“Cabeça, Aldeia Natal”, o Natal mais ecológico do país
4 Dezembro, 2018 1426 visualizações

“Cabeça, Aldeia Natal”, o Natal mais ecológico do país

image_pdfimage_print

Depois da experiência positiva dos anos anteriores, que levou milhares de pessoas à aldeia, os habitantes da Cabeça estão empenhados nos preparativos para acolher a sexta edição,…

…que este ano se realiza de 15 de dezembro a 6 de janeiro, trabalhando diariamente e voluntariamente na conceção dos enfeites que vão decorar a aldeia nesta época natalícia.

Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova, Giestas, videiras, pinheiros (resultante de limpezas e desbastes florestais no Parque Natural da Serra da Estrela) e lã das ovelhas bordaleiras da Serra da Estrela são os materiais usados para as estrelas, candelabros, grinaldas naturais e corações que cobrem as fachadas do casario típico em xisto, e que tem o visual completo com a utilização de luzes a led. Um cenário único no país, que convida os visitantes a percorrer as pitorescas ruas da aldeia que ostentam uma decoração simples e ecológica, mas muito criativa.

Neste conceito, onde não há lugar para o Pai Natal, encontramos uma aldeia autêntica em que os habitantes abrem as portas das suas casas, transformando a aldeia e as suas ruas numa verdadeira Aldeia de Natal.

A visita à aldeia é complementada com tasquinhas de produtos regionais, artesanato, animação de rua e experiências inspiradas na história, saberes e sabores da Serra da Estrela. Tradições como a missa do galo e a fogueira de natal nas ruas da aldeia, oficinas de cozinha no forno comunitário são algumas das atividades habituais. De destacar, este ano, os momentos musicais com um concerto de Natal com os Figo Maduro e com o grupo da aldeia “Balancé da Cabeça”.

O evento, que tem como princípio orientador o respeito pelas tradições e natureza, contempla ainda um conjunto atividades como um desfile de moda inspirado no tecido produzido de forma artesanal na Serra da Estrela – o burel; ações de sensibilização para a preservação da floresta e a recuperação de animais selvagens; passeios fotográficos para a descoberta da aldeia; percursos pedestres interpretativos.

Considerando o sucesso da 1ª edição, a organização promove o 2.º Trail da Aldeia Natal (dia 16 de dezembro), um percurso de 14km que dá a conhecer uma das paisagens culturais mais emblemáticas da Serra da Estrela, os socalcos da Aldeia de Cabeça e Casal do Rei. O valor angariado resultante da participação dos atletas reverterá na totalidade para ações de silvicultura e plantação de árvores autóctones.

A Cabeça- Aldeia Natal resulta de uma parceria entre o Conselho Diretivo dos Baldios da Cabeça, a Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha (ADIRAM) e o Município de Seia, sendo uma das Festas que consubstancia o Plano de Animação da Rede.

Esta ação integra o Plano de Animação da EEC PROVERE iNature, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do CENTRO 2020 – Programa Operacional Regional do Centro.

Anterior Seia promove festividades de Natal
Seguinte Sabugal conta com presépio natural gigante que ocupa 1100 metros quadrados

Notícias Relacionadas

Informação

Carlos Maia recandidata-se à liderança do PS de Oliveira do Hospital

O atual presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Oliveira do Hospital, Carlos Maia, é recandidato ao cargo,…

Sociedade

Homem de 80 anos morreu afogado em vala junto ao rio Mondego

Um homem com cerca de 80 anos morreu, ontem, afogado numa vala adjacente ao rio Mondego, junto à Mata Nacional do Choupal, em Coimbra.

Informação

Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva assinalou 13.º aniversário

O Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva, na Bobadela, assinalou,  o 13.º aniversário com a dinamização de uma tertúlia sobre “Recordações de Abril” a que se seguiu uma oficina …

Última Hora

Góis com praia de Ouro

A Praia Fluvial da Peneda/Pego Escuro, em Góis, ostenta novamente o galardão qualidade de ouro. Uma distinção atribuída pela Quercus que atesta a excelente qualidade da sua água.

Informação

Montemor-o-Velho: Detido autor de crimes de violação, coação sexual e abuso sexual de criança

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou e deteve um homem pela presumível prática de um crime de abuso sexual de crianças, de que foi vítima uma menina

Informação

Cooperativa Beira Central comemora 53º aniversário a pensar nos agricultores afetados pelo incêndio

A Cooperativa Agro Pecuária da Beira Central, com sede em Oliveira do Hospital, comemora hoje o 53º aniversário. A data está a ser assinalada de modo particular no espaço de

Região

Município de Tábua promoveu V Gala do Desporto

O Centro Cultural de Tábua recebeu, no dia 20 de janeiro, a V Gala do Desporto do Município de Tábua, que premiou as modalidades, os atletas e as associações do

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital conquista galardão ECOXXI 2016

O Município de Oliveira do Hospital foi novamente premiado com o Galardão ECOXXI, implementado pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa,…

Região

Penacova: Bebé nasceu em casa antes da chegada dos bombeiros. Mãe e filha foram encaminhadas para a maternidade

Na madrugada de domingo, uma mulher deu à luz uma menina em casa, antecipando-se à chegada da equipa de bombeiros, que já tinha sido solicitada…

Informação

Call Center da Altice já é uma realidade em Oliveira do Hospital

O Call Center já entrou em funcionamento na cidade de Oliveira do Hospital. Nesta fase de arranque, o projeto assegura meia centena …

Região

Semana arranca com neblina, chuva e descida da temperatura

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, para esta segunda-feira, períodos de chuva, em especial no litoral Norte e Centro e neblina ou nevoeiro matinal na região

Região

Sinistralidade: 1 100 infrações, 63 acidentes e sete detenções no distrito de Coimbra

Na semana de 5 a 11 de novembro, o Comando Territorial de Coimbra da GNR registou 1 100 infrações e 63 acidentes.