Café Central: “Vale mais termos uma renda de 600 Euros e ser sustentável, do que ter uma renda de 1200 Euros e depois ninguém nos pagar”
10 Janeiro, 2020 256 visualizações

Café Central: “Vale mais termos uma renda de 600 Euros e ser sustentável, do que ter uma renda de 1200 Euros e depois ninguém nos pagar”

image_pdfimage_print

O regulamento de concessão do Café Central a privados vai ser alterado, a começar pelo valor de renda a pagar,…

… que deverá ser fixado pela autarquia e não ser resultado do preço mais alto apresentado em fase de concurso e que, assim, tem determinado o arrendatário do espaço localizado no Largo Ribeiro do Amaral, na cidade de Oliveira do Hospital.

A medida foi ontem anunciada pelo presidente do município oliveirense, José Carlos Alexandrino depois de interpelado por Cláudio Correia, que substituiu o vereador do PSD João Paulo Pombo Albuquerque, acerca da dívida do anterior arrendatário. O social democrata que começou por questionar se “já foi liquidada a dívida”, lembrou que o café “está parado há mais de quatro meses com perda de receita para o erário público”. Cláudio Correia questionou Alexandrino sobre “quanto mais tempo estima que teremos que esperar para abrir concurso, e se o novo concurso será um ‘copy paste’ do anterior concurso ou se será ajustado para que não aconteça o que aconteceu no passado?”.


Em resposta José Carlos Alexandrino referiu que o “montante em atraso não está liquidado”, informando mesmo que “aquele café só tem dado problemas” e tem sido “um mar de problemas”.  Considerou que a perda de receitas não acontece só quando o café está fechado porque “tive-o aberto e a Câmara esteve sempre a perder receita”. “As Câmaras não estão vocacionadas para determinados equipamentos”, disse ainda.

O autarca oliveirense assegurou que um novo concurso só será lançado “com um caderno de encargos diferente”, em que o preço mais alto não seja a regra. “O Café Central deve ter uma renda que seja sustentável e que dê para as pessoas tirarem lucro e paguem o seu trabalho”, referiu”. Para isso, “a Câmara deve fazer isto ao contrário”. Deve ser a “Câmara a fazer o preço e a fazer uma qualificação dos candidatos e ter critérios claros dessa qualificação. Cada um deve ter um projeto com dinamismo cultural”. José Carlos Alexandrino adiantou mesmo que a Câmara pode determinar a “renda em 600 Euros” e que “deve haver um conjunto de iniciativas culturais”. Para o autarca esta poderá ser uma “solução diferenciadora”, porque “vale mais termos uma renda de 600 Euros e ser sustentável, do que ter uma renda de 1200 Euros e depois ninguém nos pagar”.

Em reunião pública do executivo, Alexandrino disse que não ativou judicialmente a cobrança da dívida, referindo que o objetivo é fazer com que as pessoas vão pagando.

José Carlos Alexandrino não adiantou data para abertura de concurso de concessão do Café Central, mas referiu que gostaria que o mesmo estivesse em funcionamento por ocasião da Feira do Queijo que se realiza nos dias 14 e 15 de março.

Anterior Região: Detidos traficantes de produtos estupefacientes
Seguinte "A Escola e o Meio" na Rádio Boa Nova

Notícias Relacionadas

Cultura

Biblioteca Municipal recebe exposição  “Livros da Memória, Memória dos Livros”

  “Livros da Memória, Memória dos Livros” é a exposição que pode ser visitada, por estes dias, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital. A exposição, que foi inaugurada esta

Informação

Câmara de Oliveira do Hospital vai contrair empréstimo de dois milhões de Euros para realização de obras nas freguesias

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital deliberou  pela contratação de um empréstimo de dois milhões de Euros destinados à realização de obras nas freguesias. A medida, aprovada em reunião

Nacional

Temperaturas máximas deverão subir entre 10 e 13 graus até quinta-feira

As temperaturas máximas deverão subir entre 10 e 13 graus Celsius até quinta-feira em Portugal continental, prevendo-se que os termómetros subam acima dos 30 graus e em alguns locais dos

Última Hora

MAAVIM vai acompanhar visita de Ministros a Góis para reivindicar falta de apoios

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM) vai estar presente na visita dos Ministros a Góis, quarta-feira, 2 de maio, a fim de reivindicar a

Informação

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se sábado no Mercado Municipal

No próximo sábado, 17 de março, realiza-se mais uma edição “Da Nossa Terra” – Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital,…

Destaque

Vereador do PSD questionou despesas com refeições e foi acusado de fazer política de merceeiro

O vereador do PSD, João Paulo Albuquerque questionou, esta manhã, o executivo municipal de Oliveira do Hospital sobre o dinheiro gasto em outubro em refeições, …

Informação

Secretário de Estado da Juventude e do Desporto desloca-se a Seia para conhecer projeto Gym4All

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, desloca-se a Seia, na próxima quinta-feira, dia 18,  com o objetivo de tomar contacto…

Sociedade

Estudantes do IPC manifestam-se contra o aumento de 150 Euros no valor das propinas

As associações de Estudantes do Politécnico de Coimbra, entre as quais a da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, manifestaram-se ontem…

Nacional

Calor deixa 17 distritos sob aviso amarelo. Proteção Civil emite aviso à população

Dezassete distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo na quarta e quinta-feira devido à previsão de tempo quente, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Informação

Município de Penacova inicia trabalhos nos açudes do Rio Alva

Recomeçaram as obras de intervenção no Rio Alva, nomeadamente nos açudes de Cardal, Lapa, Vimieiro, Vale das Chãs e Cornicovo, fruto do protocolo celebrado entre o Município de Penacova e

Região

Infraestruturas de Portugal vai melhorar EN 230

A Infraestruturas de Portugal (IP) vai melhorar o pavimento da Estrada Nacional (EN) 230 no concelho de Oliveira do Hospital.

Destaque

“Stormbringer” foi o grande vencedor do Concurso Soltem Talentos de Oliveira do Hospital

O grupo Stormbringer convenceu ontem à noite o júri do concurso Soltem Talentos, conquistando o primeiro lugar. Em segundo lugar ficou o grupo “Overlay” e em terceiro o grupo “Quatro