Câmara de Arganil recupera edifícios Municipais destruídos pelo incêndio
12 Agosto, 2019 691 visualizações

Câmara de Arganil recupera edifícios Municipais destruídos pelo incêndio

image_pdfimage_print

A Casa da Quinta Dr. Urbano, na Benfeita, e os edifícios das antigas escolas primárias de Porto Silvado, na freguesia de Pomares, e de Anceriz, …

… na União de Freguesias de Vila Cova do Alva e Anceriz, danificadas pelas chamas que assolaram o concelho de Arganil em outubro de 2017, estão a ser alvo de um investimento de aproximadamente 700 mil euros, comparticipado pelo Fundo de Solidariedade da União Europeia (FSUE), em resultado da candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Arganil, informa a autarquia em comunicado.

Construída em 1873, a Quinta Dr. Urbano manteve o nome do seu antigo proprietário mesmo depois de ser adquirida pela Câmara Municipal de Arganil. Durante a década de 90, o edifício principal, conhecido como Casarão, serviu de sede aos escuteiros e, numa fase transitória, acolheu os alunos do jardim-de-infância e da escola primária da freguesia de Benfeita.

A intervenção em curso prevê a reposição das condições de funcionalidade, preservando as características próprias do lugar. “O empenho da autarquia passa por reabilitar esta propriedade, sem que se perca a identidade e essência do conjunto arquitetónico da Quinta Dr. Urbano, assim como o carácter secular do edifício”, refere Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal, acrescentando que “manter as características dos edifícios foi também a preocupação da autarquia na reabilitação, recuperação e reconstrução dos edifícios escolares de Anceriz e de Porto Silvado”.

Para Luís Paulo Costa, o atraso registado na disponibilização das verbas do Fundo de Solidariedade da União Europeia, por parte do Governo, “em nada afetou a vontade do Município em continuar a transformar os obstáculos, nomeadamente os que resultaram do malfadado incêndio de 2017, em oportunidades”, dando “uma nova vida aos equipamentos municipais, rentabilizando-os e colocando-os à disposição da comunidade”.

Esta intervenção, destinada à recuperação daquelas três propriedades do Município de Arganil, faz parte de um expressivo investimento que o Município de Arganil tem previsto executar para colmatar os danos e prejuízos inventariados após os incêndios, contando, para isso, com a comparticipação do FSUE.

 

Anterior Casal detido em Góis na posse de mais de 1 400 plantas de cannabis
Seguinte Primeiro-Ministro chama GNR e PSP para o transporte de mercadorias

Notícias Relacionadas

Informação

Presidente da República inaugura jardim de infância destruído pelo fogo em Midões

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai presidir no próximo dia 15 de outubro, pelas 14h00,  à cerimónia…

Informação

Semana começa nublada com chuva e aguaceiros a marcarem presença

A semana que hoje começa conta com céu nublado e a chuva (ou aguaceiros) que deverão ser uma constante nos próximos dias.

Última Hora

Região: GNR deteve suspeito de violência doméstica

A GNR anunciou a detenção de  um homem de 30 anos por violência doméstica com recurso a arma branca,…

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital assinala Dia Mundial do Turismo

O Dia Mundial do Turismo vai ser comemorado pelo Município de Oliveira do Hospital na próxima terça-feira, dia 27 de setembro com a iniciativa…

Região

Homem morre na sequência de queda num aqueduto em Coimbra

Um homem de 51 anos morreu hoje na sequência de uma queda de um aqueduto na estrada nacional que liga Souselas a Botão (N 336), próximo de um viaduto no

Região

GNR vai estar na estrada com operação “Todos os Santos” 2019

A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai intensificar o patrulhamento nas estradas com maior fluxo de tráfego, 31 de outubro a 3 de novembro, altura em que é celebrado o dia

Última Hora

Acesso à Serra da Estrela cortado devido à queda de neve

Os troços de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão hoje de manhã encerrados ao trânsito devido à queda de neve. Segundo fonte do Comando Distrital de Operações

Programas

Música: David Carreira apresentou “És Só Tu” na Rádio Boa Nova

O jovem artista David Carreira apresentou esta manhã, na Rádio Boa Nova, o novo single “És só tu”, que conta com a participação de Inês Herédia.

Última Hora

AD Lagares da Beira cumpriu “sonho”. Depois do sintético…os balneários e a bancada

A Associação Desportiva  de Lagares da Beira inaugurou, ontem, os balneários e bancada do seu complexo desportivo.

Informação

Carlos Bica foi homenageado em Arganil

A Câmara Municipal de Arganil homenageou, no passado dia 10 de março, Carlos Bica, antiga lenda dos ralis e um orgulhoso filho da terra, pelo seu 60.º aniversário.

Informação

Calor extremo: Praias Fluviais do concelho servem de refúgio

Atendendo às elevadas temperaturas que se fazem sentir em Portugal nos últimos dias, turistas e população local têm recorrido às praias fluviais do concelho para se refugiar.

Educação

ESTGOH com mais cursos e mais vagas no concurso nacional de acesso que hoje inicia

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira Hospital parte para o concurso nacional de acesso com três cursos novos e um total de 132 vagas.