BLC3 conquista selo “RegioStars” com projeto Centro Bio (com vídeos)
11 Outubro, 2016 9377 visualizações

BLC3 conquista selo “RegioStars” com projeto Centro Bio (com vídeos)

image_pdfimage_print

O projeto Centro Bio da BLC3, o Campus de Tecnologia e Inovação de Oliveira do Hospital venceu, esta tarde, o prémio “RegioStars” na categoria de “Desenvolvimento Sustentável”.


O projeto na área das Bioindústrias aposta na valorização do território, tendo em vista a construção de uma refinaria de demonstração industrial, destinada à produção do chamado “petróleo verde”, afigurando-se como um verdadeiro travão aos incêndios florestais.

O projeto Centro Bio: Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos convenceu o júri na final dos RegioStars Awards que decorreu hoje em Bruxelas, conquistando assim um verdadeiro de “selo de reconhecimento” no espaço europeu e mundial.

Esta é uma “grande notícia” para o presidente da BLC3, João Nunes, que partilha esta “vitória” com a região e com o país. Para este jovem investigador e presidente da BLC3, o prémio RegioStars vem “reforçar a oportunidade” em torno da valorização do território. “Em vez de termos incêndios, mais vale termos indústria de petróleo verde, que é valorizar os recursos e valorizar a terra. É apostar em produtos com alto valor acrescentado, até para a indústria farmacêutica”, especificou.

O reconhecimento hoje conseguido em Bruxelas é igualmente motivo de satisfação para a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC). “Estamos muito felizes porque na CCDRC fazemos boas escolhas. É um excelente exemplo da aplicação dos fundos comunitários”, afirmou Ana Abrunhosa em declarações à Rádio Boa Nova, notando a “grande importância” que este reconhecimento tem para a região, por permitir valorizar o território, tornando-o “menos propício aos incêndios”.

A responsável não tem dúvida de que o projeto Centro Bio “vai transformar totalmente a região” e “ajudar outras regiões. Destaca, em particular, a “tecnologia inovadora” associada ao projeto e que vai permitir “aproveitar valor para outras indústrias, incluindo na área da farmácia”.

Confiante no projeto, Ana Abrunhosa espera que “a indústria também acredite no projeto” que deve seguir a via da “industrialização” e da “internacionalização”. “O selo RegioStars vai ser um grande empurrão para isso”, conclui a presidente da CCDRC.

Anterior Terceiro GNR ferido a tiro na caça aos suspeitos do assalto que provocou dois mortos em Aguiar da Beira
Seguinte Chuva deixa todos os distritos sob aviso amarelo

Notícias Relacionadas

Última Hora

Despiste no IC6 faz quatro feridos

O IC6 está cortado no sentido Oliveira do Hospital – Coimbra. O incidente fez quatro vítimas, duas delas estão encarceradas.

Região

Região: GNR deteve três pessoas por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Moimenta da Beira, deteve ontem, dia 25 de novembro, dois homens e uma mulher, com idades compreendidas entre

Última Hora

Associações de apoio às vítimas afirmam que relatório confirma denúncias

As associações de apoio às vítimas dos incêndios de outubro de 2017 realçaram o facto de o relatório entregue pela Comissão Técnica Independente (CTI) confirmar as denúncias de “descoordenação total”

Região

Aveiro: PJ deteve homem por crimes de coação sexual

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve, fora de flagrante delito, um indivíduo, com 47 anos de idade,…

Última Hora

FCOH empatou. Nogueirense impôs derrota à AD de Lagares da Beira. E outros resultados….

Em jogo da 16ª jornada da série C, do Campeonato de Portugal, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital ficou-se, ontem, pelo empate a um golo no reduto do Vitória

Destaque

Sinistralidade: 1 100 infrações, 63 acidentes e sete detenções no distrito de Coimbra

Na semana de 5 a 11 de novembro, o Comando Territorial de Coimbra da GNR registou 1 100 infrações e 63 acidentes.

Última Hora

Operação Natal e Ano Novo da GNR: Dez mortos e 45 feridos graves

Dez pessoas morreram e 45 sofreram ferimentos graves nos 2.587 acidentes rodoviários registados pela GNR desde 20 de dezembro e até ao final do dia de segunda-feira, no âmbito da

Informação

“Dou Mais Tempo à Vida” anima Mercado Noturno no próximo sábado em Oliveira do Hospital

“Mercado Noturno – Dou mais tempo à vida” promete animar a noite de sábado, dia 20 de abril, que será de sensibilização e solidariedade na quadra pascal. A iniciativa é

Região

Tábua: 34 casos positivos e três recuperados. UCC da Santa Casa da Misericórdia foi hoje desinfetada

O concelho de Tábua regista, a esta altura, 34 casos positivos de Covid-19 e três recuperados. Já foram efetuados testes de despistagem a todos os colaboradores e utentes da Unidade

Região

Covid-19: Região de Coimbra promove workshop online sobre as medidas de apoio às empresas

Depois do sucesso da primeira ação de workshops online sobre as Medidas de Apoio às Empresas, relativas ao impacto na economia da epidemia do Coronavírus – COVID19, a Comunidade Intermunicipal

Informação

AF Coimbra quer que a final da Taça de Portugal se realize em Coimbra

A Associação de Futebol de Coimbra (AF Coimbra) quer que a final da Taça de Portugal, edição 2019/ 2020 se realize em Coimbra.

Informação

“O Nogueirense deve estar, obrigatoriamente, no Campeonato de Portugal”, defende novo treinador (com vídeo)

Laurindo Filho é o novo rosto do comando técnico da Associação Desportiva Nogueirense e, apesar de chegar já no decorrer do Campeonato, defende que o clube “deve estar, obrigatoriamente, no