BLC3 promoveu Semana da Ciência e Tecnologia junto de crianças, jovens e idosos
21 Dezembro, 2016 1371 visualizações

BLC3 promoveu Semana da Ciência e Tecnologia junto de crianças, jovens e idosos

image_pdfimage_print

A BLC3 realizou a Semana da Ciência e Tecnologia no âmbito do evento local “Europe in My Region/City” da Comissão Europeia.

No âmbito do Programa LAB-i-DUCA, desenvolvido pela BLC3, foram realizadas ações junto de crianças, jovens e idosos, orientadas para a promoção da cultura científica e tecnológica. Esta foi uma iniciativa enquadrada no Evento local EWRC2016 da Comissão Europeia e promovida em parceira pela BLC3 e CCDR-Centro.

Durante o programa realizou-se a iniciativa “Ciência Sobre Rodas”, na qual investigadores da BLC3 se deslocaram aos Jardim-Escola do Concelho de Oliveira do Hospital e realizaram com os alunos atividades experimentais lúdicas de cultura científica e tecnológica adequadas aos conhecimentos e idades dos alunos, sendo que a atividade envolveu 258 crianças.

Destaca-se ainda e de forma muito positiva a iniciativa “Ciência 3G”, inovadora em Portugal, uma vez que consiste na realização de atividades experimentais em Centros de Dia/Lar de Idosos com o objetivo de promover junto desta população conceitos básicos de ciência e tecnologia, levando-os a interagir com equipamentos laboratoriais e providenciar-lhes explicações científicas para acontecimentos físico-químicos do dia-a-dia. Esta iniciativa envolveu cerca de 80 utentes de Centros de Dia/Lar.

Para João Nunes, presidente da BLC3, esta iniciativa demonstra que a Europa pode e deve assumir um papel de ser líder tecnológico e científico a nível global e que é possível desenvolver atividades em todas as idades e em qualquer região. Foi possível com a semana de Ciência e Tecnologia levar à região Beira Serra e a todas as idades – dos 3 aos 80+ anos – atividades em temáticas que são umas das bandeiras da União Europeia. A cultura científica e tecnológica apresentam um papel chave de inclusão social em territórios como os do interior.

Para Ana Abrunhosa, presidente da CCDRC “o desenvolvimento dos países depende em grande medida da ciência e tecnologia e da sua apropriação por parte das comunidades. A promoção da cultura científica e tecnológica é um dos principais veículos para ajudar a este propósito”. Por isso, considera que estas iniciativas “são extremamente importantes”.

Anterior Associação de Pais dinamizou recolha solidária a favor do Banco de Recursos Sociais  
Seguinte Região: Drone leva comida a idosos de aldeias isoladas de Coimbra

Notícias Relacionadas

Última Hora

Sábado é dia de Mostra  “Da Nossa Terra”

É já no próximo sábado, 12 de maio, que se realiza mais uma edição “Da Nossa Terra” – Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional…

Programas

EPTORADIO na Rádio Boa Nova

Esta sexta-feira, 21 de abril, o EPTORADIO será um programa musical. No decorrer do programa serão apresentadas as principais notícias…

Informação

Tuna Recreativa Penalvense realizou X Sarau Musical da Primavera

O salão da Sociedade Recreativa Penalvense recebeu, no passado dia 21, o X Sarau Musical da Primavera, em Penalva de Alva, no concelho de Oliveira do Hospital.

Nacional

Semana arranca com aguaceiros e trovoada mas também risco de incêndio

Os concelhos de Alcoutim e Castro Marim, no distrito de Faro, apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O IPMA colocou também

Última Hora

Candidatura ao Fundo Florestal Permanente aprovada em Penacova

A Câmara Municipal de Penacova viu aprovada a sua candidatura ao Fundo Florestal Permanente, no âmbito do apoio ao funcionamento das equipas de sapadores florestais, que se insere no eixo

Informação

Cabeça vive a Aldeia Natal até à Passagem do Ano

Até 1 de Janeiro, Cabeça, no concelho de Seia,  continua a ser uma das Aldeias Natal mais visitadas do país. E se o Natal é autêntico e genuíno, a passagem

Última Hora

Seia comemora Dia Municipal do Bombeiro

O Município de Seia, em parceria com as três corporações de bombeiros do concelho (Loriga, São Romão e Seia), celebra no dia 19 de maio o Dia Municipal do Bombeiro,

Informação

Região: Jovem de 17 anos detido por suspeita de crime de incêndio florestal

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, com a colaboração do Núcleo de Proteção Ambiental da GNR de Mangualde, deteve um adolescente, de 17 anos, …

Politica

Morreu António Correia Dias, aos 95 anos

António Correia Dias, uma das maiores figuras da vida pública do concelho de Oliveira do Hospital nas décadas de 80 e 90, natural da freguesia de Seixo da Beira, faleceu

Última Hora

GNR desmantelou rede de tráfico de droga na região Centro

A GNR anunciou hoje ter desmantelado uma rede de tráfico de droga na Região Centro na sequência de oito meses de diligências, que levaram à detenção de três homens.

Última Hora

FCOH vence dérbi com Lagares da Beira e mantém luta pela liderança

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) venceu, ontem, o dérbi frente a Associação de Desportiva de Lagares por 2-1. Apesar da vitória nesta 20ª jornada do Campeonato da

Sociedade

Alunos da Secundária de Oliveira do Hospital disputam final nacional do “Parlamento dos Jovens”

Os alunos Michael Nunes e João Duarte (deputados efetivos) e André Gonçalves (suplente) da Escola Secundária de Oliveira do Hospital vão representar o distrito de Coimbra…