“Biblioteca no Largo” leva informação e literatura a localidades recônditas do concelho de Oliveira do Hospital (com vídeo)
4 Setembro, 2018 1872 visualizações

“Biblioteca no Largo” leva informação e literatura a localidades recônditas do concelho de Oliveira do Hospital (com vídeo)

image_pdfimage_print

O projeto “Biblioteca no Largo” teve, hoje, a sua estreia na localidade de Parceiro (S. Gião), uma das mais afetadas pelo grande incêndio de 15 de outubro.

Jornais, revistas e livros passam a estar ao alcance das populações mais distantes da sede do concelho, numa parceria entre as bibliotecas públicas municipais e a Unidade Móvel de Saúde.

 

Simbolicamente, o projeto foi hoje apresentado na localidade de Parceiro, que registou duas vítimas mortais no incêndio e que conta com uma população residente que não chega às duas dezenas. À Rádio Boa Nova, Graça Silva, vereadora da Cultura do Município de Oliveira do Hospital (MOH) notou o facto de o projeto permitir que pessoas com dificuldades em se deslocar tenham acesso a jornais, revistas e a livros. “Queremos enriquecer os hábitos de leitura”, referiu à responsável.

A Biblioteca no Largo acontece com o apoio da Unidade Móvel de Saúde, em atividade há quatro anos,  numa iniciativa do MOH e a Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD), com o objetivo de aproximar os cuidados de saúde das populações mais distantes da sede do concelho. Esta é também uma forma de “proporcionar saúde intelectual e mental”, verifica Garça Silva, notando que  o que se pretende é fazer com que as “pessoas passem o tempo de forma mais saudável”. “Podem levar os livros para casa e depois devolver. É um projeto em que trazemos a literatura para a rua”, referiu.

O Município oliveirense quis fazer o arranque do projeto no Parceiro que “é uma das localidades mais longínquas da sede do concelho e das que mais sofreu no incêndio”. O objetivo é dizer que estamos com as pessoas e que elas se sintam reconfortadas”, referiu.

Luciano Correia, autarca de S. Gião não poderia estar mais satisfeito com a iniciativa, considerando que é uma oportunidade para mudar um pouco a mentalidade das pessoas. “Se começarem a ler um livro, vão ganhando curiosidade e vão agarrar-se à leitura”, considerou o autarca. Ainda que satisfeito com o apoio que tem vindo a ser assegurado pela Unidade Móvel de Saúde, Luciano Correia notou também a necessidade de a equipa integrar um médico. “É preciso melhorar e a presença de um médico, pelo menos uma vez por mês, é sempre bem-vindo”, referiu, recordando que a freguesia de S. Gião não tem posto médico em funcionamento.

O projeto “Biblioteca no Largo” vai chegar a cerca de 30 localidades e lugares distantes no concelho de Oliveira do Hospital que, habitualmente, recebem a visita da Unidade Móvel de Saúde.

Anterior 29 detenções, 759 infrações e 77 acidentes no distrito de Coimbra
Seguinte Incêndios: Alargado prazo para apoio a obras em segundas habitações danificadas

Notícias Relacionadas

Região

Guarda: PJ detém suspeito de abuso sexual a pessoa incapaz de resistência

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, na Guarda, um homem de 40 anos, com a profissão de calceteiro, pela alegada prática de um crime de abuso sexual de pessoa incapaz de

Região

22 pessoas detidas por desobediência desde a renovação do Estado de Emergência

Vinte e duas pessoas foram detidas por desobediência e 145 estabelecimentos foram encerrados desde a renovação do Estado de Emergência em Portugal, esta sexta-feira, dia 03 de abril,…

Região

Homem detido por crime de incêndio em habitação em Aveiro

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve um homem de 48 anos pela prática do crime de incêndio em habitação.

Região

Fogo em fábrica em Albergaria-a-Velha causa danos materiais

Um incêndio deflagrou hoje cerca das 10h00 numa fábrica de estruturas metálicas em Albergaria-a-Velha, distrito de Aveiro, causando apenas danos materiais, segundo fonte dos Bombeiros.

Última Hora

GNR  deteve mulher de 41 anos suspeita de tráfico de estupefacientes em Seia

O Comando Territorial da Guarda, através do Posto Territorial de Seia, deteve no dia 16 de fevereiro, uma mulher com 41 anos,…

Última Hora

“Portugal não é um País Pequeno” em cena no Centro Cultural de Tábua

No âmbito da mostra em rede de tetro documental “Outras vozes, outra gente”, vai estar em cena no auditório do Centro Cultural de Tábua, no próximo dia 8 de abril,

Informação

Eptoliva promove conferência Eptofuturos “O Poder dos Influencers Digitais em Tempos de Pandemia”

A Escola Profissional Eptoliva realiza hoje, pelas 18h00, mais uma conferência webinar no âmbito do ciclo de conferências Epto Futuros, sob o tema “O Poder dos Influencers Digitais em Tempo de Pandemia”.

Região

Produtores de ovelha da Serra da Estrela recebem 34 euros por animal, esclarece o governo

O Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural esclarece, numa nota enviada à comunicação social, que os produtores de ovelhas da Serra da Estrela…

Informação

UC pela primeira vez no top 500 de ranking CWUR

A Universidade de Coimbra (UC) está, pela primeira vez, no top 500 das melhores instituições de ensino superior do mundo.

Informação

Estudantes animaram a cidade em mais um cortejo académico

Os estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital cumpriram esta tarde mais um Cortejo Académico. A animação e a muita cerveja…

Região

Seia: Jovem detido pelo crime de tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial da Guarda, através dos Postos Territoriais de Seia e de Paranhos da Beira, dia 6 de julho, deteve um homem de 23 anos, em flagrante delito, por