Beira Serra unida no “Sim à Igualdade e Não à Violência”
22 Abril, 2020 333 visualizações

Beira Serra unida no “Sim à Igualdade e Não à Violência”

image_pdfimage_print

Em resposta ao desafio lançado pela CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade do Género, com vista à criação de Estruturas de Acompanhamento…

… e Apoio a Vítimas de Violência Doméstica no país, a Região da Beira Serra uniu-se com o objetivo de construir uma proposta comum que possa colmatar uma lacuna importante neste Território.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a Adiber informa que “neste sentido foi submetida ao POISE, a candidatura do Projeto “Beira Serra: Sim à Igualdade, Não à Violência!”, sendo o mesmo coordenado pela ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra em estreita ligação com os Municípios de Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua que integram uma parceria ativa e responsável e se empenharam na sua concretização”.

Este projeto “visa a criação de uma estrutura de acompanhamento e apoio a vítimas de Violência Doméstica no território da Beira Serra, sendo a mesma dotada de recursos humanos com formação e certificação específica em Técnicas de Apoio à Vítima, colmatando uma lacuna identificada nestes Concelhos”

“Esta nova resposta, que também desenvolverá uma ação na área da prevenção destes fenómenos, será caracterizada pela proximidade com os destinatários e pelo trabalho de articulação com outras Entidades com competências e responsabilidades nesta temática, como as Forças de Segurança, a Justiça, a Saúde, o Emprego, entre outros”.

“A Violência Doméstica é uma realidade no território da Beira Serra e deve merecer uma atuação mais reforçada e novas formas de combate por parte das Entidades responsáveis. Em 2019 regista-se um aumento de 27% nos casos identificados e referenciados face ao ano anterior, o que revela a pertinência na criação de uma estrutura como a proposta neste projeto”, faz notar a Adiber em comunicado.

Com o Projeto “Beira Serra: Sim à Igualdade, Não à Violência!”, que na fase piloto decorrerá até ao final de 2021, pretende-se demonstrar que este é um Território em que a temática da Violência Doméstica e/ou Violência do Género e a promoção da Cidadania, se encontra no topo das prioridades e preocupações das Entidades locais.

“Este é um Território que se quer afirmar e consolidar como um espaço Solidário, Inclusivo e Participativo, com base na igualdade de oportunidades para todos, promovendo a coesão social entre os seus cidadãos”, conclui.

Anterior Coimbra: Tribunal condena líder de grupo de tráfico de 'crack' a 15 anos de prisão
Seguinte Penacova mantém suspensão de eventos públicos e cria Fundo de Emergência para apoiar munícipes, instituições e empresas

Notícias Relacionadas

Destaque

Associação ofereceu cabras a pastores de Travanca de Lagos que perderam animais no incêndio

Oiteta e três cabras e dois bodes foram, hoje, oferecidos a pastores da Freguesia de Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital,…

Última Hora

Três mortos e um ferido grave em acidente na Praia da Tocha

Três pessoas morreram, ontem à noite, na sequência de uma colisão frontal entre um carro e dois motociclos, na Estrada Nacional 335-1, a caminho da Praia da Tocha, em Cantanhede.

Última Hora

Chegada da primeira etapa da 25ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros é em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital recebe na próxima quinta-feira, dia 29 de junho, por volta das 15h44, na Av. Dr. Carlos Campos, a chegada da primeira etapa da 25ª Volta a Portugal

Última Hora

Covid-19: Autoridades detiveram 20 pessoas por crime de desobediência

O Ministério da Administração Interna (MAI) anunciou, hoje, que desde que entrou em vigor o estado de calamidade no país, …

Informação

Operação “Taxa Zero”: 32 mil condutores testados, dos quais 671 com excesso de álcool

No período de 5 a  13 de agosto, Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou uma operação de fiscalização intensiva da condução sob efeito do álcool, que teve como objetivo promover comportamentos

Última Hora

Última Assembleia Municipal marcada pelo apoio a José Carlos Alexandrino

Na derradeira Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, realizada na passada sexta feira, sobressaiu, o apoio a José Carlos Alexandrino …

Última Hora

Seia volta a aderir à campanha “Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”

“Pluralidade, diversidade cultural e colaboração é o tema subjacente à campanha nacional “Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”, à qual Seia se associa pelo sexto ano

Última Hora

Feira do Livro arranca domingo com mais novidades e homenagem a autor falecido (com vídeo)

A Feira do Livro de Oliveira do Oliveira do Hospital abre portas no próximo domingo, dia 27 de maio e prolonga-se até dia 30. Graça Silva, vereadora da Cultura,…

Informação

Covid-19: 13 casos positivos e 48 pessoas em vigilância ativa em Oliveira do Hospital (com vídeo)

O concelho de Oliveira do Hospital regista, até ao momento, 13 casos positivos de infeção por Covid- 19 e 48 pessoas encontram-se sob vigilância ativa. Os números foram divulgados pelo

Informação

Basquetebol – Taça Hugo dos Santos 2017. Benfica e Galitos do Barreiro, jogam meias finais.

O Pavilhão Desportivo Municipal recebeu mais uma vez, a Taça Hugo dos Santos em Basquetebol, Neste primeiro dia assistiu-se a dois jogos bem diferente e que já deram adversários para as

Informação

Operação Páscoa da GNR começa na quinta-feira e decorre até 22 de abril

A Guarda Nacional Republicana vai intensificar a partir de amanhã, dia 18 e até ao dia 22 o patrulhamento nas principais vias,…

Sociedade

Ajudante da Conservatória de Oliveira do Hospital vai ser julgada por peculato, burla qualificada e falsificação de documento

Uma funcionária da Conservatória de Oliveira do Hospital que, no ano passado, foi demitida por suspeita de receber montantes indevidos de clientes,…