Borba: Engenheiros do Exército avaliam segurança para operação de resgate
20 Novembro, 2018 693 visualizações

Borba: Engenheiros do Exército avaliam segurança para operação de resgate

image_pdfimage_print

Três engenheiros do Exército encontram-se em Borba a participar na avaliação das condições de segurança para as operações de resgate das vítimas do deslizamento de terras, disse hoje à Lusa a porta-voz daquele ramo das Forças Armadas.

“Recebemos uma solicitação da Autoridade Nacional de Proteção Civil para enviar para o local especialistas de engenharia, que pudessem fazer uma avaliação técnica das condições de segurança para apoiar futuras operações de busca”, disse a major Elisabete Silva.

O deslizamento de terras da estrada que ruiu para uma pedreira, na tarde de segunda-feira, provocou, pelo menos, dois mortos, segundo o Comandante Distrital de Operações de Socorro (CODIS) de Évora, José Ribeiro.

A equipa de três oficiais do Regimento de Engenharia número 1 encontra-se “desde manhã cedo” em Borba a realizar a avaliação técnica, juntamente com outras entidades no terreno, acrescentou a porta-voz do Exército.

“Até ao momento, não tivemos nenhum pedido de apoio nas operações de busca em si”, referiu igualmente a major Elisabete Silva.

Fonte da Proteção Civil já tinha explicado hoje à Lusa que as autoridades estiveram de manhã a fazer uma “avaliação no terreno” sobre as condições de segurança para o resgate das vítimas do deslizamento de terras para uma pedreira.

A fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora adiantou que o objetivo é “haver condições de segurança” para a realização das operações de resgate das vítimas.

Fontes da GNR e dos bombeiros adiantaram também à Lusa que, durante a madrugada de hoje, se registaram novos deslizamentos de terras no local, por os terrenos estarem “instáveis”.

As operações envolviam, cerca das 10:00 de hoje, 47 operacionais e 24 viaturas, entre bombeiros, Força Especial de Bombeiros (FEB), Serviço Municipal de Proteção Civil, GNR, Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Exército e Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

Anterior Município de Penacova entregou bolsas de estudo a alunos do ensino secundário e superior
Seguinte Cristina Costa, investigadora na área da micologia, é convidada do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Notícias Relacionadas

Última Hora

CIM Região de Coimbra presente no maior evento de promoção de vinhos e produtos em Paris

No ano em que Portugal é o país convidado de honra de um dos maiores eventos de Paris, a CIM Região de Coimbra, em estreita colaboração …

Informação

Mulher foi colhida mortalmente por comboio em Coimbra

Uma mulher com cerca de 80 anos morreu ontem, ao final da tarde, quando foi colhida por um comboio em Fornos, Coimbra.

Informação

Região:  Ministério Público acusa nove arguidos de corrupção em parcerias público-privadas

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra nove arguidos que são suspeitos da prática de crimes de corrupção, prevaricação de titular de cargo político, branqueamento…

Informação

Utentes da A25, A23 e A24 defendem “fim das portagens” em vez de descontos

A Comissão de Utentes da A25, da A23 e da A24 classificou hoje como “francamente insuficiente” o desconto de 15 por cento em algumas autoestradas, …

Última Hora

Oliveira do Hospital deu início à estabilização dos solos após incêndio

Equipas dos GIPS da GNR, da Força Especial de Bombeiros, sapadores e funcionários o Município de Oliveira do Hospital e União de Freguesias de Penalva de Alva …

Última Hora

Penacova: 3ª edição da Funny Run garantiu explosão de cor, água e música

Penacova foi, pela terceira vez, o palco da Funny Run, uma iniciativa do Município que associa a cor à água e à música.

Informação

Edifício da Biblioteca Municipal de Seia vai ser requalificado

O edifício da Biblioteca Municipal de Seia vai ser objeto de reabilitação, um investimento global de 160.673,89 €, anunciou a autarquia em comunicado. “Este é o terceiro edifício a ser

Região

66 acidentes e 928 infrações na última semana no distrito de Coimbra

Na semana de 4 a 10 de junho, o Comando Territorial de Coimbra  da GNR registou a ocorrência de 66 acidentes e detetou 928 infrações nas estradas do distrito de

Informação

Coimbra: PJ investiga desaparecimento de rapariga de 16 anos

A Polícia Judiciária (PJ) está a investigar o desaparecimento de uma jovem de Coimbra, de 16 anos, que não contacta a família desde o início desta semana.

Informação

Fim de semana com sol, chuva regressa na próxima semana

O fim de semana vai ser marcado pelo bom tempo com temperaturas máximas a chegar aos 26 graus Celsius, mas a chuva regressa na próxima semana, disse à agência Lusa

Informação

Covid-19: Município de Penacova encerra espaços municipais e cancela eventos

Humberto Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Penacova, considerando o desenvolvimento da pandemia do novo Coronavírus COVID-19, garante que se torna urgente a adoção de medidas concretas de prevenção e

Informação

Ministro da Educação visita Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

A Festa da Primavera, que decorre entre o dia de hoje até ao dia 21 de março, no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH), vai receber, no último