• Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinalou cinco anos
  • Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinalou cinco anos
15 Junho, 2016 2775 visualizações

Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinalou cinco anos

image_pdfimage_print

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinalou no dia 10 de junho, o seu 5.º aniversário, momento a que se associaram leitores e utilizadores …

… deste equipamento municipal inaugurado em 2011.

Para assinalar a data, foram entregues os certificados aos dez melhores leitores nos últimos cinco anos, dos diferentes escalões – infantil, juvenil e adultos – premiando de forma simbólica aqueles que mais requisitam livros na Biblioteca Municipal. Na sessão foi também feito um reconhecimento às entidades e/ou pessoas que, ao longo destes cinco anos, foram parceiras e colaboraram de forma ativa com a Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, tal como as IPSS e lares com os quais são desenvolvidas atividades; participantes no Clube de Leitura em Voz Alta; voluntários, escolas do concelho, entre outros.

Em dia de comemoração, a animação musical esteve a cargo do grupo “Twenty Five Hours”, constituído por jovens talentos do concelho, sendo que todos os que se associaram a este dia festivo encontraram uma exposição fotográfica que traça, em retrospetiva, as várias atividades desenvolvidas pela Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital nestes anos, seja no espaço deste equipamento seja fora de portas.

Assumindo-se como um espaço dinâmico, a Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital promove diversas iniciativas dirigidas a diferentes públicos sempre com um objetivo comum de promover o livro e a leitura, um dinamismo que é comprovado pelos números apresentados durante o balanço estatístico pela vereadora da Cultura, Graça Silva.

Em cinco anos foram desenvolvidas mais de 820 atividades destacando-se as dramatizações, apresentações de livros, Clube de Leitura em Voz Alta, o projeto “Lar na Biblioteca” e o projeto “Viver a Ler+” agraciado, em 2015, com uma menção honrosa no âmbito do prémio “Boas Práticas em Bibliotecas Públicas”; mas também palestras, colóquios ou ações de sensibilização, entre outras.

Com cerca de 2030 utilizadores inscritos, a maior parte deles adultos (1470), foram efetuados 13 mil empréstimos, nestes últimos anos, sendo que o escalão que mais requisita é o adulto (com mais de 18 anos) num total de 7577 empréstimos que faz ainda consulta presencial de livros e jornais, estuda, visita exposições e participa em conferências entre outras atividades. A Biblioteca Pública Municipal recebeu cerca de 69.200 utilizadores, ao longo destes cinco anos, 38.400 pessoas participaram ou estiveram presentes nas atividades, o que significa que passaram cerca de 107.600 pessoas por este espaço de cultura; e no que diz respeito ao espaço Internet, nos últimos cinco anos contaram-se perto de 66 690 utilizações. É de realçar o trabalho desenvolvido pela Ludoteca deste equipamento, em articulação com o pré-escolar e o 1.º CEB, na dinamização de atividades dirigidas ao público infantil incutindo-lhes o gosto pela leitura e formando, dessa forma, novos leitores e assíduos frequentadores da Biblioteca.

Como referiu a vereadora Graça Silva, a Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital quer “continuar a envolver a comunidade nas atividades mostrando que somos uma casa aberta”, dinamizando iniciativas que satisfaçam as preferências dos públicos e que incentivem cada vez mais  pessoas a tornarem-se leitores e utilizadores assíduos deste equipamento. O desafio, como adiantou, prende-se também em conseguir “captar mais público juvenil, aquele que menos procura a Biblioteca” sendo necessário “mais estratégias para os chamar e fidelizar”.

Também o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, que esteve na comemoração do 5.º aniversário da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, sublinhou o importante papel deste equipamento municipal e relevou o trabalho desenvolvido, dirigindo os parabéns a toda a equipa.

Anterior Eptoliva promove “25 anos” nas Marchas Populares
Seguinte Tribunal absolveu antiga presidente da Câmara de Nelas

Notícias Relacionadas

Informação

Mundo: Senado aprovou impeachment e afasta Dilma da presidência do Brasil

O senado brasileiro deu ‘luz verde’ ao processo de destituição. Dilma Rousseff está suspensa de funções e já não é a presidente do Brasil. Depois de quase 20 horas, os

Última Hora

Estradas na serra da Estrela encerradas devido à queda de neve

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela está, desde hoje de manhã, encerrado devido à queda de neve e às condições meteorológicas adversas,…

Informação

Resultados do desporto de fim-de-semana

Nos resultados de fim-de-semana, o destaque vai para o FCOH que segue em frente na Taça AFC, depois de eliminar no prolongamento o Condeixa por 3-2.

Informação

São Silvestre de Oliveira do Hospital junta este sábado centenas de participantes

Várias centenas de pessoas vão participar, este sábado, dia 22 de dezembro, na  “Corrida e Caminhada de São Silvestre”, promovida pelo Município de Oliveira do Hospital, em parceria com o

Destaque

40 anos: Arcial quer construir pólo II e criar valência de lar (com vídeo)

A ARCIAL – Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados de Oliveira do Hospital iniciou hoje, dia 14 de fevereiro,…

Destaque

Bombeiros de Oliveira do Hospital assinalam 95º aniversário

É já no próximo domingo, dia 26 de março, que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital (AHBVOH) comemora o seu 95º aniversário.

Informação

ESTGOH acolhe evento mundial de criação de videojogos

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) acolhe, de sexta-feira a domingo, uma das etapas da Global Game Jam, o maior evento mundial de criação

Última Hora

Carlos Carvalheira e Artur Abreu foram convidados da manhã da Rádio Boa Nova (com vídeo)

O Diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, Carlos Carvalheira, e Artur Abreu, responsável pelo pré escolar e 1º CEB foram os convidados desta manhã na Rádio Boa

Informação

Rede Social do concelho de Oliveira do Hospital reuniu em Fórum de Planeamento Participativo

Os parceiros que constituem a Rede Social de Oliveira do Hospital reuniram num Fórum de Planeamento Participativo com o objetivo de apoiar a realização do Diagnóstico e Plano de Desenvolvimento

Região

18 detenções e 59 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra da GNR procedeu, na semana de 2 a 8 de maio, a 18 detenções em flagrante delito. No âmbito de um conjunto de operações de

Informação

“SOS ARGANIL” promove nova ação de reflorestação

A Associação “SOS ARGANIL”, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e colaboração com as empresas Sentido Verde e Toyota Portugal,…

Destaque

“Fizemos as 15 Memórias do Fogo mas podíamos ter realizado as 15 mil Memórias do Fogo”

“15 Memórias do Fogo”, uma websérie produzida e realizada pelo oliveirense Tiago Cerveira e pelo arganilense Rodrigo Oliveira, chega ao fim depois de exibidos 15 episódios que retratam “histórias verdadeiras