Câmara de Arganil entregou Medalha de Ouro à Casa da Comarca de Arganil
10 Dezembro, 2019 317 visualizações

Câmara de Arganil entregou Medalha de Ouro à Casa da Comarca de Arganil

image_pdfimage_print

A Câmara Municipal de Arganil entregou a Medalha de Ouro à Casa da Comarca de Arganil em dia de aniversário.

Em nota enviada à Rádio Boa Nova, a autarquia adianta que o ambiente foi de festa na celebração dos 90 anos da Casa da Comarca de Arganil, assinalado no passado dia 8 de dezembro. Associados e amigos tornaram pequena a sede daquela que se tem assumido ao longo de quase um século como a casa mãe das coletividades da Beira Serra em Lisboa.

Num dia já por si de grande simbolismo, Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil, entregou a Medalha de Ouro do Concelho a Carlos Manuel, atual presidente da direção, distinguindo e reconhecendo “o excecional trabalho da Casa da Comarca de Arganil em benefício das comunidades locais e do movimento regionalista, ao longo de praticamente um século”. Durante este que foi momento alto das celebrações, o autarca contou ao seu lado com a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e com o presidente da Assembleia Municipal, Ricardo Pereira Alves.

Enaltecendo “o empenho e a dedicação que o atual presidente da direção tem colocado nesta sua missão de alimentar e manter bem vivo o regionalismo”, Luís Paulo Costa relembrou os timoneiros da Casa da Comarca de Arganil que fizeram nascer e crescer em Lisboa a alma arganilense e que, movidos pela paixão e inquebrável ligação às raízes, se empenharam em tornar a sua terra melhor. “Foi este forte sentido de generosidade, justiça e tolerância dos que vieram à procura de melhores condições de vida na cidade que permitiu colmatar as enormes carências que se faziam sentir nas aldeias pelos seus compatriotas”.

A festa regionalista, que teve lugar na sede da Casa da Comarca, na Rua da Fé, em Lisboa, e que durou pelo dia fora, contou também com as presenças da vice-presidente da Câmara, Paula Dinis, dos vereadores Luís Almeida e Érica Castanheira, bem como dos presidentes de Juntas/Uniões de Freguesia e de vários representantes de associações regionalistas, que mereceram por parte de Luís Paulo Costa rasgados elogios. “É louvável o compromisso de servir as suas populações que as coletividades continuam a levar por diante, assumindo-se como verdadeiras aliadas do poder local na luta pelo crescimento e pelo desenvolvimento do território, através de pequenas mais tão importantes obras”.

Segundo a autarquia, a atribuição da Medalha de Ouro do Concelho à Casa da Comarca, a mais alta distinção que pode ser concedida pelo Município, foi aprovada na Reunião de Câmara de 3 de setembro de 2019, tal como as homenagens a Antonino Carvalho Bicho, vice-presidente do Centro Social e Paroquial do Sarzedo, agraciado com a Medalha de Altruísmo durante as comemorações do Feriado Municipal, no dia 7 de setembro, e a Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Club de Portugal, que recebeu a Medalha de Ouro no dia 16 de outubro, em sessão decorrida no Salão Nobre da Câmara Municipal.

Anterior Seia: Orçamento Participativo Escolar com nove propostas a votação
Seguinte Região: PJ deteve grupo suspeito de roubo em empresa de confeções

Notícias Relacionadas

Informação

Trabalhos na Estrada Nacional/ER 342 – Arganil-Côja estão suspensos

O Município de Arganil anunciou, em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a suspensão dos trabalhos da empreitada de beneficiação da ER 342, entre Arganil e Côja, …

Informação

País: Mais acidentes e feridos graves, mas menos mortos na Operação ‘Ano Novo’

A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou nos cinco dias da Operação “Ano Novo” mais acidentes e mais feridos graves, mas menos vítimas mortais…

Destaque

Bobadela vence final da Liga INATEL

O GD Bobadela venceu por 1-0 o GDR Chã na final da Liga INATEL, que foi disputada, ontem, no Estádio Sérgio Conceição. A equipa do concelho de Oliveira do Hospital,…

Informação

Exames nacionais e provas de aferição decorrem “com normalidade” em Oliveira do Hospital

O diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, Carlos Carvalheira, garantiu há instantes à Rádio Boa Nova que a realização dos exames nacionais do secundário…

Última Hora

Acidente no IC2 fez três mortos

Uma colisão que envolveu dois veículos ligeiros e um de mercadorias no IC2, à entrada de Coimbra, fez esta quarta-feira três mortos e um ferido grave.

Última Hora

Sismo de magnitude 2,8 registado na Mealhada

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera detetou, pelas 12h30 de ontem, um sismo de magnitude 2,8 na escala de Richter na Mealhada, distrito de Aveiro.

Informação

Covid-19: Ministro anunciou sete detenções pelo crime de desobediência e agradeceu aos portugueses pela adesão generalizada às medidas de proteção

Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, falou aos jornalistas depois de uma reunião de monitorização do Estado de Emergência.

Informação

46 Candidaturas para usufruto da verba da conta solidária do Município de Oliveira do Hospital

Até à data limite da conta solidária, a 28 de junho de 2019, foram submetidas 46 candidaturas.

Região

Colisão seguida de atropelamento provoca um morto em aldeia de Trancoso

Um homem de 75 anos morreu hoje na sequência de uma colisão entre duas viaturas, seguida de atropelamento, em Castaíde, localidade do concelho de Trancoso.

Sociedade

Vaga de assaltos a carros em Seia preocupa populares

Pelo menos 24 carros foram vandalizados e furtados nas últimas 48 horas em Seia. A GNR está a investigar a vaga de assaltos, mas até ao momento não há suspeitos

Informação

Continuação das obras no IP3 consta no Orçamento do Estado para 2020

A continuação das obras de requalificação integral e duplicação do IP3, que liga Viseu a Coimbra, consta nos principais investimentos do Governo para a rodovia no próximo ano.

Informação

Jovem de 17 anos foi detido por suspeita de fogo posto

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um jovem estudante de 17 anos, suspeito de ter ateado três incêndios em Alpedrinha, concelho do Fundão, distrito de Castelo Branco.