da comunidade”, a autarquia alocou perto de 1 milhão de euros para a requalificação da rede viária municipal, concretamente para a beneficiação de estradas municipais: Santa Marinha/Eirô; Torroselo/Sandomil (conclusão da obra); Vila Verde – N231, entre outras vias municipais em Seia e São Romão a lançar em 2019.

Nos principais eixos do orçamento e numa gestão financeira eficaz, as rúbricas com maior dotação “continuam a ser aquelas que dizem diretamente respeito ao nível de qualidade de vida da comunidade”, sublinhou Filipe Camelo, como o abastecimento de água, o saneamento básico e a recolha de resíduos sólidos urbanos.

Apesar de o orçamento ainda evidenciar um esforço considerável em torno dos encargos da dívida, que representa 19,7% do valor global, o edil fala em estabilidade da situação económica e financeira, que atribui às medidas de equilíbrio orçamental implementadas, que voltam a gerar, em 2019, uma poupança corrente de cerca de 4 milhões e 300 mil euros.

Anterior Orçamento Participativo Jovem: votação nas propostas até 14 de novembro
Seguinte Oliveira do Hospital recebe 40ª reunião de Outono da Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens

Notícias Relacionadas

Última Hora

Mais de 50 concelhos do país em risco máximo de incêndio

Mais de 50 concelhos de dez distritos de Portugal continental apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Região

15 detenções, 870 infrações e 58 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 3 a 9 de setembro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Última Hora

PSD de Oliveira do Hospital pede esclarecimentos a Costa sobre atraso “nas obras no IC6”

A Comissão Política do PSD de Oliveira do Hospital quer que o presidente da Câmara, José Carlos Alexandrino e o primeiro Ministro, António Costa, esclareçam os oliveirenses sobre…

Última Hora

IPC quer alargar trabalho na área do envelhecimento ativo e saudável na região Centro

O Politécnico de Coimbra apresentou o livro ” AGA@4Life – Abordagem geriátrica ampla na promoção de um envelhecimento…

Última Hora

Covid-19: 43 mortes e 2.995 infetados em Portugal. “Portugal prestes a entrar na fase mais crítica” da pandemia

O último balanço da Direção-Geral da Saúde revela que há mais dez mortos em Portugal, elevando para 43 o número total de vítimas mortais pela Covid-19.  Quase três mil pessoas

Região

25 detenções, 639 infrações e 73 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 15 a 21 de maio, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Desporto

Maratona Clube Vila Chã alcança bons resultados em Campeonato Distrital

O Maratona Clube Vila Chã participou no 38º Campeonato Distrital de Juvenis de Pista ao Ar Livre no estádio Municipal da Guarda, que decorreu nos dias 25 e 26 de

Desporto

Começa hoje a XXIII Concentração Internacional de Motos em Góis

São esperados milhares de motociclistas e muitos outros que vão sempre assistir aos muitos concertos e eventos que acontecem neste dias. Segundo a organização, “esta edição terá a entrada principal

Informação

Encontro Sénior juntou 350 idosos no Dia da Espiga

Esta quinta-feira, em que se assinalou o Dia da Espiga, 350 idosos reuniram-se em Vale de Maceira, freguesia de Aldeia das Dez, para participarem no Encontro Concelhio de Idosos “Primavera

Informação

Atriz de Coimbra com prognóstico reservado após queda no Teatro da Cerca

A atriz Maria João Robalo, que sofreu uma queda na segunda-feira no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, …

Região

ADIBER com apoios para as explorações agrícolas até 17 de fevereiro

Decorre até ao dia 17 de fevereiro o período de candidaturas para o apoio à diversificação da atividade na exploração agrícola, no âmbito da implementação da Estratégia Local…

Última Hora

Incêndio em casa de idosas cegas mata uma de três irmãs

Uma idosa de 63 anos morreu, na noite desta quarta-feira, vítima de um incêndio que deflagrou na habitação em que residia, em Covas do Rio, São Pedro do Sul. A