Beiras e Serra da Estrela instalam videovigilância para detetar incêndios
21 Setembro, 2018 1000 visualizações

Beiras e Serra da Estrela instalam videovigilância para detetar incêndios

image_pdfimage_print

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) anunciou hoje que deu início à instalação de um sistema de videovigilância para deteção de incêndios rurais.

ACIMBSE refere em comunicado que “iniciou já a instalação das torres de vigilância integradas no projeto designado por SARADO (Sistema de Acompanhamento Remoto e Apoio à Decisão Operacional) “.

“O projeto SARADO visa dotar a região de um sistema de deteção e auxílio no combate aos incêndios florestais, composto por 18 torres com câmaras [de vigilância] com alcance de mais de 30 quilómetros, que cobrirão a quase totalidade do território da comunidade intermunicipal”, lê-se na nota.

Em junho, a CIM-BSE, que tem sede na cidade da Guarda, anunciou que tinha decido investir 753.900 euros na aquisição de um sistema de videovigilância para incêndios florestais, que cobrirá a “quase totalidade” do seu território.

O SARADO, adquirido no âmbito da prevenção e gestão de riscos de incêndio, contempla a instalação de torres de videovigilância e de apoio à decisão, “que estarão ligadas a dois Centros de Gestão e Controlo, um na Guarda e outro em Castelo Branco”, indicou a fonte.

Com o sistema, aquela entidade pretende “dotar os agentes de proteção civil, especialmente bombeiros e GNR, de mecanismos que possibilitem uma intervenção mais rápida na verificação de riscos de incêndio e um apoio à decisão mais eficiente no combate aos fogos” rurais.

O projeto é apoiado por fundos da União Europeia através do Portugal 2020, no âmbito do POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, com uma comparticipação de 85% do Fundo de Coesão.

A CIM-BSE é constituída por 15 municípios, sendo 12 do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Meda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e três do distrito de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão).

Fonte: Lusa

Anterior “Memórias do Fogo” chega ao CineEco-Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela
Seguinte CIM Região de Coimbra recebe Prémio Nacional – Mobilidade em Bicicleta

Notícias Relacionadas

Última Hora

Aveiro: GNR apreende 870 quilos de pescado fresco por “fuga à lota”

A Guarda Nacional Republicana (GNR) de Aveiro apreendeu na passada segunda-feira, dia 24 de fevereiro, 870 quilos de pescado fresco de três espécies diferentes por “fuga à lota”.

Informação

Estado do tempo vai agravar-se. Vem aí mais chuva e agitação marítima

A chuva forte vai manter-se em Portugal continental e na Madeira, sendo esperado a partir de amanhã, quarta-feira, um agravamento do estado do tempo, com o aumento da agitação marítima,

Informação

EPTOLIVA entre as três melhores PAP nacionais

No âmbito do Concurso Nacional “As melhores PAP”, a Escola Profissional EPTOLIVA logrou o prémio nacional, pelo contributo na promoção da excelência do Ensino Profissional, …

Destaque

Tiago Cerveira apresenta “Factos dos Fatos” num filme de homenagem às costureiras e em que a mãe é a protagonista

O jovem oliveirense Tiago Cerveira acaba de surpreender com a produção de mais um filme documentário. Habituado a homenagear o “Meio e a Gente” no âmbito do projeto com aquele

Região

Coimbra: Mais de quatro anos de prisão para autor de furtos na noite de Natal

Um dos dois acusados de furtos qualificados na noite de Natal de 2014 em Coimbra foi hoje condenado a quatro anos e três meses de prisão efetiva.

Última Hora

Município de Tábua promoveu V Gala do Desporto

O Centro Cultural de Tábua recebeu, no dia 20 de janeiro, a V Gala do Desporto do Município de Tábua, que premiou as modalidades, os atletas e as associações do

Região

Idosa encontrada sem vida num poço na Tocha

Uma idosa de 91 anos foi encontrada morta num poço, ontem, na freguesia da Tocha, concelho de Cantanhede.

Última Hora

Cooperativa da Beira Central vota balanço e contas de 2016 em Assembleia Geral

A Cooperativa Agro Pecuária da Beira Central reúne, esta quarta-feira, em Assembleia Geral ordinária numa sessão marcada paras as 17h00 no seu edifício localizado na Zona Industrial.

Politica

Juventude Popular de Oliveira do Hospital toma posse amanhã

Os novos órgãos sociais da Comissão Política Concelhia da Juventude Popular de Oliveira do Hospital tomam posse amanhã, dia 17, pelas 21:30, no restaurante «O Túnel» de Oliveira do Hospital.

Última Hora

MAAVIM acusa Ministro da Agricultura de não conhecer o terreno afetado pelos incêndios

O Movimento Associativo de Apoio às Vitimas do Incêndio de Midões (MAAVIM), representado por Fernando Pereira, considera que o Ministro da Agricultura não conhece o terreno afetado pelos incêndios de

Destaque

Bombeiros “com mágoa” pela perda de vidas humanas. Corporação da cidade comemora 96º aniversário

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital (AHBVOH) comemora domingo, dia 25 de março, o 96º aniversário.

Nacional

GNR realiza operação “Natal Tranquilo” com intensificação do patrulhamento

A Guarda Nacional Republicana (GNR) intensifica, a partir de amanhã, 21 de dezembro e até ao final da próxima quarta-feira, dia 26 de dezembro, em todo o território nacional, o