Câmara de Seia adere ao Pacto de Economia Circular da CCDRC
17 Julho, 2020 367 visualizações

Câmara de Seia adere ao Pacto de Economia Circular da CCDRC

image_pdfimage_print

A Câmara Municipal de Seia subscreveu o Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na região Centro impulsionado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC),…

…documento de promoção de práticas sustentáveis e circulares rubricado por 84 entidades públicas e privadas.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, a adesão a este compromisso conjunto de participação e envolvimento no apoio à transição da Região Centro, para uma economia mais circular, é consubstanciado num plano de ação, onde se enfatizam iniciativas recentemente implementadas ou em desenvolvimento até junho de 2021.

O pacto institucional assinado por Seia contempla três tipologias de ação, a mobilidade sustentável, novos modelos de negócio e desmaterialização e o uso eficiente dos recursos.

Tendo em vista a disseminação territorial da economia circular e na promoção da mobilidade sustentável, a autarquia encontra-se em fase de implementação de um sistema de uso partilhado de bicicletas elétricas (15 no total), apostando igualmente no reforço da frota municipal com aquisição de viaturas elétricas, de onde se destaca um mini autocarro a incorporar o sistema de transportes urbanos.

No âmbito da promoção da modernização e simplificação administrativa, o município iniciou no ano transato a desmaterialização do processo de despesa, sem qualquer papel desde o pedido até ao recibo, com poupanças significativas de papel.

Ainda, no uso eficiente dos recursos, assinalar diversas ações de sensibilização, efetuadas e a realizar, de promoção de boas práticas para os utilizadores e colaboradores das instalações municipais para adoção de comportamentos em prol da eficiência energética, assim como a implementação de sistema de energias renováveis nos edifícios públicos e otimização da iluminação dos edifícios municipais.

Anterior Candidatura dos Verbos dos Arguinas “é uma justiça tão grande para a nossa região” (com vídeo)
Seguinte Portugal continental em risco de incêndio e sob aviso amarelo devido ao calor

Notícias Relacionadas

Última Hora

Morreu a cantora Dina. Tinha 62 anos e lutava contra uma fibrose pulmonar

Morreu esta quinta-feira à noite, a cantora Dina, autora de vários sucessos, incluindo ‘Há sempre música entre nós’ e ‘Amor de Água Fresca’.

Informação

Dia Mundial da Música foi assinalado com concertos em Oliveira do Hospital

Mais de 300 músicos celebraram o Dia Mundial da Música no concelho de Oliveira do Hospital. O Município de Oliveira do Hospital desafiou os grupos culturais para participarem na comemoração

Última Hora

Ministro da Saúde desloca-se amanhã a Oliveira do Hospital

O Ministro da Saúde desloca-se amanhã, 31 de outubro, ao concelho de Oliveira do Hospital. Adalberto Campos Fernandes marca presença, …

Desporto

Dérbi entre FCOH e Lagares marca calendário desportivo de fim-de-semana

O dérbi entre o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva de Lagares marca a 20ª jornada do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de

Informação

GNR deteve alegado burlão que vendia fotocópias da Lotaria Clássica em Seia

O Comando Territorial da GNR da Guarda deteve, em Seia, um homem de 49 anos, que vendia fotocópias da Lotaria Clássica da Santa Casa da Misericórdia como sendo autênticas.

Última Hora

Oliveira do Hospital realiza Festival Municipal da Canção

Amanhã, 1 de junho, realiza-se a quarta edição do “Festival Municipal da Canção”, promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, …

Região

Casa do Povo de Cerdeira e Moura da Serra dispõe de equipamento de desinfeção através de ultravioleta

A Casa do Povo de Cerdeira e Moura da Serra, Instituição Particular de Solidariedade Social do concelho de Arganil, possui agora um equipamento que auxilia na desinfeção de espaços e

Nacional

Bombeiro morreu no combate a incêndio que deflagrou na serra da Lousã

O bombeiro e Sub-Chefe José Augusto Dias Fernandes, pertencente à corporação de bombeiros de Miranda do Corvo, morreu hoje ao início da noite, num incêndio que deflagrou na serra da

Informação

Região: Idosa morre em despiste de trator

Uma mulher de 89 anos morreu ao início da manhã de hoje na sequência do despiste de um trator agrícola em S. João da Pesqueira, disse à agência Lusa fonte do

Informação

Operação “Páscoa” termina com 921 acidentes, 30 feridos graves e sete vítimas mortais

A GNR divulgou hoje que a “Operação Páscoa” realizada entre os dias 18 e 22 de abril terminou com o registo de 921 acidentes 30 feridos graves e sete vítimas

Informação

Subida da temperatura coloca vários concelhos em aviso amarelo e com risco máximo de incêndio

Os distritos de Lisboa, Setúbal, Braga e Leiria vão estar sob aviso amarelo até às 17h00 de sábado devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da

Informação

Arganil com 12 candidaturas aprovadas ao Fundo Recomeçar

Foram aprovadas 12 candidaturas no concelho de Arganil ao Fundo Recomeçar – Ambiente, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa,…