Bibliotecas Públicas Municipais distinguidas com menção honrosa pelo projeto “Degustação de Leituras”
8 Novembro, 2019 782 visualizações

Bibliotecas Públicas Municipais distinguidas com menção honrosa pelo projeto “Degustação de Leituras”

image_pdfimage_print

As Bibliotecas Públicas Municipais de Oliveira do Hospital foram distinguidas com uma menção honrosa pelo júri do Prémio …

… “Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais”, pelo projeto “Degustação de Leituras”.

A cerimónia desta quinta edição do prestigiado prémio decorreu, dia 4 de novembro, no Teatro Miguel Franco, em Leiria, no âmbito do 15º Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.

O projeto denominado “Degustação de Leituras”, que tem estado a ser periodicamente desenvolvido pelas bibliotecas públicas de Oliveira do Hospital, pretende levar a leitura até aos cafés do concelho de Oliveira do Hospital, assim como a outros espaços de grande afluência de público, como as praias fluviais, por exemplo.

Em suma, esta iniciativa, que é aberta ao público em geral e tem sido um sucesso a avaliar pelo número de participantes que vem envolvendo, tem como objetivo principal promover os hábitos de leitura e o livro fora dos espaços da biblioteca, levando-os para locais onde não é tão habitual a sua existência.

É também uma forma de chegar a outros públicos, uma vez que como os livros se encontram nas mesas de café é mais fácil que os folheiem e os leiam. Os livros deixados nos espaços comerciais são de várias temáticas como forma de promoção de diferentes autores, sem esquecer os autores concelhios.

No âmbito do projeto “Degustação de Leituras”, que abrange diversos públicos, são também habituais as tertúlias com a degustação de produtos endógenos, que convidam à troca de opiniões e de leituras acompanhadas por apontamentos musicais.

Teresa Mendes, bibliotecária na Biblioteca oliveirense explicou à Rádio Boa Nova em que consiste o projeto e convidou à participação no próximo dia 15 de novembro no café da Associação de Penalva de Alva, cujo tema em destaque serão as invasões francesas.

Ana Isabel Ferrão, coordenadora do serviço educativo da Biblioteca de Oliveira do Hospital, não cabe de contentamento pela distinção conseguida pela biblioteca oliveirense, que participou no congresso realizado em Leiria a par de bibliotecas de todo o país, com orçamentos, equipamentos e tecnologias não comparáveis aos de Oliveira do Hospital. Ana Isabel verifica que o segredo do sucesso da biblioteca de Oliveira do Hospital está “nas pessoas e na sua disponibilidade e entrega aos projetos”.

Anterior Jovem de Oliveira do Hospital reforça Comunicação do Sporting
Seguinte Nelas celebra Dia Mundial do Enoturismo no próximo domingo

Notícias Relacionadas

Região

CCDRC entregou chaves de habitações em Seia e garante que até ao final do ano “muitas habitações” estarão concluídas

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) admitiu hoje que até ao final do ano possam estar finalizadas as obras de “muitas habitações” que foram

Informação

Região: Detido por bater na mulher e tinha punhais, armas e pólvora em casa

Depois de dois dias de investigação, os militares da GNR executaram três buscas – uma domiciliária, uma num armazém agrícola e uma num carro – e detiveram um homem de

Informação

Camião de mercadorias despistou-se e incendiou-se na IP5

Um pesado de mercadorias despistou-se e incendiou-se, na manhã desta sexta-feira, na IP5, perto do nó de Boa Aldeia, no sentido Viseu-Aveiro, avançou fonte do CDOS de Viseu.

Informação

CCPOH estreia jovem de 15 anos no campeonato nacional de Ténis de Mesa

Na segunda jornada do campeonato nacional da 2.ª divisão de ténis de mesa, disputada este sábado, o Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) perdeu com o

Informação

Arganil promove Seminário “Boas práticas e economia circular no setor têxtil

O Município de Arganil promove, amanhã, dia 23 de novembro, pelas 9h00, no Auditório da Cerâmica Arganilense, o Seminário “Boas práticas e economia circular no setor têxtil”,…

Politica

Carlos Maia (PS) disse hoje na Assembleia Municipal que o candidato do PSD à Câmara Municipal, João Paulo Albuquerque, é um “candidato virtual”

Carlos Maia (PS) disse hoje na Assembleia Municipal que o candidato do PSD à Câmara Municipal, João Paulo Albuquerque, é um “candidato virtual”. “Bem sabemos quem está por trás. Não

Última Hora

Carregal do Sal: Casal burla 5 mil euros a idoso

A GNR deteve, na passada sexta-feira, um casal, de 22 anos, pela prática do crime de burla qualificada, no concelho de Carregal do Sal.

Última Hora

Covilhã: Detido em flagrante por violência doméstica

O Comando Territorial de Castelo Branco, através do Posto Territorial da Covilhã, deteve em flagrante delito, na passada quinta-feira, um homem de 46 anos, pelo crime de violência doméstica, no

Informação

Aumento do uso de canábis e consumos intensivos de álcool pelos jovens

Um estudo sobre comportamentos aditivos aos 18 anos revelou um aumento do uso de substâncias ilícitas, principalmente canábis, …

Última Hora

Agosto chega com temperaturas elevadas

As temperaturas vão subir a partir de segunda-feira, atingindo no início do mês de agosto valores acima dos 30 graus, e de mais de 40 na região do Alentejo devido

Região

Góis conclui Programa de Apoio à Reconstrução de Habitações Não Permanentes

O Município de Góis anunciou que “está concluído o processo burocrático respeitante ao Programa de Apoio à Reconstrução de Habitações Não Permanentes, afetadas pelos incêndios de 2017, que …

Informação

“Fábrica do Natal” em Arganil de 16 a 19 de dezembro

Os incêndios florestais do passado mês de Outubro afetaram vários Municípios da Região de Coimbra. Além dos prejuízos a vários níveis, perderam-se alegria e confiança no futuro.