Câmara de Arganil entregou Medalha de Ouro à Casa da Comarca de Arganil
10 Dezembro, 2019 251 visualizações

Câmara de Arganil entregou Medalha de Ouro à Casa da Comarca de Arganil

image_pdfimage_print

A Câmara Municipal de Arganil entregou a Medalha de Ouro à Casa da Comarca de Arganil em dia de aniversário.

Em nota enviada à Rádio Boa Nova, a autarquia adianta que o ambiente foi de festa na celebração dos 90 anos da Casa da Comarca de Arganil, assinalado no passado dia 8 de dezembro. Associados e amigos tornaram pequena a sede daquela que se tem assumido ao longo de quase um século como a casa mãe das coletividades da Beira Serra em Lisboa.

Num dia já por si de grande simbolismo, Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil, entregou a Medalha de Ouro do Concelho a Carlos Manuel, atual presidente da direção, distinguindo e reconhecendo “o excecional trabalho da Casa da Comarca de Arganil em benefício das comunidades locais e do movimento regionalista, ao longo de praticamente um século”. Durante este que foi momento alto das celebrações, o autarca contou ao seu lado com a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e com o presidente da Assembleia Municipal, Ricardo Pereira Alves.

Enaltecendo “o empenho e a dedicação que o atual presidente da direção tem colocado nesta sua missão de alimentar e manter bem vivo o regionalismo”, Luís Paulo Costa relembrou os timoneiros da Casa da Comarca de Arganil que fizeram nascer e crescer em Lisboa a alma arganilense e que, movidos pela paixão e inquebrável ligação às raízes, se empenharam em tornar a sua terra melhor. “Foi este forte sentido de generosidade, justiça e tolerância dos que vieram à procura de melhores condições de vida na cidade que permitiu colmatar as enormes carências que se faziam sentir nas aldeias pelos seus compatriotas”.

A festa regionalista, que teve lugar na sede da Casa da Comarca, na Rua da Fé, em Lisboa, e que durou pelo dia fora, contou também com as presenças da vice-presidente da Câmara, Paula Dinis, dos vereadores Luís Almeida e Érica Castanheira, bem como dos presidentes de Juntas/Uniões de Freguesia e de vários representantes de associações regionalistas, que mereceram por parte de Luís Paulo Costa rasgados elogios. “É louvável o compromisso de servir as suas populações que as coletividades continuam a levar por diante, assumindo-se como verdadeiras aliadas do poder local na luta pelo crescimento e pelo desenvolvimento do território, através de pequenas mais tão importantes obras”.

Segundo a autarquia, a atribuição da Medalha de Ouro do Concelho à Casa da Comarca, a mais alta distinção que pode ser concedida pelo Município, foi aprovada na Reunião de Câmara de 3 de setembro de 2019, tal como as homenagens a Antonino Carvalho Bicho, vice-presidente do Centro Social e Paroquial do Sarzedo, agraciado com a Medalha de Altruísmo durante as comemorações do Feriado Municipal, no dia 7 de setembro, e a Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Club de Portugal, que recebeu a Medalha de Ouro no dia 16 de outubro, em sessão decorrida no Salão Nobre da Câmara Municipal.

Anterior Seia: Orçamento Participativo Escolar com nove propostas a votação
Seguinte Região: PJ deteve grupo suspeito de roubo em empresa de confeções

Notícias Relacionadas

Última Hora

Inscrição na “12.ª Maratona BTT Lazer” vale uma árvore

A 12.ª Maratona BTT Lazer terá lugar dia 11 de março, a par da Festa do Queijo de Oliveira do Hospital. “À paixão pelo desporto e pela natureza, acresce este

Cultura

Coral de Sant’Ana com percurso de “sucesso”

É já no próximo sábado, 2 de julho, que o Coral de Sant’Ana comemora o 36º aniversário. Fundado em 1980, o Coral tem associado um percurso de sucesso, procurando atrair

Informação

PS volta a contar com José Carlos Alexandrino para “uma grande vitória” em Oliveira do Hospital (com áudio)

O PS e José Carlos Alexandrino oficializaram, ontem à tarde, a candidatura à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital de olhos postos numa “grande vitória”.

Informação

Mário Wilson morreu, ontem, aos 86 anos

Mário Wilson, antigo futebolista, treinador e selecionador nacional, faleceu ontem, aos 86 anos. Conhecido como o ‘velho capitão’, …

Última Hora

“Suspeitos do Costume” recolhidos nas praias fluviais do concelho

Nas últimas semanas, o Município de Oliveira do Hospital promoveu, no âmbito do Programa Bandeira Azul, várias ações de recolha de resíduos nas praias fluviais do concelho.

Informação

“Ritmo do Coração” assinalou os Dias Mundiais do Coração e da Música em Oliveira do Hospital

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Coração, que se assinala a 29 de setembro, e do Dia Mundial da Música, comemorado a 1 de outubro, decorreu no passado

Região

Caldas da Rainha: Homem detido por violência doméstica

O Comando Territorial de Leiria, através do Posto Territorial de Caldas da Rainha, deteve, no passado dia 23 de novembro, um homem de 28 anos pelo crime de violência doméstica

Última Hora

GNR de Viseu deteve sete pessoas por tráfico de droga

O Comando Territorial de Viseu da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Moimenta da Beira, deteve nos dias 18 e 19 de fevereiro, sete homens com idades compreendidas…

Informação

Turismo no Centro de Portugal cresceu 12,4% em novembro

A atividade turística no Centro de Portugal registou um crescimento  “muito acima da média nacional em novembro de 2019”, informa…

Destaque

Bibliotecas Públicas Municipais distinguidas com menção honrosa pelo projeto “Degustação de Leituras”

As Bibliotecas Públicas Municipais de Oliveira do Hospital foram distinguidas com uma menção honrosa pelo júri do Prémio …

Última Hora

Ministério das Infraestruturas afirma que 288 casas estão reconstruídas

O número de habitações permanentes totalmente reconstruídas após os incêndios de outubro de 2017 nas regiões Norte e Centro ascende neste momento a 288, tendo sido já pagos 14,8 milhões

Destaque

Novo ano letivo arranca com 2441 alunos e de olhos postos no sucesso educativo (com vídeo)

É já na próxima semana que volta a soar o “toque” de entrada para um novo ano letivo em Oliveira do Hospital. Na segunda-feira,  dia 12, têm início os cursos