Câmara de Arganil investe mais de 300 mil euros na melhoria do abastecimento de água
20 Agosto, 2019 555 visualizações

Câmara de Arganil investe mais de 300 mil euros na melhoria do abastecimento de água

image_pdfimage_print

A melhoria da qualidade do sistema de abastecimento no concelho continua a merecer esforço e empenho por parte da Câmara Municipal de Arganil, que tem já em curso a empreitada de substituição e extensão de condutas de sistemas de abastecimento de águas e sistemas de drenagem de águas residuais.

Com um prazo de execução de 121 dias, esta intervenção totaliza um investimento de 331.928,28 Euros, totalmente suportado pelo Município de Arganil.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, abrangendo a União de Freguesias de Vila Cova do Alva e Anceriz e a União de Freguesias de Côja e Barril do Alva, esta empreitada prevê três operações distintas. Uma delas contempla substituição da conduta adutora entre o cruzamento de Vila Cova do Alva/Barril do Alva (bifurcação da EM517-1 com a N342) e o reservatório de Côja. Destinada a evitar perdas de água e a melhorar a eficiência do serviço de abastecimento, esta nova conduta adutora tem aproximadamente 6.100 metros lineares de extensão.

Está ainda contemplada na empreitada, a construção da rede de distribuição de águas em Vila Cova do Alva e a substituição e ampliação da rede de distribuição, a partir da Ponte de Côja até ao Moinho do Alva, numa extensão de 4.332 metros lineares, bem como a construção da rede de saneamento e a conduta elevatória desde o Moinho do Alva até à primeira caixa do coletor do Moinho de Côja.

Esta é uma intervenção que vem “complementar o investimento superior a dez milhões de euros que está em curso no concelho e que se destina a renovar e a revolucionar o processo de captação, tratamento e abastecimento de água em praticamente todo o território concelhio, servindo com mais qualidade, regularidade e eficiência os munícipes”, destaca Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil. A autarquia “continua empenhada em trabalhar no sentido de ter uma rede de abastecimento de água cada vez mais eficaz e sustentável”.

Com conclusão prevista para novembro, esta intervenção destinada à substituição e extensão de condutas tem como finalidade não só a redução de perdas de água no sistema de distribuição, a diminuição de ocorrências de roturas, de avarias e de falhas, bem como a garantia de qualidade no serviço prestado aos utentes e o aumento da sustentabilidade económica ambiental do sistema de abastecimento do município de Arganil.

No decurso da intervenção, a circulação rodoviária nas vias envolvidas será alterada temporariamente, de forma a minimizar os constrangimentos aos condutores, a quem a autarquia de Arganil agradece a melhor compreensão e a habitual colaboração no cumprimento da sinalização temporária existente no local.

Anterior Calor deixa 17 distritos sob aviso amarelo. Proteção Civil emite aviso à população
Seguinte Região: Incêndio em fábrica de transformação de madeiras dominado. Não há feridos

Notícias Relacionadas

Última Hora

” Encontro Distrital de Boas Práticas de Cidadania, Igualdade e Não Discriminação” realiza-se em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital vai ser palco do III Encontro Distrital de Boas Práticas de Cidadania, Igualdade e Não Discriminação, …

Desporto

Desporto de fim de semana – Resultados

Esta sábado, jogou-se por antecipação devido às eleições autárquicas de domingo, mais uma jornada do Campeonato de Portugal Prio e Distritais.   Na 5ª jornada do Campeonato de Portugal, Série

Informação

Tábua: Incêndio desaloja casal

Um casal ficou, no passado sábado, desalojado na sequência de um incêndio ocorrido na sua habitação no concelho de Tábua.

Região

Região: Dupla detida em flagrante delito por tráfico de estupefacientes

Um homem e uma mulher, com idades entre os 28 e os 66 anos, foram detidos em flagrante delito pela GNR em Mangualde por tráfico de estupefacientes.

Última Hora

Tondela: Jovem morre afogado em praia fluvial

Um jovem de 25 anos morreu afogado numa praia fluvial em Sangemil, no concelho de Tondela, ao final da tarde de ontem.

Nacional

Incêndios já consumiram mais de 61 mil hectares de terrenos até junho

Os incêndios florestais consumiram 61.624 hectares nos primeiros seis meses do ano e 2017 foi considerado o ano com maior área ardida desde 2007 e o quinto ano com mais

Última Hora

Filme do Turismo Centro de Portugal candidato a melhor filme de turismo do ano

O mais recente filme de promoção do Turismo Centro de Portugal é um dos candidatos a melhor filme de turismo do ano, numa votação online que decorre a nível mundial.

Desporto

Mário Patrão campeão TT3 na Baja Portalegre 50

O piloto senense Mário Patrão sagrou-se Campeão Nacional da classe TT3 na mítica Baja Portalegre, a sexta e penúltima jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.

Informação

Região: Polícia Judiciária deteve autor de crimes de pornografia de menores

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou e deteve um homem pela presumível prática…

Informação

PDR 2020: Abertas candidaturas a apoio à florestação de terras não agrícolas

A entidade gestora do PDR 2020 —  Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 — abriu, a 12 de novembro, as candidaturas à Operação 8.1.1 – Florestação de Terras Agrícolas e não

Última Hora

Presidente da CCDRC adianta que 90 por cento das casas ardidas em outubro estão recuperadas

Foi em Oliveira do Hospital que a presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) fez,…

Região

Capital dos Frutos Silvestres está presente na Fruit Logistica em Berlim

A Capital dos Frutos Silvestres está presente na Fruit Logistica em Berlim, no Pavilhão 11.2 A-1. Das 37 empregas portuguesas, a Capital dos Frutos Silvestres é a única do interior