Beira Serra e Carélia do Norte, na Finlândia, cooperam na retoma das economias locais no pós-Covid-19
6 Maio, 2020 319 visualizações

Beira Serra e Carélia do Norte, na Finlândia, cooperam na retoma das economias locais no pós-Covid-19

image_pdfimage_print

Decorreu, ontem, uma reunião de trabalho, por videoconferência, entre a ADIBER e o GAL congénere Joenssu Region LAG, da Finlândia, com o objetivo de estabelecer as bases para a dinamização de um projeto de cooperação transnacional que possibilite a troca de experiências no processo de retoma das economias locais e DAS respetivas comunidades, no contexto pós-COVID-19.

Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova, recuperando uma bem-sucedida colaboração entre a região da Beira Serra e a Carélia do Norte, dinamizada em 2007, esta iniciativa visa identificar ações comuns a serem implementadas em ambos os territórios, experimentando novos e inovadores modelos de desenvolvimento para as regiões rurais que sejam replicáveis para outras realidades.

É consensual para ambas as Organizações a necessidade de fortalecer o espirito de grupo no período de desconfinamento que se irá viver nos próximos tempos, o qual será marcado por uma mudança de paradigma de vida de pessoas e empresas, que terão de se adaptar e reagir a novas formas de relacionamento social impostas pela pandemia e pelas medidas de prevenção que terão de ser mantidas.

Encontrar e definir soluções para os novos problemas que estão a surgir, torna-se fundamental para alcançar uma nova normalidade da vida em sociedade, numa ação que pretende evidenciar a necessidade de proteger os territórios nas suas diferentes dimensões e da sua preparação para os novos desafios que terão de enfrentar, através do investimento na auto-estima dos cidadãos, na reorganização das comunidades e na retoma das economias locais.

Ambos os parceiros convergem na importância de criar um sentimento de segurança e de confiança junto de quem aqui vive, mas também para a sensibilização de todas as pessoas que visitam estas regiões e são um fator de estimulo decisivo para as dinâmica locais, tanto ao nível do consumo de produtos locais de qualidade, como da atividade turística que está a sofrer graves constrangimentos e cuja retoma se prevê venha a ser mais demorada.

Este projeto de cooperação a ser implementado com apoio da operação Cooperação LEADER do PDR2020, pretende constituir-se como um exemplo concreto de diálogo programático entre Regiões do Norte e do Sul da Europa e do reforço da nova solidariedade que deve emergir no espaço comum europeu, a qual se torna mais evidente numa época de vulnerabilidade como a que vivemos na atualidade.

Esta reunião, para além dos responsáveis dos GAL ADIBER/Beira Serra e Joensuu Region LAG, contou com a presença de uma representante do Ministério da Agricultura e Florestas da Finlândia e de José Francisco Rolo, Presidente da Rede das Aldeias de Montanha.

Anterior Grupo de makers de Tábua voluntariou-se para “Ajudar quem não pode ficar em Casa”
Seguinte Funcionários de creches privadas em Oliveira do Hospital fazem teste de rastreio à Covid-19

Notícias Relacionadas

Região

Medidas de apoio às populações afetadas pelos incêndios de junho entram hoje em vigor

A lei que estabelece as medidas de apoio às vítimas dos incêndios florestais de junho na região Centro e de reforço da prevenção e combate foi publicada…

Nacional

Incêndios: Estado faz leilão de madeira queimada e espera recolher mais de 25 milhões de euros

A madeira ardida oriunda de matas nacionais vai hoje ser leiloada e o Governo espera recolher entre 25 milhões e 35 milhões de euros.

Região

Primeiro-ministro vem a Oliveira do Hospital apresentar novas equipas de sapadores florestais

O Primeiro-Ministro, António Costa, e o Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, deslocam-se ao concelho de Oliveira do Hospital na próxima quinta-feira, dia 3 de Agosto, às 14h00, para participarem na

Última Hora

Filme rodado em Oliveira do Hospital vai ser apresentado na Casa da Cultura César Oliveira

O Filme “O Pecado de Quem nos Ama”, rodado no Município de Oliveira do Hospital, vai ser apresentado e exibido no próximo sábado, dia 25 de fevereiro,…

Última Hora

Serra da Estrela integra rede espanhola de estâncias de esqui

A Estância de Esqui da Serra da Estrela vai integrar a Associação Turística de Estâncias de Esqui e Montanha (ATUDEM), organismo que integra várias estâncias de esqui espanholas.

Informação

65 acidentes e um morto na última semana no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra da GNR registou na semana entre 19 a 25 de março, a ocorrência de 65 acidentes, dos quais resultaram um morto e 16 feridos leves.

Informação

 Aprovado programa excecional para recuperar habitações afetadas pelo fogo de 15 de outubro

O Governo aprovou ontem, em Conselho de Ministros, o decreto-lei que implementa um programa excecional de apoio financeiro para recuperar habitações…

Informação

Arganil inaugura reabilitação de ETAR da ZI da Relvinha

Concretizada a empreitada de reabilitação e beneficiação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Zona Industrial da Relvinha, no Sarzedo, o município de Arganil …

Nacional

Temperaturas descem a partir de amanhã

Hoje, as temperaturas podem chegar aos 29 graus em algumas zonas do país, mas a partir de amanhã começam a descer.

Última Hora

Lourosa: Está em curso a requalificação do Largo junto à Igreja Mocárabe de São Pedro

Tiveram início esta semana as obras de requalificação do Largo do Monumento Nacional junto da Igreja Moçárabe de São Pedro de Lourosa.

Informação

AEOH integra “Rede de Clubes Ciência Viva na Escola”

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) passou a integrar, a partir deste ano letivo, a “Rede de Clubes Ciência Viva na Escola”, de âmbito nacional.

Região

Região: Pena suspensa para jovem que agrediu militar da GNR

O Tribunal de Aveiro condenou, esta quarta-feira, a dois anos de prisão com pena suspensa um homem de 24 anos que agrediu um militar da GNR na Mealhada e tentou