BLC3 conta com Laboratório Colaborativo para a Economia Circular
8 Fevereiro, 2019 1913 visualizações

BLC3 conta com Laboratório Colaborativo para a Economia Circular

image_pdfimage_print

O COLAB para a Economia Circular tem sede no campus de Tecnologia e Inovação da BLC3, em Oliveira do Hospital (região interior) e apresenta um plano de Investimento de 11 milhões de euros …

… para os próximos cinco anos e a criação de mais de 45 postos de trabalho de emprego científico e qualificado diretos e mais de 60 indiretos. A sua aprovação foi alcançada em dezembro de 2019 e após um processo de avaliação de um painel de peritos internacional.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, João Nunes, presidente do Conselho de Administração da BLC3 refere que “a Economia Circular é um dos maiores desafios e paradigmas atuais, exigindo um conhecimento multidisciplinar e uma grande capacidade de resposta e de massa crítica devido à sua complexidade, e uma das grandes apostas da Política Europeia e Nacional”.

“Os Laboratório Colaborativos, COLAB, são uma medida do atual Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, tendo como objetivo o apoio ao nascimento e desenvolvimento de entidades/estruturas que promovam a cooperação entre o meio académico e empresarial e a comercialização de conhecimento (um dos maiores problemas existentes em Portugal, relacionado com a reduzida capacidade de chegar com conhecimento ao mercado)”. explica

Os COLAB´s, num total de 21 reconhecidos em Portugal, estão orientados para a resolução de problemas e valorização de oportunidades complexas, através de conhecimento e massa crítica, com a criação numa primeira fase de postos de trabalho altamente qualificados, científicos e dedicados a 100% para um mesmo objetivo e num relacionamento estreito entre as empresas e a academia, numa mesma estrutura que irá convergir pensamentos e “linguagens”.

O COLAB de Economia Circular irá desenvolver atividades em 3 plataformas tecnológicas, como a: (1) Biotecnologia Industrial; (2) Processos de Sustentáveis de Separação e Química Verde; e (3) EcoDesign; e com impacto nas cadeias de valor da (i) Floresta, (ii) Agroindustrial, (iii) Resíduos Urbanos, (iv) Água, (v) Manufatura Industrial; (vi) Construção; e (vii) Serviços. Em termos técnico-científicos irá desenvolver trabalho desde a biotecnologia até ao marketing e regulamentação, devido multidisciplinaridade do tema da Economia Circular.

O COLAB para a Economia Circular representa a criação de uma entidade, tendo como promotor líder a BLC3, em cooperação com entidades do tecido empresarial como a Aquitex, Mota Engil, Lipor, Raiz (Grupo Navigator), Têxtil Manuel Gonçalves, de Laboratórios de Estado e Interface, como o Laboratório Nacional de Energia e Geologia e o Instituto de Soldadura e Qualidade, respetivamente, e do meio académico, as Universidades, como a U. Aveiro,  U. Católica Portuguesa, U. Coimbra, U. Minho, U. Nova de Lisboa e U. Porto.

Tem ainda cooperação técnico-científica com o Instituto Politécnico de Bragança, o Instituto Politécnico de Coimbra e o iBET, e cooperação industrial e de mercado com o Cluster Smart Waste, Portugal Foods, COTEC, Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção: estando em estabelecimento também já cooperação internacionais, em particular na Europa.

João Nunes sustenta que haverá ainda cooperação com outros COLAB´s num contexto de valorização de competências, investimento, conhecimentos e numa relação Win/Win. Exemplo disso, será a cooperação com o COLAB de Montanha (Promotor Líder Instituto Politécnico de Bragança), COLAB de Biorrefinarias (Promotor Líder Laboratório Nacional de Energia e Geologia), COLAB de Biotecnologia Azul (Promotor Líder: Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental) e o COLAB de Inovação para a Indústria Alimentar (Promotor Líder: Associação Integralar – Internvenção de Excelência no Setor Agroalimentar), devido à transversalidade do tema da Economia Circular e à necessidade de apoio a estes COLAB para a utilização eficiente de recursos e minimização da geração de resíduos.

