Câmara de Arganil aposta em Cantares de Natal e Janeiras na Aldeia, mantendo viva uma das tradições mais antigas do país
2 Dezembro, 2019 1383 visualizações

Câmara de Arganil aposta em Cantares de Natal e Janeiras na Aldeia, mantendo viva uma das tradições mais antigas do país

image_pdfimage_print

Em 2019, a autarquia dirigida por Luís Paulo Costa volta a reunir as Tunas Concelhias – Arganil, Côja e São Martinho da Cortiça – para cantar o natal e as janeiras no concelho de Arganil.

A continuidade do programa de animação cultural, integrado nos festejos natalícios do Município, conta este ano com a participação do Orfeon Maestro Alves Coelho que se associa assim à expressão de uma tradição que se mantém viva nas memórias de infância de todos.

A iniciativa que procura enaltecer o espírito natalício e os valores intrínsecos da época desafiou, nesta segunda edição, as associações culturais a adaptarem o seu reportório à quadra festiva, evocando cantares conhecidos de toda a população, possibilitando a participação do público nas atuações.

Os primeiros locais a ouvir os acordes das guitarras e o eco das canções serão Pomares e Piódão, dia 15 de dezembro, seguindo-se Cepos, a 21 de dezembro. Despedem-se do ano, a 29 de dezembro, Benfeita e Pombeiro da Beira, encerrando-se a iniciativa a 05 de janeiro, na Cerdeira.

A preservação da identidade do povo de Arganil, a comunhão e partilha entre gerações e a oferta de programas culturais diversificados à população do concelho, são o mote para esta segunda edição de Cantares de Natal e Janeiras na Aldeia.

Anterior Politécnico da Guarda lança pós graduação em “Média e Proteção Civil”
Seguinte Resultados desportivos do fim-de-semana

Notícias Relacionadas

Região

Suspensos apoios a cinco casas de Pedrógão por suspeitas de irregularidades

O ministro-adjunto e da Economia afirmou, esta quarta-feira, que foram suspensos os apoios a cinco casas apoiadas pelo fundo Revita, em Pedrógão Grande, devido…

Informação

Esplanadas de Oliveira do Hospital continuam isentas de taxas entre 1 de maio e 30 de setembro

Os cafés, bares e restaurantes de Oliveira do Hospital voltam este ano a estar isentos do pagamento de taxas de esplanadas entre 1 de maio e 30 de setembro. A

Última Hora

Praia fluvial de Alvoco das Várzeas é “Qualidade de Ouro” pelo segundo ano consecutivo

A praia fluvial de Alvoco das Várzeas foi, pelo sexto ano consecutivo, galardoada pela Bandeira Azul, Praia Acessível e hasteou, pela segunda vez, a Bandeira “Qualidade de Ouro”.

Informação

Oliveira do Hospital novamente reconhecida como “Autarquia Mais Familiarmente Responsável 2018”

O Município de Oliveira do Hospital foi novamente distinguido, pelo quarto ano consecutivo, como “Autarquia Mais Familiarmente Responsável 2018” – um galardão atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR),…

Sociedade

Praia fluvial de Alvoco das Várzeas galardoada pela primeira vez qualidade de ouro

A praia fluvial de Alvoco das Várzeas foi, pelo quinto ano consecutivo, galardoada pela bandeira azul e “considerada pela primeira vez qualidade de ouro”.

Região

Mangualde: Despiste de veículo fez quatro feridos, dois são crianças

O despiste de um veículo ligeiro, na EN16, junto à localidade de Guimarães de Tavares, em  Mangualde, provocou quatro feridos, entre as quais duas crianças.

Última Hora

Proteção Civil prevê um “dia de muito trabalho” no combate aos fogos

No primeiro ponto de situação realizado, esta manhã, pela Proteção Civil, Patrícia Gaspar, adjunta de operações da Proteção Civil, revela que há seis incêndios ativos que causam as “maiores preocupações”.

Destaque

Autotanques continuam a assegurar abastecimento de água em Oliveira do Hospital. Piscinas municipais foram encerradas

O abastecimento de água à população de Oliveira do Hospital continua a ser assegurado por autotanques que, desde o final do dia de quinta feira, procedem ao transporte de água

Última Hora

Góis preparou moradores da Ponte do Sótão para situações de risco por incêndio

O Município de Góis promoveu, hoje, um exercício de preparação dos moradores da Ponte do Sótão para eventuais situações de risco por incêndio.

Última Hora

GNR deteve quatro pessoas por fraude fiscal de cinco milhões de Euros

A GNR anunciou hoje, em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, que a Unidade de Ação Fiscal, através do Destacamento de Ação Fiscal de Faro, realizou no dia 19 de

Informação

EPTOLIVA suspende aulas a partir de amanhã “como medida de contingência face ao covid-19”

A Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil (Eptoliva) vai suspender as aulas presenciais a partir desta sexta-feira, dia 13 de março. O objetivo é prevenir a propagação

Informação

Desporto fim-de-semana

A 7ª jornada da Série C do Campeonato Nacional acontece este domingo, 7 de outubro, pelas 15h00, onde o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) se desloca às Caldas