Bibliotecas Públicas Municipais distinguidas com menção honrosa pelo projeto “Degustação de Leituras”
8 Novembro, 2019 611 visualizações

Bibliotecas Públicas Municipais distinguidas com menção honrosa pelo projeto “Degustação de Leituras”

image_pdfimage_print

As Bibliotecas Públicas Municipais de Oliveira do Hospital foram distinguidas com uma menção honrosa pelo júri do Prémio …

… “Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais”, pelo projeto “Degustação de Leituras”.

A cerimónia desta quinta edição do prestigiado prémio decorreu, dia 4 de novembro, no Teatro Miguel Franco, em Leiria, no âmbito do 15º Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.

O projeto denominado “Degustação de Leituras”, que tem estado a ser periodicamente desenvolvido pelas bibliotecas públicas de Oliveira do Hospital, pretende levar a leitura até aos cafés do concelho de Oliveira do Hospital, assim como a outros espaços de grande afluência de público, como as praias fluviais, por exemplo.

Em suma, esta iniciativa, que é aberta ao público em geral e tem sido um sucesso a avaliar pelo número de participantes que vem envolvendo, tem como objetivo principal promover os hábitos de leitura e o livro fora dos espaços da biblioteca, levando-os para locais onde não é tão habitual a sua existência.

É também uma forma de chegar a outros públicos, uma vez que como os livros se encontram nas mesas de café é mais fácil que os folheiem e os leiam. Os livros deixados nos espaços comerciais são de várias temáticas como forma de promoção de diferentes autores, sem esquecer os autores concelhios.

No âmbito do projeto “Degustação de Leituras”, que abrange diversos públicos, são também habituais as tertúlias com a degustação de produtos endógenos, que convidam à troca de opiniões e de leituras acompanhadas por apontamentos musicais.

Teresa Mendes, bibliotecária na Biblioteca oliveirense explicou à Rádio Boa Nova em que consiste o projeto e convidou à participação no próximo dia 15 de novembro no café da Associação de Penalva de Alva, cujo tema em destaque serão as invasões francesas.

Ana Isabel Ferrão, coordenadora do serviço educativo da Biblioteca de Oliveira do Hospital, não cabe de contentamento pela distinção conseguida pela biblioteca oliveirense, que participou no congresso realizado em Leiria a par de bibliotecas de todo o país, com orçamentos, equipamentos e tecnologias não comparáveis aos de Oliveira do Hospital. Ana Isabel verifica que o segredo do sucesso da biblioteca de Oliveira do Hospital está “nas pessoas e na sua disponibilidade e entrega aos projetos”.

Anterior Jovem de Oliveira do Hospital reforça Comunicação do Sporting
Seguinte Nelas celebra Dia Mundial do Enoturismo no próximo domingo

Notícias Relacionadas

Última Hora

 Município de Oliveira do Hospital adere à Hora do Planeta

O Município de Oliveira do Hospital adere no próximo sábado, 24 de março, à “Hora do Planeta”, desligando as luzes exteriores no edifício dos Paços do Município e no Largo

Sociedade

Oliveira do Hospital recebe 40ª reunião de Outono da Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens

O Município de Oliveira do Hospital recebe, na próxima quinta-feira, dia 8 de novembro, a partir das 9h00, no auditório do Crédito Agrícola, a 40ª Reunião de Outono da Sociedade

Informação

CIM Região de Coimbra discute novo aeroporto com o Ministério das Infraestruturas e da Habitação

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra vai reunir amanhã, 15 de janeiro, no Ministério das Infraestruturas e da Habitação, em Lisboa,…

Última Hora

Dramatizando com nova sessão na Casa da Cultura no dia 2 de junho

No próximo dia 2 de Junho, a Casa da Cultura César Oliveira acolhe mais uma sessão do Dramatizando – Jornadas de Teatro Escolar, organizado pelo Município de Oliveira do Hospital…

Informação

Distrito: 714 infrações, 70 acidentes e um morto na última semana

A última semana,de 19 a 25 de novembro, fica marcada pela ocorrência de 70 acidentes, de que resultou uma vítima mortal. Os dados são do Comando Territorial de Coimbra da

Região

Meios de combate a incêndios reforçados a partir de hoje

Os meios de combate a incêndios vão ser reforçados a partir hoje, passando a estar no terreno 8.187 operacionais, apoiados por 1.879 viaturas e 40 meios aéreos, segundo a Diretiva

Última Hora

Parque do Mandanelho acolhe Encontro Cultural Distrital de Freguesias

A Delegação Distrital de Coimbra da ANAFRE vai realizar, no sábado, dia 12 de agosto, no Parque do Mandanelho, em Oliveira do Hospital, o I Encontro Cultural Distrital de Freguesias.

Informação

Rio de Mel: Habitantes da “Aldeia dos Sonhos” vão passear este fim de semana ao Porto

Os residentes na aldeia de Rio de Mel, Oliveira do Hospital, vão passar o fim de semana no Porto e Viana do Castelo, no âmbito do projeto “Aldeia das Sonhos”

Informação

Município de Oliveira do Hospital abre candidaturas para Bolsas de Estudo no Ensino Superior

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital vai atribuir bolsas de estudo no ensino superior a alunos de cariz social e por mérito excecional.

Informação

Calendário desportivo: FCOH recebe Anadia. ADN defronta Torreense.

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) vai disputar a 2ª jornada da Série C do Campeonato Nacional frente ao Anadia Futebol Clube.

Informação

Piscina Municipal de Arganil assinala 6º aniversário

Na semana de 11 a 17 de Março a Piscina Municipal de Arganil celebra o seu 6º Aniversário. Inserida nas comemorações do 6º Aniversário está a ser promovida uma campanha,

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital presta  reconhecimento público a Empresas Solidárias na EXPOH

  O Município de Oliveira do Hospital prestou reconhecimento público a um conjunto de empresas do concelho de Oliveira do Hospital pela sua …