Câmara da Guarda garante continuidade na prevenção
23 Janeiro, 2018 647 visualizações

Câmara da Guarda garante continuidade na prevenção

image_pdfimage_print

A Câmara Municipal da Guarda vai continuar a apostar este ano na limpeza das florestas e na prevenção para minimizar o problema dos incêndios florestais, anunciou o seu presidente.

“Vamos definir um plano de ataque no domínio da prevenção”, disse o autarca Álvaro Amaro (PSD) aos jornalistas, no final da reunião quinzenal do executivo onde o assunto foi abordado.

Durante a reunião, o vereador socialista Eduardo Brito perguntou “o que está a ser planeado” pela autarquia em relação à limpeza de matos e à aplicação da lei, com o objetivo de minimizar as consequências dos fogos rurais.

Álvaro Amaro lembrou que, em 2017, no âmbito do plano municipal contra incêndios, o município investiu 600 mil euros em várias ações, com destaque para a limpeza das faixas de segurança.

“Foi feito um investimento brutal. O que nos conforta é que se não tivéssemos feito [o investimento], porventura, os impactos podiam ser maiores. E é isso que nos incentiva a prosseguir”, afirmou.

Garantiu que este ano a autarquia vai “continuar a apostar na limpeza e na prevenção”.

“Eu estou disponível para fazer tudo o que estiver ao meu alcance, com mais ajudas do Governo, menos ajudas do Governo. Nós investimos mais de 600 mil euros no verão passado e estamos dispostos naturalmente a continuar a investir de modo a minimizar esse problema. E acho que trabalhámos muito e acho, sinceramente, que o minimizámos”, rematou.

Em relação aos apoios disponibilizados este ano pelo Governo, reafirmou “que se controle, que se fiscalize o mais possível, mas que se faça”, porque “o caminho é o estímulo à prevenção e não o da penalização”.

“Quando o Governo vem dizer que tem uma linha de crédito de 50 milhões [de euros], vamos ver qual vai ser o acesso se não alterarem o quadro onde ela se torna mais efetiva”, observou.

Na opinião de Álvaro Amaro, “a questão chave [para diminuir os incêndios rurais] é ocupar e vigiar a floresta 24 horas por dia”.

Anterior “Fátima. A (des)construção do mito” é o novo livro de Luís Filipe Torgal. Apresentação vai ter lugar no Agrupamento de Escolas
Seguinte Incêndios: Já foram aceites 75 propostas de indemnização

Notícias Relacionadas

Informação

Pedro Coimbra pede reabertura do processo eleitoral e desafia António Campos ou o filho a entrarem na corrida à Federação do PS

O líder da Federação do PS de Coimbra e recandidato a novo mandato solicitou a reabertura do processo eleitoral, que se encontra suspenso pela direção nacional, para permitir o aparecimento

Última Hora

Bombeiros de Lagares da Beira voltam a ser “brindados” com nascimento em ambulância

Um bebé nasceu ontem, 20 de janeiro, numa ambulância da Corporação dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira, a caminho para a maternidade, em Coimbra.

Informação

Entrada gratuita nos Museus do Brinquedo e da Eletricidade no Dia dos Museus

No próximo sábado, dia 18 de maio, para assinalar o Dia Internacional dos Museus, os espaços museológicos municipais em Seia têm entrada gratuita e promovem atividades para visitantes.

Informação

Aveiro: Detidos por andarem à caça junto a instalações industriais

Dois homens, de 39 e 42 anos, foram detidos pelo Comando Territorial da GNR de Aveiro pelo crime de caça ilegal.

Última Hora

Mais de 50 concelhos de 12 distritos em risco máximo de incêndio

Mais de 50 concelhos de 12 distritos de Portugal continental estão hoje em risco ‘máximo’ de incêndio, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Última Hora

Carnaval menos frio e molhado no Norte e Centro

Uma pequena subida das temperaturas mínimas vai trazer um Carnaval menos frio, mas molhado, sobretudo nas regiões do Norte e Centro, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Última Hora

Detidos pela PJ mais dois presumíveis incendiários

A Polícia Judiciária, deteve mais um individuo, fora de flagrante delito, como presumível autor de um incêndio florestal em Resende. A detenção foi o culminar de intensas diligências desenvolvidas por

Última Hora

FACIT quer mostrar “aquilo que de melhor se faz” em Tábua

O Município de Tábua, em parceria com a ADI- Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, apresentou ontem o cartaz referente à X Feira Agrícola, Comercial

Sociedade

Oliveira do Hospital recebe Encontro do Orçamento Participativo Portugal 2018

O Município de Oliveira do Hospital recebe na próxima terça-feira, dia 10 de abril, pelas 21 horas, na Biblioteca Municipal, um Encontro de Participação para recolha de ideias para o

Última Hora

Céu limpo e descida da temperatura máxima no fim de semana

O fim de semana vai ser marcado por céu pouco nublado e uma pequena descida de temperatura máxima entre dois a quatro graus Celsius.

Última Hora

Equipa de Santo António do Alva venceu Taça da Inatel em futsal. Conheça outros resultados…

A equipa da Associação Progressiva de Santo António do Alva, venceu ontem a Taça da Fundação  Inatel de Coimbra em Futsal,…

Última Hora

Região: Polícia Judiciária deteve autor de crimes de pornografia de menores

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou e deteve um homem pela presumível prática…