No arranque do COLAB de Economia Circular existe já uma cooperação estabelecida com a Agência Portuguesa do Ambiente, que será uma das grandes prioridades de início de atividades deste COLAB.

Pretende adicionalmente ser uma resposta a problemas complexos e orientações políticas nacionais (por exemplo, o Plano de Ação para a Economia Circular, a Agenda de Investigação&Inovação para a Economia Circular 2030 e a Diretiva dos Resíduos) e internacionais (por exemplo, o Plano de Ação Europeu para a Economia Circular).

Anterior Tábua de Queijos e Sabores espera 15 mil visitantes
Seguinte Eptoradio acontece esta sexta-feira pelas 14h00

Notícias Relacionadas

Informação

Região: Militares do GIPS identificaram suspeitos de furtos de combustível

A Unidade de Intervenção, através do Subagrupamento de Montanha do Grupo de Intervenção Proteção e Socorro (GIPS), que presta serviço na Serra da Estrela, no passado dia 13 de novembro,…

Região

Exposição de tesouros nacionais marca segundo domingo jubilar

No próximo domingo 2 de fevereiro, o Mosteiro de Santa Cruz acolhe um vibrante programa integrado no Jubileu…

Vídeos

EXPOH: “Temos uma feira muito interessante para a nossa dimensão”

O presidente do Município de Oliveira do Hospital considerou, hoje, na Rádio Boa Nova, que o concelho tem “uma feira muito interessante” para a sua dimensão.

Informação

Centro de Portugal foi a região de Turismo que mais cresceu em abril

O Centro de Portugal foi a região de turismo do país que mais cresceu em abril deste ano, relativamente ao mesmo mês de 2016,…

Desporto

Venceslau Fernandes vence 2ª etapa da Volta a Portugal do Futuro em Oliveira do Hospital

Venceslau Fernandes foi, hoje, o grande vencedor da 2ª etapa da 26ª Volta a Portugal do Futuro, que decorreu no concelho de Oliveira do Hospital, com chegada ao Monte do

Politica

João Ricardo Duarte é o novo presidente da Juventude Popular de Oliveira do Hospital

A tomada de posse distrital e concelhia da Juventude Popular aconteceu no passado dia 22 de dezembro, no Museu do Azeite, na freguesia da Bobadela, onde, pela primeira vez, houve

Última Hora

Francisco Prior Claro vai ser ordenado sacerdote

O diácono Francisco Prior Claro que integrou, nos últimos anos, a Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital, vai ser ordenado sacerdote no próximo dia 24 de junho, pelas 16h,…

Informação

Conheça o calendário desportivo deste fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) desloca-se amanhã, 22 de dezembro, a Fátima. O jogo antecipado da 16ª jornada da Série C do Campeonato Nacional acontece às 15h00,

Última Hora

Região: Prisão preventiva para suspeito de balear homem durante roubo

O suspeito de ter baleado um homem durante um roubo na quarta-feira, em Caria, concelho de Belmonte, distrito de Castelo Branco,…

Sociedade

Feira de Santo André realiza-se no dia 1 de dezembro em Ervedal da Beira

No próximo domingo, dia 1 de dezembro, realiza-se a habitual Feira de Santo André, também conhecida como a Feira das Nozes,…

Região

Tempo seco e quente obriga a cuidados especiais, avisa a ANEPC

Perante o prolongamento da situação de alerta em todo o território nacional,  a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população.

Região

Ovar: Mulher morre e homem fica em estado grave devido a monóxido de carbono

Uma mulher, com cerca de 30 anos, morreu intoxicada por monóxido de carbono na manhã desta segunda-feira em Ovar. Há ainda a registar um ferido grave, um homem, que foi