Cabeça Aldeia Natal é ainda mais genuína e ecológica
27 Novembro, 2019 868 visualizações

Cabeça Aldeia Natal é ainda mais genuína e ecológica

image_pdfimage_print

Entre 7 de Dezembro e 1 de Janeiro, Cabeça, no concelho de Seia, volta a ser “a aldeia de Natal mais típica e ecológica do país”.

O Natal é tão genuíno e puro como o ar que se respira na Serra da Estrela. Nesta Festa de Montanha que conta este ano com a sua 7ª edição, o Pai Natal não está convidado, pois tudo é feito de recursos naturais e com a vontade e engenho das gentes da aldeia!

Há muito que os habitantes de Cabeça trabalham na mais peculiar e sustentável aldeia de Natal. Tudo é feito com as mãos sábias dos cerca de 170 moradores desta Aldeia de Montanha e com materiais da Natureza, como as giestas, as videiras, os pinheiros, folhas de fetos, lã das ovelhas bordaleiras, canas de milho e ainda outros materiais reciclados e que resultam das limpezas cirúrgicas das florestas do Parque Natural da Serra da Estrela e terrenos vizinhos.

Todo o trabalho é feito pela comunidade, com o empenho de todas as coletividades da aldeia, da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede Aldeias de Montanha (ADIRAM) e do Município de Seia. Não há empresas envolvidas, são apenas os habitantes que dão corpo e alma à decoração desta festa natalícia. Tudo é feito para que esteja em harmonia com o verdadeiro espírito natalício de comunhão, partilha e valorização de tradições como a missa do Galo, a fogueira de Natal, a confeção de iguarias no forno comunitário, o Mercado de Natal com produtos regionais.

O cenário é único: quem visita Cabeça nesta altura do ano pode vivenciar o verdadeiro Natal das gentes mais genuínas da montanha. As portas de casa dos habitantes estão abertas, o pequeno comércio tradicional, as tasquinhas e as ruas são espaços em que a comunidade se funde com os visitantes. Mas é ao entardecer que a magia acontece com milhares de luzes de tecnologia led a iluminarem as ruelas e o casario típico em xisto de Cabeça (recorde-se que esta foi a primeira aldeia led do país, um contributo real para eficiência energética e promoção de economia de baixo carbono).

Como por estes dias a afluência de público à aldeia de Cabeça triplica e evitar a acumulação de lixo nos contentores, os visitantes são incentivados a levarem os desperdícios para depósitos em ecopontos urbanos. Da mesma forma, os visitantes são incentivados a partilharem os automóveis e assim evitarem congestionar a aldeia.

Anterior Ana Abrunhosa entende que "se critério da população continuar", o Interior está "condenado"
Seguinte Região: Despiste de camião cortou A24 entre Lamego e a Régua

Notícias Relacionadas

Informação

Idoso morreu em Carregal do Sal quando realizava uma queimada

Um idoso, com 86 anos, morreu hoje em Albergaria, Oliveira do Conde, no concelho de Carregal do Sal, quando procedia a uma queimada.

Informação

Micro e pequenas empresas de Oliveira do Hospital podem candidatar-se a fundos comunitários

O Município de Oliveira do Hospital acolheu uma sessão de divulgação e informação sobre o Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e Emprego (SI2E) através do qual é disponibilizado…

Informação

GNR deteve 20 pessoas e identificou 114 pelo crime de incêndio florestal

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve até 24 de março 20 pessoas e identificou outras 114 pelo crime de incêndio florestal, registando ainda 225 contraordenações…

Nacional

Depressão Elsa: Mais de 6 200 ocorrências, 2 mortos, 1 desaparecido e 70 desalojados

Mais de 6.200 ocorrências foram registadas em Portugal continental desde quarta-feira na sequência do mau tempo, que provocou até ao início da manhã desta sexta-feira 70 desalojados, dois mortos e

Destaque

15 detenções, 870 infrações e 58 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 3 a 9 de setembro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Sociedade

Ténis de Mesa: derrota em Seia mantém CCPOH no 9º no campeonato nacional

Na 15ª jornada do campeonato nacional da 2ª divisão de ténis de mesa, disputada este sábado, o Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital  (CCPOH) foi até à

Informação

Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital reúne hoje em sessão extraordinária

Esta sexta feira, 29 de março, realiza-se uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital. Os trabalhos têm início às 17h30.

Informação

Chuva coloca oito distritos do continente sob aviso amarelo no sábado

Oito distritos do continente vão estar sob aviso amarelo no sábado devido à previsão de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados…

Última Hora

Operação Fronteira Vigiada: GNR realizou ações para prevenir e combater a criminalidade

A Guarda Nacional Republicana realizou ontem, 19 de julho, diversas ações de controlo e fiscalização nas fronteiras terrestes, nomeadamente nas respetivas vias de acesso rodoviárias e ferroviárias, com o intuito

Cultura

Biblioteca Municipal recebe exposição  “Livros da Memória, Memória dos Livros”

  “Livros da Memória, Memória dos Livros” é a exposição que pode ser visitada, por estes dias, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital. A exposição, que foi inaugurada esta

Última Hora

Pedro Duarte é convidado do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com Pedro Duarte, que integra a equipa de conceção de protótipos e respetivos sistemas elétricos e eletrónicos.

Desporto

Conheça o calendário desportivo do fim-de-semana

Neste fim-de-semana, o Campeonato Nacional está interrompido devido à realização de jogos a contar para a Taça de Portugal e, por isso, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital regressa