Câmara da Guarda garante continuidade na prevenção
23 Janeiro, 2018 796 visualizações

Câmara da Guarda garante continuidade na prevenção

image_pdfimage_print

A Câmara Municipal da Guarda vai continuar a apostar este ano na limpeza das florestas e na prevenção para minimizar o problema dos incêndios florestais, anunciou o seu presidente.

“Vamos definir um plano de ataque no domínio da prevenção”, disse o autarca Álvaro Amaro (PSD) aos jornalistas, no final da reunião quinzenal do executivo onde o assunto foi abordado.

Durante a reunião, o vereador socialista Eduardo Brito perguntou “o que está a ser planeado” pela autarquia em relação à limpeza de matos e à aplicação da lei, com o objetivo de minimizar as consequências dos fogos rurais.

Álvaro Amaro lembrou que, em 2017, no âmbito do plano municipal contra incêndios, o município investiu 600 mil euros em várias ações, com destaque para a limpeza das faixas de segurança.

“Foi feito um investimento brutal. O que nos conforta é que se não tivéssemos feito [o investimento], porventura, os impactos podiam ser maiores. E é isso que nos incentiva a prosseguir”, afirmou.

Garantiu que este ano a autarquia vai “continuar a apostar na limpeza e na prevenção”.

“Eu estou disponível para fazer tudo o que estiver ao meu alcance, com mais ajudas do Governo, menos ajudas do Governo. Nós investimos mais de 600 mil euros no verão passado e estamos dispostos naturalmente a continuar a investir de modo a minimizar esse problema. E acho que trabalhámos muito e acho, sinceramente, que o minimizámos”, rematou.

Em relação aos apoios disponibilizados este ano pelo Governo, reafirmou “que se controle, que se fiscalize o mais possível, mas que se faça”, porque “o caminho é o estímulo à prevenção e não o da penalização”.

“Quando o Governo vem dizer que tem uma linha de crédito de 50 milhões [de euros], vamos ver qual vai ser o acesso se não alterarem o quadro onde ela se torna mais efetiva”, observou.

Na opinião de Álvaro Amaro, “a questão chave [para diminuir os incêndios rurais] é ocupar e vigiar a floresta 24 horas por dia”.

Anterior “Fátima. A (des)construção do mito” é o novo livro de Luís Filipe Torgal. Apresentação vai ter lugar no Agrupamento de Escolas
Seguinte Incêndios: Já foram aceites 75 propostas de indemnização

Notícias Relacionadas

Região

Seia: “Autarquia Familiarmente Responsável” pelo oitavo ano consecutivo

A Câmara Municipal de Seia foi distinguida, pelo oitavo ano consecutivo, com a bandeira verde “Autarquia + Familiarmente Responsável”, numa cerimónia que teve lugar em Coimbra.

Última Hora

Termómetros vão atingir valores anormais para a época este fim-de-semana

Neste fim-de-semana, os termómetros vão atingir valores anormais para a época, contudo as noites vão continuar frias.

Última Hora

Mulher retirou bastão a polícia e agrediu três agentes em Coimbra

Uma mulher foi detida, na noite desta segunda-feira, depois de ter retirado o bastão a um polícia e ter agredido três agentes da PSP, em Coimbra.

Última Hora

Dois atletas do Folhadosa na Seleção Nacional de Pesca Desportiva

O Folhadosa Fishing Team vai estar representado por dois atletas, Mário Cabeças e Ricardo D’Almeida, na Seleção Nacional de Pesca com Feeder, depois de uma prestação assinalável no Campeonato Nacional

Última Hora

Figueira da Foz: Homem mata mulher a tiro

Uma mulher foi morta a tiro, esta manhã, em Quiaios, na Figueira da Foz.

Informação

Filarmónica Flor do Alva comemorou 100 anos com lançamento de CD

A Filarmónica Flor do Alva, com sede em Vila Cova do Alva, comemorou, no passado sábado, 100 anos de existência. Para José Raimundo, presidente da direção, “é uma alegria” ter-se

Sociedade

Portugal regista mais três mortos e 157 casos de Covid-19

De acordo com os dados revelados esta segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas últimas 24 horas, Portugal regista mais três óbitos por covid-19 e 157 novos casos de infeção.

Informação

Pedro Tochas apresenta “Nariz Preto” em Oliveira do Hospital

No âmbito do programa Coimbra Região de Cultura, ‘Nariz Preto’, um espetáculo de Pedro Tochas, vai ser apresentado no Município de Oliveira do Hospital no próximo sábado,…

Informação

Restaurantes e bares de Oliveira do Hospital com horário alargado no Carnaval

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) deliberou conceder um alargamento do horário de funcionamento, no período de Carnaval, aos estabelecimentos de restauração e bebidas, licenciados no município.

Opinião

FCOH: “Gostar do que Fazemos. Gostar dos Nossos.”

Sérgio Conceição terá vivido anteontem o dia mais fantástico da sua vida profissional, repleto de festa e emoções – foi Campeão Nacional pelo FC Porto.

Última Hora

Cabeça Aldeia Natal abre portas amanhã às 15h00

É já amanhã, sábado, que a partir das 15h00, a  Aldeia Natal de Cabeça abre as portas àquele que é o Natal mais peculiar, genuíno…

Última Hora

Orquestra Clássica do Centro dá concerto com Bandas Filarmónicas de Miranda do Corvo

No dia 27 de janeiro, domingo, às 16h30, a Orquestra Clássica do Centro (OCC) convida músicos de várias Bandas Filarmónicas do município de Miranda do Corvo para um Concerto Sinfónico