Cabeça Aldeia Natal é ainda mais genuína e ecológica
27 Novembro, 2019 1175 visualizações

Cabeça Aldeia Natal é ainda mais genuína e ecológica

image_pdfimage_print

Entre 7 de Dezembro e 1 de Janeiro, Cabeça, no concelho de Seia, volta a ser “a aldeia de Natal mais típica e ecológica do país”.

O Natal é tão genuíno e puro como o ar que se respira na Serra da Estrela. Nesta Festa de Montanha que conta este ano com a sua 7ª edição, o Pai Natal não está convidado, pois tudo é feito de recursos naturais e com a vontade e engenho das gentes da aldeia!

Há muito que os habitantes de Cabeça trabalham na mais peculiar e sustentável aldeia de Natal. Tudo é feito com as mãos sábias dos cerca de 170 moradores desta Aldeia de Montanha e com materiais da Natureza, como as giestas, as videiras, os pinheiros, folhas de fetos, lã das ovelhas bordaleiras, canas de milho e ainda outros materiais reciclados e que resultam das limpezas cirúrgicas das florestas do Parque Natural da Serra da Estrela e terrenos vizinhos.

Todo o trabalho é feito pela comunidade, com o empenho de todas as coletividades da aldeia, da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede Aldeias de Montanha (ADIRAM) e do Município de Seia. Não há empresas envolvidas, são apenas os habitantes que dão corpo e alma à decoração desta festa natalícia. Tudo é feito para que esteja em harmonia com o verdadeiro espírito natalício de comunhão, partilha e valorização de tradições como a missa do Galo, a fogueira de Natal, a confeção de iguarias no forno comunitário, o Mercado de Natal com produtos regionais.

O cenário é único: quem visita Cabeça nesta altura do ano pode vivenciar o verdadeiro Natal das gentes mais genuínas da montanha. As portas de casa dos habitantes estão abertas, o pequeno comércio tradicional, as tasquinhas e as ruas são espaços em que a comunidade se funde com os visitantes. Mas é ao entardecer que a magia acontece com milhares de luzes de tecnologia led a iluminarem as ruelas e o casario típico em xisto de Cabeça (recorde-se que esta foi a primeira aldeia led do país, um contributo real para eficiência energética e promoção de economia de baixo carbono).

Como por estes dias a afluência de público à aldeia de Cabeça triplica e evitar a acumulação de lixo nos contentores, os visitantes são incentivados a levarem os desperdícios para depósitos em ecopontos urbanos. Da mesma forma, os visitantes são incentivados a partilharem os automóveis e assim evitarem congestionar a aldeia.

Anterior Ana Abrunhosa entende que "se critério da população continuar", o Interior está "condenado"
Seguinte Região: Despiste de camião cortou A24 entre Lamego e a Régua

Notícias Relacionadas

Nacional

Mais de 500 mil hectares de culturas agrícolas afetados pelos incêndios

Os incêndios afetaram este ano mais de 500 mil hectares de terrenos com culturas agrícolas, dos quais 8,8 mil hectares de olival, 2,8 mil de vinha e 2,4 mil de

Informação

II MARATONA do PEDAL em BTT realiza-se a 5 de junho

A Secção do Pedal do Clube Caça e Pesca de Oliveira do Hospital, vai realizar no próximo domingo, 5 de junho, pelas 9h00, em Ervedal da Beira, a II MARATONA do

Informação

Viatura capotou após colisão na Zona Industrial de Oliveira do Hospital

Uma viatura capotou hoje ao início da tarde, cerca das 14h25, na Zona Industrial de Oliveira do Hospital, não havendo feridos a registar.

Última Hora

Especialista em fogos diz que “falhámos todos” nos incêndios de Junho e de Outubro

Domingos Xavier Viegas, especialista em incêndios florestais e responsável pelo relatório ao grande incêndio de Pedrógão Grande disse em Oliveira do Hospital que, quer naquele incêndio, quer no de outubro,

Desporto

“Estádio Solidário”: Receita dos bilhetes do jogo FCOH vs U. Santarém reverte no apoio a sem-abrigos

A receita dos bilhetes do jogo da 15ª jornada da Série C do Campeonato Nacional,  disputada entre o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a U. Santarém, no

Informação

Covid-19: Nove pessoas em quarentena e um caso suspeito de infecção em Oliveira do Hospital

O presidente do Município de Oliveira do Hospital disse hoje, em declarações à Rádio Boa Nova, que não há nenhum caso positivo de infecção por Covid 19 no concelho, …

Destaque

Luís Lagos quer “dar voz” às vítimas do incêndio e nega aproveitamento político

Luís Lagos, porta voz da Associação de Apoio às Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal afirmou, hoje, na Rádio Boa Nova que…

Informação

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se sábado no Mercado Municipal

No próximo sábado, 9 de setembro, realiza-se a Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra”,…

Informação

Aviso vermelho: Vento com rajadas até 110 km/hora. Depressão ‘Helena’ a caminho

Portugal continental vai ser afetado na sexta-feira por uma depressão que vai causar agitação marítima e vento forte com rajadas até 110 quilómetros por hora, o que levou à emissão

Região

Pombal: GNR apreende 45 aves de espécies cinegéticas protegidas

O Comando Territorial de Leiria da GNR apreendeu, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Pombal, 45 aves de espécies cinegéticas protegidas e autóctones, na freguesia da Guia, em Pombal,

Nacional

Operação Natal da GNR, terminou com mais acidentes.

Terminou com mais acidentes a operação Natal Tranquilo da GNR. Este ano, entre sexta e domingo, houve 594 acidentes, mais do que em 2015. Por outro lado, foram menos as

Educação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 18 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 23.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.