BLC3 acolheu “Ciclo de Eventos – Dinâmicas para a Inovação” da ANI
25 Novembro, 2019 494 visualizações

BLC3 acolheu “Ciclo de Eventos – Dinâmicas para a Inovação” da ANI

image_pdfimage_print

No passado dia 20 de novembro, a BLC3, Associação BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, localizada em Lagares da Beira, …

… recebeu a sessão do Ciclo de Eventos “Dinâmicas para a Inovação”, uma iniciativa da Agência Nacional de Inovação (ANI), no âmbito do projeto de Transferência de Conhecimento que visa um conjunto de iniciativas sobre Valorização do Conhecimento, subordinadas a áreas e setores estratégicos da economia nacional.

Esta parceria da BLC3 com a ANI, focada numa das áreas estratégicas de atividade da BLC3 e da Estratégia Nacional de Especialização Inteligente – “Água e Ambiente” – promoveu a discussão de desafios TecInov (Tecnologia e Inovação) sobre a: 1) avaliação, monitorização e proteção de ecossistemas; 2) gestão e utilização eficiente de recursos hídricos; 3) redução, gestão, tratamento e valorização de resíduos; e 4) uso eficiente de solos e ordenamento.

Esta iniciativa contou com a participação de especialistas de entidades reconhecidas de norte a sul do país permitindo uma forte interligação entre as mesmas, nomeadamente a: BLC3; ANI; Gabinete da Secretaria de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território; Centro para a Valorização de Resíduos; Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro; Lipor; Raiz; Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova Lisboa; Grupo NOV; Instituto Politécnico de Viseu; BioSmart; Fibrenamics; Centro Tecnológico da Cortiça; Centro Tecnológico das Industrias do Couro e Universidade Católica Portuguesa do Porto (mais de 40 especialistas).

Composto por dois momentos distintos ao longo do dia, durante o período da manhã, a iniciativa arrancou com uma mesa redonda e criação de  quatro grupos de trabalho dinâmicos para identificação das prioridades de ação TecInov, nomeadamente através da discussão de desafios para a próxima década. com um momento final dedicado a debate e conclusões.

No período da tarde teve lugar o Focus Group Meetings Temáticos com a missão de testar e validar ideias de projetos de I&D em fase pré-comercial, com potencial valorização no mercado, através de metodologias de Inovação Aberta e pitch de apresentação de tendências e de tecnologias disruptivas das entidades envolvidas.

Para João Nunes, Presidente e CEO da BLC3, “este foi um importante dia de trabalho, por três motivos: 1. é possível o interior estar na linha da frente da discussão da inovação e tecnologia e demonstrou-se neste evento que é possível Portugal ser um só – a Inovação é um pilar de união; 2. A relação entre entidades é feita através da ligação entre pessoas e a Inovação para ser competitiva precisa de ganhar escala: e isso só é possível se conseguirmos cooperar e fazer parcerias, criando elos de ligação, como foi um dos resultados alcançados no evento; e 3. Novas tecnologias e inovações foram apresentadas com elevado potencial de aplicação a curto prazo no setor da Água e Ambiente.”

Para Cláudia Azevedo, Unidade Interface da ANI, “a iniciativa apresentou-se como uma plataforma produtiva de discussão e envolvimento dos vários atores do SNI presentes, tendo havido a oportunidade de cruzar experiências, know-how e boas práticas em domínios de interesse comuns. O ciclo de eventos Dinâmicas para a Inovação tem como principal objetivo promover o networking de IDI em setores estratégicos da economia, enquadrados no processo de revisão da estratégica nacional de especialização inteligente”.

Anterior Oliveira do Hospital tem sinalizados 22 casos de violência doméstica. “Preocupa-nos mais os que não sabemos”, alerta Ana Rodrigues (com vídeo)
Seguinte Maratona Clube Vila Chã representado por 14 atletas no 43º Grande Prémio de Atletismo da Guarda

Notícias Relacionadas

Informação

Equipa de Petizes do Futebol Clube Oliveira do Hospital é vice-campeã distrital

A equipa de petizes do Futebol Clube de Oliveira do Hospital depois de ter derrotado  a Académica de Coimbra na meia-final por 2-1, chegou à tão desejada final,…

Sociedade

Aldeias de Oliveira do Hospital “de fora” das 49 candidatas às 7 Maravilhas de Portugal

A “7 Maravilhas de Portugal” desvendou esta sexta-feira na Aldeia da Pena (São Pedro do Sul) as 49 candidatas de entre 322 às aldeias mais maravilhosas do país.

Última Hora

Oliveira do Hospital: Oito projetos a concurso para Memorial de homenagem às vítimas do incêndio

São oito os projetos candidatos ao concurso para a criação do Memorial de homenagem às vítimas do grande incêndio de outubro, em Oliveira do Hospital.

Informação

GNR deteve suspeito de furtos nos distritos de Coimbra, Viseu, Leiria e Aveiro

Um homem, de 31 anos, foi detido pela GNR no Porto, por vários furtos em quatro distritos.

Última Hora

Atrasos nas obras da Casa da Cultura e Colégio B. G. de Mascarenhas atingiram o “limite”. Autarquia vai aplicar coimas

O presidente do Município de Oliveira do Hospital referiu, esta manhã, que a demora nos trabalhos de requalificação da Casa da Cultura…

Última Hora

GNR realiza operação “Peregrinação Segura 2018”

No âmbito das celebrações das aparições de Fátima, a Guarda Nacional Republicana (GNR), até ao dia 13 de maio, intensifica as ações de patrulhamento nas principais vias de acesso à

Última Hora

Tomada de posse em Oliveira de Hospital é na sexta-feira

Os novos órgãos municipais de Oliveira do Hospital vão tomar posse amanhã. A cerimónia foi adiada uma semana devido aos incêndios no concelho.

Sociedade

Sopas reinaram em mais um Festival em Santa Ovaia

O Festival das Sopas voltou a animar Santa Ovaia, no concelho de Oliveira do Hospital. No sábado, foram várias as sopas a concurso num festival onde reinaram os sabores da

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital investe 50 mil euros em bolsas de estudo para o ensino superior

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital volta a apoiar, uma vez mais, os alunos economicamente carenciados do concelho que frequentam estabelecimentos de ensino superior público. A atribuição das bolsas

Destaque

EPTOLIVA comemorou 27 anos de “trabalho e dedicação”

A EPTOLIVA- Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil comemorou, no passado dia 9 de novembro, o seu 27º aniversário, com uma cerimónia de entrega de diplomas e

Informação

Penacova celebrou dia Mundial da Água com visita à ETAR de S. Paio do Mondego

Com o objetivo de consciencializar a população em geral e a comunidade escolar em particular para a necessidade de preservação e poupança da água, …

Região

Filme “Wildlings” conquistou prémio no festival Art & Tur

O filme “Wildlings” conquistou  prémio Best Webdoc  International, no Art & Tur  – International Turism Film Festival.