Borba: Engenheiros do Exército avaliam segurança para operação de resgate
20 Novembro, 2018 657 visualizações

Borba: Engenheiros do Exército avaliam segurança para operação de resgate

image_pdfimage_print

Três engenheiros do Exército encontram-se em Borba a participar na avaliação das condições de segurança para as operações de resgate das vítimas do deslizamento de terras, disse hoje à Lusa a porta-voz daquele ramo das Forças Armadas.

“Recebemos uma solicitação da Autoridade Nacional de Proteção Civil para enviar para o local especialistas de engenharia, que pudessem fazer uma avaliação técnica das condições de segurança para apoiar futuras operações de busca”, disse a major Elisabete Silva.

O deslizamento de terras da estrada que ruiu para uma pedreira, na tarde de segunda-feira, provocou, pelo menos, dois mortos, segundo o Comandante Distrital de Operações de Socorro (CODIS) de Évora, José Ribeiro.

A equipa de três oficiais do Regimento de Engenharia número 1 encontra-se “desde manhã cedo” em Borba a realizar a avaliação técnica, juntamente com outras entidades no terreno, acrescentou a porta-voz do Exército.

“Até ao momento, não tivemos nenhum pedido de apoio nas operações de busca em si”, referiu igualmente a major Elisabete Silva.

Fonte da Proteção Civil já tinha explicado hoje à Lusa que as autoridades estiveram de manhã a fazer uma “avaliação no terreno” sobre as condições de segurança para o resgate das vítimas do deslizamento de terras para uma pedreira.

A fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora adiantou que o objetivo é “haver condições de segurança” para a realização das operações de resgate das vítimas.

Fontes da GNR e dos bombeiros adiantaram também à Lusa que, durante a madrugada de hoje, se registaram novos deslizamentos de terras no local, por os terrenos estarem “instáveis”.

As operações envolviam, cerca das 10:00 de hoje, 47 operacionais e 24 viaturas, entre bombeiros, Força Especial de Bombeiros (FEB), Serviço Municipal de Proteção Civil, GNR, Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Exército e Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

Anterior Município de Penacova entregou bolsas de estudo a alunos do ensino secundário e superior
Seguinte Cristina Costa, investigadora na área da micologia, é convidada do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Notícias Relacionadas

Região

Quinta de Jugais tornou-se acionista do Benfica

A Quinta de Jugais, empresa de retalho que comercializa cabazes de Natal, chás e doces, passou a deter mais de 2 por cento (2,004%) da SAD do Benfica, correspondente a 460.926

Última Hora

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se este sábado no Mercado Municipal

Amanhã, dia 13 de janeiro, tem lugar mais uma edição “Da Nossa Terra” – Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital, …

Informação

Exposição Coletiva de Artes Plásticas é inaugurada amanhã em Oliveira do Hospital

Vai ser inaugurada amanhã, 24 de abril, pelas 21h00, a 5ª edição da Exposição Coletiva de Artes Plásticas no Salão Nobre dos Paços do Município de Oliveira do Hospital.

Informação

Espíritos Club quer reabrir em nova casa. Prejuízos após o fogo são de 400 mil Euros.

O Espíritos Club, em Oliveira do Hospital, uma referência da animação noturna na região Centro, perdeu 400 mil euros no incêndio de outubro de 2017, …

Informação

Rede Social concelhia promove formação para técnicos das IPSS

Três dezenas de técnicos e diretores das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de todo o concelho de Oliveira do Hospital estão a participar numa ação de formação…

Informação

Unidade Pastoral promove celebração anual de S. João Paulo II

A Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital promove no próximo domingo, dia 23 de abril, a celebração anual de S. João Paulo II, que em maio do ano passado …

Informação

Câmara de Arganil recupera edifícios Municipais destruídos pelo incêndio

A Casa da Quinta Dr. Urbano, na Benfeita, e os edifícios das antigas escolas primárias de Porto Silvado, na freguesia de Pomares, e de Anceriz, …

Última Hora

Hoje é dia de “Dramatizando” em Oliveira do Hospital

Realiza-se hoje, em Oliveira do Hospital, a nona edição do “Dramatizando – Jornadas de Teatro Escolar”. No palco da  da Casa da Cultura vão ser apresentadas cinco peças de teatro.

Desporto

Bobadela vence final da Liga INATEL

O GD Bobadela venceu por 1-0 o GDR Chã na final da Liga INATEL, que foi disputada, ontem, no Estádio Sérgio Conceição. A equipa do concelho de Oliveira do Hospital,…

Educação

Casa da Obra garante “fazer o melhor” na reabertura da creche em tempo de pandemia (com vídeo)

A Casa da Obra, como é conhecida a Obra D. Josefina da Fonseca, na cidade de Oliveira do Hospital, reabre na próxima segunda-feira, dia 18, a sua valência de creche.

Última Hora

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 27 de abril, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 23.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Sinistralidade: 645 infrações e 80 acidentes na última semana no distrito e Coimbra

A semana de 26 de novembro a 2 de dezembro ficou marcada por 645 infracções e a ocorrência de 80 acidentes nas estradas do distrito de Coimbra.