Cães atacam rebanhos e deixam produtores alertados no concelho de Oliveira do Hospital
20 Novembro, 2018 1443 visualizações

Cães atacam rebanhos e deixam produtores alertados no concelho de Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

Nas últimas semanas, vários rebanhos de produtores do concelho de Oliveira do Hospital têm sido vítimas de ataque de cães.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a ADACO- Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra, mostra-se preocupada com estes casos. Segundo a Associação, “a situação contribui para fazer acrescer dificuldades e prejuízos aos produtores pecuários”.

Em declarações à Rádio Boa Nova, João Dinis, membro da ADACO, deu conta de que “nas últimas três semanas, vários cães, em estado selvagem, têm atacado rebanhos de ovelhas, particularmente na freguesia de Ervedal da Beira”.

“Neste momento, mais de 30 animais foram mortos e feridos”, disse, especificando em concreto o caso de António Simões, produtor de Queijo Serra da Estrela, no Seixo da Beira, que viu 22 ovelhas do seu rebanho serem atacadas.

Segundo João Dinis, as entidades responsáveis, como a “Câmara Municipal, a GNR e a Direção Regional da Agricultura e Pescas do Centro”, têm de atuar e “controlar estas matilhas”.

Carlos Dias, produtor em Ervedal da Beira, à Rádio Boa Nova explicou que, há cerca de “15 dias” algumas das suas ovelhas apareceram atacadas” e afirmou que nunca tinha passado por esta situação.

Também o rebanho de Fernando Abrantes, produtor de leite em Aldeia Formosa, foi atacado. À Rádio Boa Nova adiantou que o ataque provocou a morte a duas ovelhas e deixou outras feridas.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Anterior Atropelamento em Aveiro provoca um morto
Seguinte Bombeiros de Nelas e Canas de Senhorim vão contar com Equipa de Intervenção Permanente

Notícias Relacionadas

Última Hora

Mangualde: Jovem morre esmagado pelo próprio carro

Um jovem de 22 anos morreu, na madrugada desta quarta-feira, quando consertava o carro na garagem dos avós em Abrunhosa do Mato, no concelho de Mangualde.

Desporto

Conheça os resultados desportivos do fim-de-semana

Este fim-de-semana, em termos desportivos, ficou marcado pela vitória do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH), a primeira no Campeonato.

Última Hora

Oliveira do Hospital registou cerca de 34 hectares de área ardida até 15 de setembro

De 1 de janeiro até 15 de setembro arderam cerca de 34 hectares de área florestal no concelho de Oliveira do Hospital.  Cerca de 29 hectares arderam até 30 julho.

Sociedade

Episódio de violência põe a descoberto “insegurança” no Bairro João Rodrigues Lagos

Os moradores do Bairro João Rodrigues Lagos, na cidade de Oliveira do Hospital, não podiam estar mais receosos. O episódio de violência extrema, que deixou “quase morta” uma moradora na

Informação

Carlos Cardoso, engenheiro informático, é convidado do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com Carlos Cardoso, com funções de gestão e manutenção da rede interna da BLC3 e equipamentos adjacentes.

Região

Região: PJ deteve suspeito de atear fogo a ecopontos e viaturas

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, anunciou a detenção do presumível…

Última Hora

PJ de Aveiro deteve homem por burla, extorsão e furto qualificado

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro e em cumprimento de mandado de detenção emitido pela autoridade judiciária competente, identificou e deteve um homem, a

Última Hora

Centro de Portugal marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa

O Centro de Portugal vai estar na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que se realiza de 13 a 17 de março, na FIL – Feira Internacional de Lisboa.

Última Hora

Cristina Costa, investigadora na área da micologia, é convidada do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com a jovem Cristina Costa, investigadora no ramo da micologia.

Sociedade

Temperaturas máximas descem entre 3 a 5 graus no fim de semana

As temperaturas máximas vão descer no fim de semana entre três e cinco graus Celsius, apesar de no Alentejo rondarem os 35/36,…

Região

GNR apreendeu 63 toneladas de pescado congelado em Ílhavo

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR apreendeu no concelho de Ílhavo cerca de 63 toneladas de pescado congelado, que não cumpriam as obrigações respeitantes à comercialização dos produtos da

Cultura

Igreja Moçárabe de Lourosa é monumento nacional há 100 anos

Hoje assinala-se o centenário da classificação da Igreja Moçárabe de Lourosa como Monumento Nacional. A efeméride fica marcada com o anúncio da requalificação do espaço envolvente num investimento de 400 mil