Bombeiros de Lagares acusam o Estado de “não ter respeito” pelas Associações Humanitárias (com vídeo)
4 Junho, 2017 1778 visualizações

Bombeiros de Lagares acusam o Estado de “não ter respeito” pelas Associações Humanitárias (com vídeo)

image_pdfimage_print

A Associação Humanitária dos Bombeiros de Lagares da Beira comemorou hoje os seus 71 anos, assim como os 40 anos da fanfarra. Na hora de comemorar, a Associação Humanitária …

… apelou ao governo para que cumpra com as suas obrigações no que respeita aos serviços prestados na área da saúde, ao mesmo que transmitiu a sua preocupação pela não aprovação de uma candidatura para aquisição de uma viatura de combate aos incêndios florestais.

Em dia de festa para a Associação Humanitária, que realizou a sessão solene de aniversário no novo pavilhão da corporação, foi com desagrado que António Maceira, presidente da direcção acusou o Estado de “não ter respeito pelas Associações Humanitárias”. “Isto não pode ser assim. Não pode”, referiu a propósito da dívida do Estado ainda por resolver às corporações de bombeiros na área da saúde e, que no caso de Lagares da Beira, ascende a uma dívida na ordem dos 110 mil Euros. “A Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro nos últimos três meses não pagou um cêntimo. É frustrante”, referiu António Maceira, partilhando também o desânimo pela não aprovação de uma candidatura destinada à aquisição de uma nova viatura de combate aos incêndios florestais. “O mais angustiante é perceber que se os critérios se mantiverem nunca teremos a viatura”, partilhou o presidente da direção.

A motivar a não aprovação está, como referiu António Pinto, o comandante da corporação, o facto de o corpo de bombeiros lagarense não ser visto como supramunicipal, situação que não corresponde à realidade. “As pernas foram-nos cortadas”, lamentou o comandante que tem dúvidas da capacidade de qualquer Associação Humanitária para, a custas próprias, suportar a aquisição de uma nova viatura no valor de 150 mil Euros. “A viatura que queríamos não era uma questão de vaidade, mas para que os bombeiros tivessem mais condições de segurança”, frisou.

Na cerimónia que contou com a presença de responsáveis da Liga de Bombeiros Portugueses e da Autoridade Nacional de Proteção Civil e até do secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital posicionou-se ao lado da corporação de bombeiros lagarense, disponibilizando-se para trabalhar numa ova candidatura para a compra da viatura. Assegurou também: “se não tivermos essa candidatura, se eu for presidente da Câmara, a Câmara comprará o carro, mostrando que estamos atentos às vossas necessidades”.

Pela segunda vez no concelho em menos de três meses, o Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, assumiu que “algo correu mal” no processo de candidatura para a nova viatura e comprometeu-se a dar uma “atenção especial” à corporação de Lagares da Beira no próximo aviso de candidatura.

Já sobre a dívida do Ministério da Saúde às corporações, o governante assegurou, tal como já o tinha feito no aniversário dos bombeiros de Oliveira do Hospital, que irá falar com o seu parceiro de governo. “Amanhã mesmo irei reunir com o Ministério da Saúde para ultrapassar o problema dramático que afeta os bombeiros e a corporação. Não ser ressarcido pode por em causa a viabilidade da Associação”, referiu.

A comemoração do 71º aniversário dos bombeiros de Lagares da Beira ficou marcada pelas habituais distinções e condecorações e pelo assinalar dos 40 anos da fanfarra, sendo distinguidos os seus fundadores e executantes. O bombeiro António Daniel Santos Mendes foi distinguido como Bombeiro do Ano com o prémio Manuel Gouveia Serra, que anualmente é atribuído pelo município. Já o bombeiro chefe Armindo Garcia dos Santos foi distinguido pela Liga de Bombeiros Portugueses com a medalha de serviços distintos Grau de Prata.

Anterior "A Escola e o Meio" na Rádio Boa Nova
Seguinte Município de Oliveira do Hospital assinala Dia Mundial do Ambiente com ação junto do Comércio Local

Notícias Relacionadas

Região

“O Medronho passou a ter bastante mais protagonismo público na região da Beira Serra”

O medronho e o medronheiro assumem particular destaque no próximo domingo, dia 20, em mais um capítulo da Confraria do Medronho. O objetivo é “continuar a divulgar este fruto”  que

Última Hora

Atividade turística no Centro de Portugal começou o ano a bater recordes

A atividade turística no Centro de Portugal iniciou o ano de 2019 a bater recordes absolutos. O mês de janeiro de 2019 foi o melhor mês de janeiro de sempre

Sociedade

Casa da Obra vai ser convertida em Casa da Memória em Aldeia das Dez

O Solar Pina Ferraz, também conhecido por “Casa da Obra”, localizado em Aldeia das Dez, no concelho de Oliveira do Hospital, vai ser convertido em Casa da Memória.

Região

Atropelamento ferroviário faz uma vítima mortal em Alfarelos

Um atropelamento ferroviário em Alfarelos, Soure, no distrito de Coimbra, causou uma vítima mortal do sexo masculino, esta manhã.

Sociedade

Cooperativa completa 52 anos e perspetiva “longos anos de vida”

A Cooperativa da Beira Central assinalou ontem, dia 11 de dezembro, 52 anos de atividade. Com um supermercado renovado, a Cooperativa espera seguir na senda da evolução, perspetivando “longos anos

Última Hora

Chuva está de regresso

A semana vai ser marcada por chuva fraca ou chuviscos, mais persistentes no litoral norte e centro, vento fraco a moderado e descida da temperatura mínima e máxima.

Informação

Município de Penacova em Cerimónia Comemorativa do Centenário do Armistício em França

O Município de Penacova participou, no passado fim-de-semana, na cerimónia comemorativa do Centenário do Armistício, na cidade geminada de Pont-Saint-Esprit, em França.

Informação

Confirmada primeira morte em Albergaria-a-Velha. É uma mulher de 89 anos

Uma mulher de 89 anos é a primeira vítima mortal por covid-19 em Albergaria-a-Velha, no distrito de Aveiro, onde se situa também o concelho de Ovar que se encontra sob

Informação

Jovem foi salvo de afogamento na praia fluvial de Avô

Um jovem, com cerca de 18 anos, quase morreu afogado, ao final da tarde desta sexta feira, na praia fluvial de Avô. O alerta foi dado por colegas…

Última Hora

Ervedal da Beira com IV Capítulo da Confraria dos Bolos, Doces, Aguardentes e Licores

  Ervedal da Beira recebe este sábado, dia 2 de dezembro, o IV Capítulo de Entronização da Confraria dos Bolos, Doces, Aguardentes e Licores.

Destaque

Aqua Village Health Resort & Spa vence 12 prémios internacionais

O Aqua Village Health Resort & Spa arrecadou 12 prémios pelos Haute Grandeur Global Execellence Awards, em três categorias, Resort, Spa e Restaurante, …

Região

Chefe da PSP de Coimbra condenado a dois anos e meio de prisão efetiva por violência doméstica

O chefe da PSP de Coimbra, Luís Ribeiro, foi esta segunda-feira condenado a uma pena efetiva de dois anos e meio de prisão por violência doméstica.